Surge um importante acontecimento, a urgência de digitalizar e atender, também, os alunos com total segurança no universo on-line
A digitalização de diversos segmentos foi acelerada com a pandemia. Neste contexto, inclui-se o setor da educação, que rapidamente respondeu a necessidade pandêmica e ampliou o Ensino à Distância. Com a retomada da vida ao “normal”, surge mais um importante acontecimento: a ampliação do Ensino Híbrido e urgência de digitalizar e atender, também, os alunos com total segurança no universo on-line.
“As instituições de ensino, especialmente as de educação superior, já estão mais familiarizadas com a digitalização por conta da necessidade do Diploma Digital. Mas a transformação vai muito além. A versão eletrônica deste documento é apenas o primeiro passo para migrar ao digital e conquistar inúmeros benefícios, entre eles a redução de custos e melhorar a experiência dos alunos”, explica Eduardo Gross, consultor em Educação e gerente de Novos Negócios da CertiSign, IDtech especialista em identificação e segurança digital.
Segundo Gross, tecnologias viabilizam a identificação de colaboradores, corpo docente e alunos no digital, permitindo que todos os documentos sejam assinados digitalmente e, se necessário, à distância.
“É importante também dizer que a identificação é fundamental para garantir se determinado aluno está presente na aula on-line ou se é ele mesmo quem está fazendo a prova à distância. Com os recursos da biometria, por exemplo, essa validação é totalmente possível, e, para o aluno, é apenas uma selfie”.
Contratos de todas as naturezas, inclusive os de estágio, matrículas, histórico escolar, folha de presença, os já conhecidos diplomas, são alguns dos documentos que podem ser assinados on-line com segurança e validade jurídica.
“Com isso, a Instituição ganha muita agilidade e segurança lógica, física e jurídica no seu dia a dia, e tudo de acordo com as normativas do MEC e com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”.
A CertiSign, amplamente conhecida no mercado de certificação digital, oferece soluções para a digitalização de ponta a ponta em conformidade com os princípios da Educação 4.0.
Por meio de tecnologias combinadas, que podem ser implementadas de forma total ou modular, viabiliza a transformação e digitalização em todas os processos da Instituição de Ensino.
“Garantimos a identidade dos envolvidos e autenticidade dos documentos da jornada do aluno, desde o seu ingresso à sua conclusão, reduzindo, assim, os riscos de fraude e a fricção nas transações.”
Na prática: PUC-MG
Na PUC Minas, a digitalização ocorreu no processo de assinatura de contratos de estágio, que migrou para o on-line por meio de uma plataforma exclusiva e o uso do certificado digital diretamente pelo celular. Com isso, o tempo de tramitação dos documentos passou de 3 meses, para apenas 1, proporcionando redução de custos de 70% e uma melhor experiência aos alunos.
Sobre a CertiSign
A CertiSign é uma Autoridade Certificadora no Brasil especialista em identificação e segurança digital. Desde 1996, desenvolve e integra soluções que proporcionam uma experiência digital simples e segura, oferecendo às pessoas mais tempo e liberdade, e às empresas, redução de fraudes e custos.
CertiSign apresenta no CIO Brasil 2022 soluções de identificação digital e redução de fraudes
Henrique Arantes é novo diretor de Negócios e Governo na CertiSign
Identificação digital e redução de fraudes: conheça as soluções da CertiSign