Últimas notícias

Fique informado

Ataque de ransomware a empresas que operam na Espanha

06/11/2019

Segundo foi noticiado pelo jornal espanhol ABC e a mídia internacional, um ataque de ransomware prejudicou as redes digitais de várias empresas que operam na Espanha

A invasão começou na madrugada da segunda-feira 4 de novembro e atingiu duas das maiores companhias espanholas, a Sociedad Española de Radiodifusión (Cadena SER) e a Everis, empresa de TI da Nippon Telegraph e Telephone (NTT).

A interrupção foi enorme, pois afetou severamente as transmissões das estações de rádio da capital e interior da Espanha.

Representantes não identificados da Cadena dizem que as comunicações digitais foram as mais afetadas pelo ataque de ransomware e o impacto financeiro ainda não foi apurado.

Aena, que atua no setor de companhias aéreas, e a KPMG Spain informaram aos seus seguidores no Twitter que seus serviços foram afetados pelo ataque de malware e que podem permanecer inativos nos próximos dias.

O fornecedor de tecnologia Xataka, o site de notícias online El Confidential e o Diário El Mundo admitiram que sua infraestrutura digital foi profundamente impactada pelo ataque cibernético. A Everis, uma empresa de dados na Espanha, pediu que seus funcionários ficassem em casa até que o incidente fosse resolvido.

A partir de agora, os detalhes sobre a variante de ransomware que criptografou os bancos de dados estão sendo mantidos em segredo. No entanto, uma fonte da Cadena SER Radio disse que o malware poderia ser uma variante RYUK ou Bitpaymer e provavelmente foi distribuído por e-mail de phishing.

NOTA 1 – O ransomware é um tipo de malware que criptografa dados em um banco de dados infectado e bloqueia seu acesso até que um resgate seja pago.

NOTA 2 – O Departamento de Segurança Nacional da Espanha (DSN) tomou nota do incidente e iniciou uma investigação para descobrir quem está por trás do incidente e seu motivo impulsivo.

Com Informações do Jornal Espanhol ABC e Cybersecurity Insiders

Kaspersky alerta sobre ransomware Sodin que explora vulnerabilidade do Windows

Pesquisa mostra que ransomware é a ameaça mais perigosa para empresas

ESET avisa sobre problemas de segurança do Blockchain(Abre numa nova aba do navegador)

A próxima guerra mundial será “entre grandes hackers”