Últimas notícias

Fique informado

ICP-Brasil: 20 anos, e talvez você não tenha percebido…

24 de agosto de 2021

Spotlight

Heather Vescent, pensadora e futurista do setor de identidade digital fala sobre ID no Metaverso

“Estamos começando a ver empresas de identidade digital aplicarem suas soluções para um mercado metaverso. Faz sentido resolver os casos de uso de hoje e planejar um mercado futuro”

9 de agosto de 2022

Telecomunicações, a raiz para os desafios de segurança cibernética

Alguns dos maiores golpes de inteligência artificial da história foram resultado do comprometimento dos sistemas de telecomunicações

8 de agosto de 2022

O que é criptografia assimétrica – ID Plus #10

No Id Plus dessa semana, a equipe de redação te explica o que é a criptografia assimétrica e como ela se aplica em nosso cotidiano

8 de agosto de 2022

FEBRABAN TECH traz renomados keynotes internacionais e nacionais para a edição 2022

Ban Ki-moon, Paul Krugman, Makaziwe Mandela, Ilan Goldfajn, Roberto Campos Neto e o ex-jogador Cafu estão entre os destaques do tradicional evento de tecnologia, que ocorre de 9 a 11 de agosto, na Bienal de São Paulo

3 de agosto de 2022

CISO Forum Brazil 2022 acontece 100% on line com o apoio do CRYPTO ID

CISO Forum Brazil 2022, a ser realizado nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2022 de forma 100% online.

25 de julho de 2022

Certisign: o que você precisa saber do Pix cobrança e QR Code para não cair em golpes digitais

Pix Cobrança, modalidade na qual o boleto bancário é substituído por um QR Code ja está em funcionamento

17 de maio de 2021

Certisign: Biometria facial é alternativa para compra online segura e rápida

Com forma de proporcionar segurança alguns e-commerce estão investindo na utilização de biometria facial na finalização de compras

6 de maio de 2021

Entrevista com Oscar Zuccarelli da Certisign sobre segurança cibernética

Oscar Zuccarelli, Gerente de Segurança da Informação, Proteção de Dados e Prevenção a Fraudes da Certisign.

22 de abril de 2021

É tetra: Certisign é a Certificadora preferida dos gaúchos

A Certisign, IDTech é a marca preferida dos gaúchos na categoria Certificação Digital, segundo a 23ª edição da pesquisa “Marcas de Quem Decide”.

15 de abril de 2021

Certisign se destaca com Certificado Digital totalmente on-line, com processo rápido e seguro. Ouça!

Certisign se destaca com Certificado Digital totalmente on-line, com processo rápido e seguro

5 de abril de 2021

Por trás de todas essas mudanças, e outras tantas, está a tecnologia e o trabalho incansável da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil

Por Leonardo Gonçalves

Leonardo Gonçalves – Diretor de Relações Institucionais da Certisign

Transformação digital. A combinação dessas duas palavras parece algo novo para você? A verdade é que já faz duas décadas que mudamos o nosso jeito de se relacionar, comprar, assinar documentos… Mudamos o nosso jeito de viver.

O papel deu lugar ao arquivo eletrônico, e a caneta ao certificado digital. A loja física divide espaço e a preferência dos consumidores com o e-commerce.

Abrir uma conta no banco ou resolver uma pendência com a Receita tornaram-se atividades simples e que podem ser realizadas sem sair de casa, on-line.

Por trás de todas essas mudanças, e outras tantas, está a tecnologia e o trabalho incansável da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, que em 24 de agosto de 2001 iniciou sua história para mudar a nossa vida e o nosso país.

Foi a partir da concepção dela que a certificação digital nasceu, cresceu, amadureceu e segue evoluindo para viabilizar transações digitais seguras e – não menos importante – simples, que facilitam a vida dos cidadãos e empresas.

Os impactos positivos da certificação digital podem ser vistos e desfrutados por todos. Engana-se quem pensa que somente os titulares de certificados digitais se beneficiam da tecnologia. Isso não é verdade, e eu explico com alguns exemplos.

Quando você faz uma compra on-line e recebe a mercadoria no conforto da sua casa, com nota fiscal eletrônica, é o certificado digital da empresa da qual você comprou que proporcionou isso.

Quando você faz uma consulta médica on-line e recebe sua receita assinada digitalmente ou um pedido de exame sem ter que ir presencialmente no consultório, é o certificado digital do médico que viabilizou isso.

Quando a instituição de ensino te dá a opção de receber o seu diploma no formato digital de maneira rápida, é o certificado que está por trás dessa comodidade.

São apenas três situações simples e que estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, porque evoluímos, mas, também, por conta da pandemia, que nos forçou a olhar com mais atenção à importância da tecnologia em nosso dia a dia.

A certificação digital só existe e está transformando o nosso país porque por trás há o compromisso da ICP-Brasil com a modernização e a manutenção da segurança nas relações no meio digital.

A transformação já aconteceu. Agora, estamos evoluindo como pessoas, como profissionais. A cada dia aprendemos que podemos fazer mais coisas em menos tempo. Se antes era preciso ir a um local de atendimento para ter um certificado, hoje você pode solicitá-lo 100% on-line por videoconferência.

Se antes era preciso se deslocar para assinar e levar à outra parte um documento, hoje é possível firmar um contrato em poucos minutos, on-line e a qualquer hora e de qualquer lugar.

Obrigado, ICP-Brasil. Que venham mais 20 anos para melhorar a nossa vida e o nosso país.

Fonte: Certisign Blog

Sobre a CertiSign

Somos uma IDTech especialista em identificação e segurança digital. Há mais de 25 anos, desenvolvemos e integramos soluções para uma experiência digital simples e segura, proporcionando às pessoas mais tempo e liberdade e às empresas redução de fraudes e de custos.

Com mais de 12 milhões de clientes, estamos em todo o Brasil e atendemos empresas de todos os portes e setores para que elas possam ofertar serviços digitais seguros e sem atritos.

Nossas soluções estão nas principais organizações, públicas e privadas, do país. Dentre as maiores, estamos em: 100% dos bancos e instituições de saúde, construção & engenharia; 85% das seguradoras; 80% das telecoms e empresas de varejo; 65% das companhias de energia; 50% das empresas de transporte & logística e educação.

Acesse a coluna da CertiSign para ler outros artigos aqui!

ICP-Brasil: 20 anos do marco da digitalização do Brasil

CertiSign amplia canais de venda por meio de parceria com a Microsoft

A Justiça ao alcance da tela