Menu

Últimas notícias

Fique informado

Ataque hacker mata mulher hospitalizada

24/09/2020

Spotlight

Thales apresenta nova edição do “Manual de Ciberameaças: o cibercrime organizado” Ouça

Especialistas apresentam o modus operandi dos cibercriminosos e as formas de combatê-los

21/10/2020

Reimaginando o novo contrato social para a era digital. Entrevista com Don Tapscott

Don Tapscott é uma das maiores autoridades mundiais no impacto da tecnologia nos negócios e na sociedade. Ele compartilha sua visão de futuro de um novo contrato social.

21/10/2020

eIDAS – REGULAMENTO (UE) N.o 910/2014 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

eIDAS – REGULAMENTO (UE) Nº 910/2014 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

20/10/2020

Empresas brasileiras são beneficiadas pelo certificado ICP-Brasil

A transformação digital, que após a pandemia tornou-se essencial para a economia, já era realidade em diversas empresas brasileiras antes de 2020 com o certificado digital

20/10/2020

Entrevista com Thiago Bordini sobre o cenário atual dos crimes cibernéticos

Com os crimes cibernéticos crescendo cada vez mais, é possível encontrar os casos mais variados de ciberataques por todo mundo, o Portal Crypto ID conversou com Thiago Bordini sobre o tema e casos

01/10/2020

Ransomware é um tipo de software que impede o acesso aos dados de uma empresa ou pessoa; os hackers que o utilizam cobram um resgate, usualmente em bitcoins, para que o acesso possa ser restabelecido.

Por Vivaldo José Breternitz

Vivaldo José Breternitz

A palavra ransom, em inglês, significa resgate; caso ele não seja pago, os dados são apagados ou então tornados públicos, causando danos aos seus proprietários.

Na semana passada, na Alemanha, uma mulher morreu por não ter sido atendida pelo hospital da Universidade de Dusseldorf, que precisou suspender a recepção de pacientes ao ter seus trinta servidores atacados por hackers que utilizaram um software desse tipo, pedindo um resgate de 900 mil euros.

Mas, os atacantes erraram o alvo; pretendiam atacar os servidores da universidade e não os do hospital. A polícia conseguiu, de alguma forma, contatar os hackers, que acabaram liberando os servidores do hospital, mas para a mulher já era tarde, pois veio a falecer quando era transportada para outro centro médico.

Órgãos de saúde são frequentemente atacados por hackers, que buscam principalmente roubar dados de pacientes. Ao contrário do que acontece com grandes empresas, as medidas de segurança que organizações desse tipo tomam, usualmente não são muito rígidas, o que as tornam vulneráveis.

Em 2017, o WannaCry, um grande ataque do tipo, paralisou inúmeras organizações, inclusive o United Kingdom’s National Health Service, a estrutura de saúde pública do Reino Unido. O ataque foi rapidamente contido e não há registro de mortes acontecidas em função dele, embora, já aquela época, especialistas diziam que era uma questão de tempo para que isso acontecesse.

Infelizmente, aconteceu. A polícia alemã investiga o assunto e diz que os responsáveis poderão ser acusados de homicídio.

Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

É necessário aumentar a segurança nos meios de pagamentos digitais(Abre numa nova aba do navegador)

Hackers anunciam invasão do site Hospital das Clínicas USP(Abre numa nova aba do navegador)

Veja como irá funcionar o Diploma Digital lançado pelo MEC(Abre numa nova aba do navegador)

Eder Luis, oficial do Exército Brasileirio alerta sobre a vulnerabilidade de servidores(Abre numa nova aba do navegador)

Golpe com certificados digitais falsos leva DigiNotar à falência(Abre numa nova aba do navegador)

Hackers anunciam invasão do site Hospital das Clínicas USP(Abre numa nova aba do navegador)

Entrevista com Thiago Bordini sobre o cenário atual dos crimes cibernéticos

Pular para a barra de ferramentas