Entre os dias 24 e 27 de junho, Brasília vai receber a Conferência de Simulação e Tecnologia Militar (CSTM), um dos mais importantes eventos do segmento de Defesa e Segurança da América Latina.
O encontro tem por objetivo mostrar a importância da tecnologia para os projetos estratégicos da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Serão divulgados assuntos relativos à 2ª fase de implantação do Sistema de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON).
A indústria de Defesa é uma das principais geradoras de tecnologia em um país e, no Brasil, cerca de 60% das pesquisas realizadas no setor acabam impactando outras áreas, de acordo com os levantamentos apresentados pelo Ministério da Defesa.
O evento foi concebido para promover o debate de assuntos da Defesa e Segurança entre as Forças Armadas e de Segurança Pública, setores da indústria, meio acadêmico, instituições públicas e privadas, sociedade e governo brasileiro, além de gerar negócios.
Entre os temas abordados durante o encontro se destacam o painel sobre as potencialidades da Base Industrial de Defesa brasileira (BID), voltado para o corpo diplomático, com vistas ao estímulo às exportações; painel sobre isonomia mercadológica para produtos de defesa, conduzido pela Confederação Nacional da Indústria; reuniões temáticas expandidas voltadas para as empresas da BID, órgãos e agências de governo, conduzidas pela IMBEL, com foco em comando e controle, uniformes inteligentes, rastreabilidade, munições pesadas e armamento leve.
A edição 2019 da CSTM reúne expositores e visitantes em um espaço para eventos considerado como um dos melhores do Brasil e que é palco para importantes discussões sobre os cenários atual e futuro dos Programas Estratégicos das Forças Armadas. Entre os expositores estão Taurus, Condor, CBC, IMBEL, entre outros.
Dentre os principais palestrantes estarão presentes o General do Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, secretário nacional de Segurança Pública; o secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, dr. Marcos Rosas Degaut Pontes; o presidente do Conselho Temático da Indústria e da Defesa (Condefesa) da CNI, dr. Glauco Côrte; o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), dr. Roberto Gallo; o Presidente do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), dr. Carlos Erane de Aguiar; o General de Divisão Guido Amin Naves, Comandante de Defesa Cibernética; dentre outros.
Curitiba recebe Fórum Internacional sobre Segurança Cibernética
Exército e ABDI fecham parceria para desenvolvimento do uniforme mais tecnológico da história