Menu

Últimas notícias

Fique informado

Você sabe o que significa ICP-Brasil?

29/07/2019

Spotlight

Serviços eletrônicos proporcionam mobilidade, mas estão seguros?

COVI-19 alterou muitos hábitos de indivíduos e empresas em todo o mundo e nunca a tecnologia da informação foi tão importante quanto agora para disponibilizar serviços eletrônicos seguros.

30/03/2020

Em caráter de urgência ITI publica Instrução Normativa nº 2 para validação dos titulares dos certificados digitais por videoconferência

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02, DE 20 DE MARÇO DE 2020 Estabelece os procedimentos de confirmação de cadastro de requerente de certificado digital por meio de videoconferência.

20/03/2020

Diretor-presidente do ITI alerta para a validade de certificados digitais de empresários brasileiros

Marcelo Buz do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI alerta os empresários brasileiros para a validade do certificado digital.

20/03/2020

A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras – ICP-Brasil é formada por uma autoridade gestora de políticas, chamado Comitê Gestor, e pela cadeia de Autoridades Certificadoras

O Comitê Gestor é quem estabelece as normas da ICP-Brasil e aprova políticas e diretrizes para a Certificação Digital. É também função deste Comitê a definição de normas técnicas e regras operacionais para a emissão dos Certificados Digitais, além da atualização, revisão e ajustes de práticas e procedimentos.

Você também pode ouvir essa matéria. Aperte o play.

Como funciona ICP Brasil?

A coordenação do comitê gestor da ICP-Brasil é exercida pelo representante da Casa Civil da Presidência da República. Para compor o Comitê são designados representantes da sociedade civil, integrantes dos setores interessados no tema, funcionários designados pelo Presidente da República e representantes de Ministérios e outras autarquias, como Ministério da Ciência e Tecnologia e Gabinete da Segurança Institucional da Presidência da República.

Já a cadeia de Autoridades Certificadoras é composta pela Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz), pelas Autoridades Certificadoras (AC) e pelas Autoridades de Registro (AR).

O que faz cada uma destas Autoridades?

A primeira da cadeia de Certificação Digital é a Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz) da ICP-Brasil, que é o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

A AC Raiz é a responsável por executar as políticas e as normas técnicas e operacionais para os Certificados Digitais brasileiros, portanto não emite o Certificado Digital para o usuário final.

Deste modo, suas funções são: expedir, distribuir, gerenciar e fiscalizar os Certificados Digitais das Autoridades Certificadoras (AC) e das Autoridades de Registro (AR), que estão abaixo do seu nível hierárquico, respectivamente.

A AC é a autoridade que irá emitir os Certificados Digitais para o usuário final. É composta por entidades credenciadas pela AC Raiz. A última no processo é a AR.

Esta tem a função de identificar e cadastrar os usuários em Pontos de Atendimento. Estes dados são encaminhados à AC, que dará andamento à emissão do Certificado Digital.

Fonte: Certisign Explica

X
Pular para a barra de ferramentas