A Avast está lançando uma ferramenta gratuita, que pode ser usada para descriptografar os arquivos criptografados por esse tipo de ransomware
A Avast foi contatada por uma vítima de ataque de ransomware. Depois de examinar os arquivos criptografados e o arquivo sobre a nota de resgate, os pesquisadores de ameaças da Avast identificaram a variedade de ransomware TargetCompany (não relacionada à Target, a loja de departamentos).
Os Laboratórios de Ameaças da Avast estão lançando uma ferramenta gratuita, que pode ser usada para descriptografar os arquivos criptografados por esse tipo de ransomware.
O desencriptador deve executar um ataque de força bruta, para descobrir a chave de criptografia. Esta operação pode levar muito tempo, até dezenas de horas.
O tempo de duração depende principalmente do número de núcleos no PC da vítima. É possível fazer o processo de força bruta em outra máquina mais poderosa e depois transferir a senha para o PC infectado.
A Avast, autoridades, policiais e outras empresas de segurança ao redor do mundo recomendam fortemente que qualquer pessoa afetada pelo ransomware não pague pelo resgate. Não há garantia de que as vítimas vão recuperar os seus arquivos, após o pagamento de um resgate.
Além disso, os operadores de ransomware são conhecidos por receber pagamentos de resgate e depois exigir mais dinheiro.
Em alguns casos, os operadores de ransomware forneceram informações sobre como descriptografar arquivos após o pagamento, apenas para dar a volta e lançar um outro ataque de ransomware e pedir mais dinheiro.
Pagar pelo resgate em alguns casos de ransomware pode piorar o cenário de ameaças para todos, dando aos operadores de ransomware um incentivo para que realizem mais ataques. O pagamento do resgate também dá aos agentes de ransomware os meios para que continuem as suas operações.
Por isso, a Avast está disponibilizando essa ferramenta gratuita a todos, para ajudar a combater o problema contínuo do ransomware.
Se uma organização ou alguém for afetado por um ransomware diferente da cepa TargetCompany, ou não puder usar a ferramenta de descriptografia gratuita, a Avast e outros especialistas recomendam fortemente o uso de um backup conhecido e seguro para que se recuperem de um ataque em vez de pagar por um resgate.
Sobre a Avast:
A Avast (LSE: AVST), uma empresa FTSE 100, é líder global em segurança digital e produtos de privacidade. Com mais de 435 milhões de usuários online, a Avast oferece produtos sob as marcas Avast e AVG que protegem as pessoas de ameaças na internet e do cenário de ameaças IoT em evolução. A rede de detecção de ameaças da companhia está entre as mais avançadas do mundo, usando tecnologias de aprendizado de máquina e inteligência artificial para detectar e interromper ameaças em tempo real. Os produtos de segurança digital da Avast para dispositivos móveis, PC ou Mac são os melhores e certificados pela VB100, AV-Comparatives, AV-Test, SE Labs e outros. A Avast é membro da Coalition Against Stalkerware, No More Ransom e Internet Watch Foundation. Visite: www.avast.com/pt-br
Relatório de Ameaças do Quarto Trimestre de 2021 da Avast
Avast alerta sobre as táticas de perseguidores digitais (stalker) e recomenda como evitá-los