Após popularizar-se rapidamente, os aplicativos de táxi precisarão fazer pequenas mudanças em suas funcionalidades depois de algumas acusações de assédio. Tanto o Easy Táxi como o 99táxis permitem que os clientes solicitem o taxista e informam a ele seu nome e número do celular.
Essa funcionalidade, porém causou desconforto a algumas mulheres que acabaram sendo abordadas pelos profissionais em momentos inoportunos. Diante disso, a analista de sustentabilidade Ana Clara Leite criou um abaixo assinado para solicitar aos desenvolvedores que encontrassem uma maneira de minimizar os problemas com abordagens invasivas.
Em resposta ao documento que reuniu 27 mil assinaturas o Easy Táxi anunciou que já está trabalhando com a tecnologia VoIP que permitiria que o contato entre o profissional e o cliente fosse feita apenas por essa linha, sem a necessidade de informar outros contatos. Até ser lançado é possível solicitar a empresa a ocultação do número no aplicativo, basta enviar um e-mail.
Já a 99táxis prometeu que em sua nova versão será possível ocultar o número do celular e que também está trabalhando em um canal direto de comunicação.
As empresas também contam com os dados dos profissionais, e em caso de assédio e denúncia comprometem-se a colaborar com as ações da polícia caso seja solicitada a entrega das informações sigilosas.