Desafio faz parte da segunda fase da campanha “Tem Cara de Golpe”, que visa conscientizar a população sobre fraudes e golpes financeiros
A ABBC – Associação Brasileira de Bancos lançou em 1º de outubro, a segunda fase da campanha “Tem Cara de Golpe”, que busca ensinar a população a identificar e evitar golpes e fraudes financeiros.
A iniciativa traz uma linguagem objetiva e didática, acessível ao público, e conta com mecânicas interativas e um poder viral replicável nas redes sociais, ampliando seu alcance.
A presidente da ABBC, Sílvia Scorsato, ressalta o compromisso da entidade em conscientizar a população, oferecendo conteúdos que alertam sobre os principais golpes financeiros e capacitam os cidadãos a se protegerem. “A campanha reforça esse compromisso, ao incentivar o compartilhamento de casos que inspiram a prevenção”, afirma.
Na primeira fase, lançada em agosto de 2023, a campanha alcançou 45 milhões de pessoas nas redes sociais e gerou mais de 150 mil interações no site oficial.
Segundo o superintendente de Marketing e Comunicação da ABBC, Fernando Capra, o objetivo da segunda fase é transformar conhecimento em ação por meio de histórias reais, o que ajuda a inspirar e educar ainda mais pessoas. “Essa abordagem traz credibilidade, humaniza a mensagem e gera uma conexão emocional”, explica.
A campanha será divulgada nos canais digitais da ABBC e das 84 instituições financeiras apoiadoras. O desafio #TemCaraDeGolpe vai premiar os melhores vídeos de histórias reais sobre como os participantes identificaram golpes financeiros.
Uma comissão da ABBC escolherá os dez finalistas com base em critérios como criatividade, originalidade e impacto social. Os cinco vídeos mais curtidos serão premiados com smartphones, tablets e fones de ouvido.
Para participar, basta criar um vídeo de até um minuto, relatando em primeira pessoa como identificou e evitou um golpe financeiro. O vídeo deve ser publicado no Reels do Instagram com a hashtag #TemCaraDeGolpe, marcando e seguindo o perfil oficial da ABBC (@abbc.br) e com a conta pública no Instagram.
Sobre a ABBC
A ABBC – Associação Brasileira de Bancos é uma entidade sem fins lucrativos, instituída em 1983, para contribuir com o Sistema Financeiro Nacional (SFN) e gerar benefícios a seus associados e à sociedade em geral como colaboradora no desenvolvimento econômico sustentável do Brasil. A ABBC tem mais de 120 instituições associadas (entre bancos, cooperativas de crédito, instituições de pagamento e financeiras) e está entre as maiores entidades representativas do SFN. Faz parte do escopo da associação a prestação de serviços voltada para a otimização de atividades, a redução de custos operacionais, a observância regulatória e a promoção de ações de cunho educacional, visando capacitar profissionais que tenham relacionamento com o setor. Entre os pilares estratégicos da instituição estão a competitividade, representatividade do setor, ações de ESG, liderança feminina, cibersegurança e prevenção de fraudes.
Surgimento de malware baseado em IA impacta plataforma Windows
A AET Europe especialista em Identificação e Autenticação se Une à Your.Online
Mês da cibersegurança: descubra novas estratégias de hackers e como se proteger
Abalo no Mercado: 93% das Empresas Intensificam Atenção com Segurança Após Incidente CrowdStrike
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!