Em tempos de transformação digital e sociedade 5.0, questões como a proteção de dados e a segurança digital se tornam mais evidentes
Em tempos de transformação digital e sociedade 5.0, questões como a proteção de dados se tornam mais evidentes.
Afinal, a era tecnológica abre as portas à expansão de inúmeros modelos negócios, assim como aos riscos de um mundo altamente conectado com cibercriminosos à espera da brecha perfeita.
Qualquer mudança implica novos direcionamentos e ações estratégicas, principalmente no que tange às políticas de proteção e segurança de uma empresa.
Portanto, seguir um caminho que não coloque em xeque a viabilidade do negócio e dos clientes é o dever em cena. Só assim será possível acompanhar toda a revolução imposta e, claro, ainda surfar essa onda muito bem, obrigado.
No Brasil, casos de ataques digitais estão cada vez mais comuns. Só em 2020, houve aumento de 330% nas tentativas de invasão a sistemas corporativos no país, segundo pesquisa da Kaspersky. Foram mais de 370 milhões de ataques cibernéticos.
Crescimento influenciado especialmente pela transição ao trabalho remoto, aumento de compras on-line e uso de bancos digitais.
Seja uma multinacional, seja uma pequena empresa: qualquer companhia está sujeita a entrar para as estatísticas das vítimas de hackers. Sem contar as punições asseguradas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para aquelas que lidam de forma inadequada com informações pessoais.
Por tudo isso, é mais urgente do que nunca mitigar qualquer risco. Ou seja, implementar recursos preventivos, como softwares de cibersegurança, e estar alinhada com todo o time para a conscientização quanto ao tema e às iniciativas devidas.
Motivos não faltam para colocar em ação o investimento em segurança digital: a prática reduz vulnerabilidades, previne prejuízos financeiros e de imagem, potencializa a competitividade, favorece a cultura da melhora contínua e, obviamente, garante o futuro do negócio.
Como promover a segurança de dados na empresa?
Veja algumas medidas que podem (e devem) ser adotadas para garantir a segurança de dados em qualquer negócio.
Use certificados digitais e conte com um antivírus de ponta
Pense nos certificados digitais como assinaturas para assegurar a veracidade das informações e a identidade da empresa, do usuário ou do site. É uma forma de garantir para o destinatário que um dado não foi corrompido durante o envio.
Além disso, obter um bom antivírus é requisito quando o assunto é proteção e segurança on-line. Há soluções que estão revolucionando o mercado porque trabalham de forma preventiva utilizando a inteligência artificial.
Faça backups frequentes
Dependendo do volume de dados, gravações diárias ou mesmo com intervalo de poucas horas podem ser necessárias para que, se algum problema ocorrer, o dano possa ser reparado.
É uma ação que ajuda não apenas no caso de ciberataques, como também em possíveis prejuízos tecnológicos, como panes em sistemas ou HDs.
Invista em cloud computing
Com novas técnicas, a computação em nuvem se mostrou mais eficaz em garantir a proteção de todo e qualquer material. Isso sem contar, é claro, com a facilidade de acesso e a possibilidade de expansão do pacote quando necessário. Trata-se de uma tecnologia de ponta a custo reduzido.
Estabeleça políticas de segurança e níveis de acesso
A sua empresa pode estabelecer quais são as medidas que cada colaborador deve adotar para manter determinado nível de segurança de dados e acesso.
As sugestões vão desde condutas simples, como confirmação de autenticidade, até protocolos, ferramentas e tipos de criptografia para garantir a devida proteção.
Conte com parceiros para promover a segurança na medida certa
O mais indicado em qualquer situação é contar com consultorias experts no assunto. Afinal, segurança de dados é coisa séria.
Especialistas da área devem sempre observar e verificar as condutas a serem implementadas, de acordo com cada companhia.
Aplicar ações cada vez mais modernas e eficientes previne contratempos, seja por meio de cibercriminosos, seja por desastres tecnológicos.
Sobre a Centric Solution
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Também realiza treinamentos, desenvolvimento de projetos e monitoramento em tempo real, 24 x 7, de processos, negócios, redes, link e sistema de missão crítica.
Com sede em São Paulo e uma equipe de 20 colaboradores, a Centric ultrapassou a marca de 3 mil clientes. Entre eles estão Banco Safra, Crefisa, Unimed, CPFL e 60% do mercado hoteleiro.
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