Os usuários do Android correm um novo risco, isso porque a empresa de segurança da informação Palo Alto Networks descobriu um novo malware que pode afetar o sistema operacional que roda a versão 4.3 ou posteriores do Android.
Chamado de Highjacking, o software malicioso tem a função de substituir aplicativos oficiais baixados pelos usuários em seus smartphones e substituí-los por versões falsas em que os hackers possuem o controle.
Esse “sequestro” permite que os criminosos virtuais comprometam o aparelho completamente e ainda tenham acesso a dados pessoais do usuários, tudo isso sem que eles percebam a ação.
Entre os principais riscos estão comprometimento da memória interna, acesso a senha de outros aplicativos e controle das informações que trafegam pelas redes móveis e pelo wi-fi.
A instalação do Highjacking é disfarçada e acontece por meio de outros aplicativos ou jogos, porém apenas para aqueles que baixam apps de outras fontes que não sejam o Google Play. Já que a loja da Google é protegida contra esse tipo de ação.
De acordo com a Palo Alto é aconselhável que os usuários tenham um cuidado especial aos atributos que automatizam o sistema operacional do celular, conhecido como “logcat”. Já que essa é a principal porta para que o Highjacking consiga agir.