Últimas notícias

Fique informado

Cibersegurança: a prevenção e o bom senso são os maiores aliados das empresas. Por Mara Maehara, CIO da TOTVS

6 de fevereiro de 2023

Spotlight

Entenda o Incidente de Segurança no Siafi que fez o Tesouro exigir a autenticação exclusivamente com Certificados Digitais ICP-Brasil

No Siafi os certificados ICP-Brasil vão conferir Integridade, autenticidade, conformidade, confidencialidade, disponibilidade, legalidade e irretratabilidade.

22 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Forcepoint aponta a crise de identidade entre as tendências para a cibersegurança em 2023  

A Forcepoint, empresa de cibersegurança, divulga um relatório com as maiores tendências e desafios a serem enfrentados para o setor em 2023

3 de fevereiro de 2023

Oito em cada dez empresas investirão em cibersegurança

De 10 empresas no Brasil, 8 afirmam que investirão em segurança cibernética, de acordo com a pesquisa Global Digital Trust Insights Survey

2 de fevereiro de 2023

Cibersegurança: 5G traz novos alertas para 2023

Dados de 5 milhões de pessoas estão à venda por menos de R$ 33 e o 5G pode ser mais uma ferramenta para hacker e governos autoritários

1 de fevereiro de 2023

A cibersegurança é uma preocupação constante, gestores precisam estar unidos e contar com aliados nessa batalha diária

Por Mara Maehara

A cibersegurança é uma preocupação constante, gestores precisam estar unidos e contar com aliados nessa batalha diária
Mara Maehara, CIO da TOTVS

As mudanças e os movimentos dentro de uma empresa atingem, em vários níveis, todas as áreas da organização, exigindo tomadas de decisões assertivas alinhadas a estratégias de crescimento da organização.

Mas será que a segurança digital é uma prioridade dentro dessa estratégia?

Uma pesquisa realizada pela Tempest, em julho de 2022, indicou que 65% das empresas veem a questão orçamentária como uma barreira na adoção de medidas que visam a segurança digital.

No universo das pequenas e médias empresas a situação é mais preocupante. Segundo um levantamento feito pela Kaspersky, 27,5% das PMEs não consideram o assunto como prioridade nos negócios.

Em geral, as companhias só se sentem mais sensibilizadas a investir em segurança digital após sofrerem algum incidente.

Sabemos que não é fácil disputar o orçamento com a estratégia do negócio, mas é importante que a alta liderança de TI inclua o tema como pauta essencial e sejam os primeiros a demonstrar sua preocupação.

Além disso, as mudanças recentes que a sociedade vem passando, com o avanço do trabalho remoto, por exemplo, exigem maior atenção ao tema.

O processo de conscientização envolve investimento, criação de cultura de segurança e engajamento. 

A vulnerabilidade aumenta ainda mais em acessos remotos. O trabalho remoto traz alguns benefícios, por outro lado, ao usar dispositivos corporativos em redes Wi-Fi públicas sem a devida proteção, torna mais fácil o acesso indevido de pessoas de fora da organização, muitas vezes mal-intencionadas. 

Este é um exemplo que torna a questão da conscientização e aculturamento tão necessários, para que o alerta fique sempre em evidência nas rotinas das equipes.

Quando falamos em cibersegurança é melhor prevenir do que remediar. Falei sobre isso recentemente durante uma participação no podcast ANTES TECH DO QUE NUNCA, abordando o quanto os crimes virtuais exigem prevenção.

A cibersegurança hoje não é mais um diferencial, é uma preocupação constante. Gestores de TI precisam estar unidos e contar com aliados nessa batalha diária.

Quando pensamos em dados, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que ainda está em amadurecimento no Brasil, chama atenção das empresas para a gestão de dados pessoais.

E uma preocupação com a segurança dos dados, organização dos processos internos e adaptação de soluções que são utilizadas no dia a dia.

Além da LGPD, há também a rede de apoio entre profissionais da área. Quando alguém é vítima de um ataque digital a troca de informações é essencial para compartilhar experiências e possibilita que o que já aconteceu com alguém possa ser evitado com os demais.

Sobre o ANTES TECH DO QUE NUNCA

ANTES TECH DO QUE NUNCA é uma conversa aberta e descontraída sobre as últimas soluções digitais disponíveis para quem deseja aumentar a produtividade, a rentabilidade e a organização de seus negócios.

Ancorado pelas apaixonadas por tecnologia Fabiana Rolfini e Gabriela Agustini – sempre ao lado de convidados que sabem tudo e mais um pouco sobre o assunto – ANTES TECH DO QUE NUNCA é um farol para quem está começando na fascinante jornada da transformação digital. E, também, para quem já é fã de carteirinha desse universo.

As cinco melhores práticas de cibersegurança para o setor público

Tenable anuncia investimentos para acelerar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras de cibersegurança 

Proteção em evidência: tendências para o mercado de cibersegurança em 2023

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!