Segundo Relatório de Investigação de Violações de Dados da Verizon, ataques cibernéticos aumentaram 180% globalmente, em comparação com 2022
Dados pessoais ou empresariais nunca estiveram tão expostos quanto nos últimos anos. Em 2023, segundo Relatório de Investigação de Violações de Dados da Verizon, empresa americana de telecomunicações, os ataques cibernéticos aumentaram 180% globalmente, em comparação com 2022.
Os golpes de ransomware, quando os criminosos “sequestram” dados digitais e só liberam mediante pagamento, foram os mais comuns. A publicação ainda mostra que 68% das violações de dados têm um elemento humano envolvido, seja quando os usuários estão sujeitos a erros ou acidentes que resultam nos vazamentos.
Diante desse cenário de insegurança, é cada vez mais evidente o crescente interesse dos empresários em proteger seus bancos de dados. E além de adotarem medidas preventivas, como manutenções regulares, eles têm buscado proteção adicional por meio do seguro contra riscos cibernéticos.
A Diretora Técnica da Corretora de Seguros Bancorbrás, Alessandra Monteiro, destaca: “Com esse produto, os empresários podem antecipar-se a qualquer eventualidade, evitando possíveis prejuízos financeiros e preservando a credibilidade da empresa”.
Com o intuito de abranger uma ampla gama de situações, o seguro Responsabilidade Civil Cibernética proporciona cobertura para diversos cenários, como: violação de informações pessoais e corporativas; ato, erro ou omissão na segurança de dados, lucros cessantes; despesas para a substituição de equipamento digital; e multas.
Além disso, o cliente também tem a opção de incluir na apólice coberturas especiais como: pagamento de qualquer perda por extorsão sofrida pelo segurado, como resultado de ameaça de segurança; indenização em caso de distribuição de material que resulte em uma infração de direitos autorais; e cobertura para lucro que teria sido obtido e despesas operacionais em caso de falha de segurança que tenha causado interrupção ou suspensão dos negócios.
Alessandra ressalta que o seguro é projetado para atender todos os tipos de empresas, independente do porte. “Muitos acham que apenas grandes corporações sofrem com ataques de hackers, mas os médios e pequenos negócios também estão expostos e acabam se tornando um alvo mais fácil dos criminosos”, comenta.
“Além dos cuidados do dia a dia que cada estabelecimento e firma deve tomar, como controle de acessos e auditorias nos mais variados níveis, o produto é mais um meio de se proteger caso algo aconteça”.
ASSA ABLOY Controle de Acesso e Mercury apresentam controladores com foco em cibersegurança