O programa “Cibersegurança Descomplicada” vai beneficiar 150 jovens do município do interior de São Paulo
Em 2025, mais de 60% das denúncias de crimes em ambientes virtuais envolveram abuso infantil, segundo a SaferNet. No Brasil, cerca de 93% dos jovens de 9 a 17 anos estão conectados à internet e, de acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2024, 30% já tiveram contato online com alguém que não conheciam pessoalmente. Os dados reforçam a urgência de iniciativas que promovam o uso seguro e responsável das tecnologias entre crianças e adolescentes.
É o caso do programa “Cibersegurança Descomplicada“, que vai oferecer 150 bolsas para jovens a partir dos 14 anos em Porto Ferreira, no interior de São Paulo. A iniciativa é da Acadi-TI, empresa de capacitação em cibersegurança, que está lançando o projeto em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania do município.

“O Cibersegurança Descomplicada” foi desenvolvido para dialogar com a linguagem e os interesses dessa geração. Por meio de trilhas gamificadas e 100% online, ele incentiva os adolescentes a reconhecer riscos, checar informações, pensar antes de compartilhar e buscar ajuda quando necessário”, explica Josué Adil, CEO da Acadi-TI.
Com uma abordagem leve e prática, o programa aborda temas como golpes em aplicativos, vazamento de fotos, criação de senhas seguras, proteção de dados, ciberbullying e respeito nas redes, sempre conectando os conteúdos ao cotidiano desse público. Além das trilhas para adolescentes, a iniciativa também oferece formação específica para educadores sociais que atuam com crianças de 6 a 11 anos.
“Vivemos em uma realidade em que as crianças se conectam cada vez mais cedo. Pensando nesse público também, a metodologia do programa inclui capacitação para os educadores, com orientação para identificação de golpes e fraudes, prevenção ao ciberbullying, proteção de dados pessoais e reconhecimento de sinais de violência online”, destaca Adil.
Sobre a Acadi-TI
Criada em 2012, a Acadi-TI é referência nacional em formação em Cibersegurança. Responsável pelo primeiro curso superior em Cibersegurança do Brasil com integração de certificações globalmente reconhecidas, a empresa lidera o mercado brasileiro de treinamentos na área e já formou mais de 51 mil profissionais. A Acadi-TI foi reconhecida três vezes como Melhor ATC (Authorized Training Center) da América Latina pela EC-Council e oferece mais de 50 certificações internacionais.
Se a segurança cibernética é prioridade, por que 90% dos conselheiros dizem não confiar nela?
Ciberataques se concentram sobretudo em infraestruturas críticas no Brasil
O Crypto ID conecta tecnologia, regulação voltada à segurança da informação com inteligência editorial porque acreditamos no poder da informação bem posicionada para orientar decisões.
Conheça a coluna Cibersegurança.

Acompanhe as principais movimentações, dicas e vagas disponíveis na área de tecnologia!


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























