Menu

Últimas notícias

Fique informado
Conheça o primeiro celular criptografado brasileiro

Conheça o primeiro celular criptografado brasileiro

25/02/2015

O grupo Ciberbras revelou nessa segunda-feira (23/02) o lançamento do primeiro celular criptografado brasileiro pela empresa de segurança Sikur.

Serão dois modelos de aparelho que têm estimativa de lançamento no mercado para o segundo semestre de 2016, porém sua apresentação oficial será durante a feira de telecomunicações que ocorre todos os anos em Barcelona.

A Anatel desenvolveu dois aparelhos  nacionais para suportar o sistema de criptografia que é desenvolvido desde 2013 com tecnologias completamente nacionais, porém ele também pode ser instalado em Tablets, Pcs e Smartphones com o sistema IOs, Android.

Segundo o presidente executivo da Sikur, as empresas do setor público brasileiro aumentaram a procura por ferramentas de segurança digital depois das denúncias de espionagem do governo norte americano inclusive contra o Brasil.

O preço estimado do Granitephone, como é chamado o aparelho tupiniquim, é em média 800 dólares e permitirá comunicações por vídeo, voz, chats, mensagens além do compartilhamento de documentos. Seu sistema operacional será o Android e a entrega prevista dos aparelhos é o mês de Julho.

O principal concorrente do Granitephone no mercado será o Blackphone, aparelho que também conta com a criptografia em sua tecnologia produzido nos Estados Unidos. Para Iop, a vantagem do Granitephone em relação ao outro é a confiança, já que as denúncias de espionagem são contra países como Estados Unidos, Canadá e o Reino Unido.

A criptografia presente no aparelho funciona apenas quando há interação com outro telefone da empresa. O modelo GT1 será voltado à área de defesa dos governos, já o GT2 é destinado à clientes corporativos e permite que usuário entra e saia da área criptografada.

O faturamento estimado par o aparelho é de 24 milhões de dólares só este ano.

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<

Pular para a barra de ferramentas