Últimas notícias

Fique informado

Oito em cada dez empresas investirão em cibersegurança

2 de fevereiro de 2023

Spotlight

Ricardo Saravalle assume a liderança do Meta Hub de Soluções Digitais

O executivo vai liderar o centro de excelência de soluções

23 de maio de 2024

INSS passa exigir Certificado ICP-Brasil A3 para advogados que atendem Acordos de Cooperação Técnica (ACTs)

Para acessar o Portal de Atendimento (PAT) os advogados precisarão ter o certificado digital ICP-Brasil A3.

21 de maio de 2024

Do Deepfake ao ChatGPT: como a evolução tecnológica está influenciando as fraudes e golpes que vemos hoje?

Os golpes, de falsificação de identidade bancária a investimentos fictícios e golpes românticos, são cada vez mais diversificados

20 de maio de 2024

Contato Seguro une forças com a DOC9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul

Contato Seguro une forças com a Doc9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul. Essa parceria é essencial para enfrentar o momento difícil que o estado está passando devido às enchentes.

20 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Reconhecimento facial: a nova fronteira de segurança em meio aos desafios dos Deepfakes

A capacidade dos deepfakes de imitar e falsificar identidades compromete diretamente a eficácia do reconhecimento facial

20 de maio de 2024

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Cibersegurança: 5G traz novos alertas para 2023

Dados de 5 milhões de pessoas estão à venda por menos de R$ 33 e o 5G pode ser mais uma ferramenta para hacker e governos autoritários

1 de fevereiro de 2023

Principais Práticas e Soluções de Cibersegurança

Para se prevenir desses ataques, as autoridades reiteram adotar certas medidas para estar um passo à frente dos cibercriminosos

31 de janeiro de 2023

Os impactos do 5G na cibersegurança das empresas 

O resultado, porém, também pode expor novos pontos de ataque cibernético e levar a desafios no gerenciamento de cibersegurança pessoal

23 de janeiro de 2023

De 10 empresas no Brasil, 8 afirmam que investirão em segurança cibernética, de acordo com a pesquisa Global Digital Trust Insights Survey

Os crimes virtuais nunca estiveram tão em pauta nas organizações como hoje. De cada 10 empresas no Brasil, 8 afirmam que investirão em segurança cibernética, de acordo com a pesquisa “Global Digital Trust Insights Survey”, ou, em termos percentuais, a demanda representa 80%.

Muito dessa mentalidade deriva da grande exposição digital e das obrigações impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que exigem que as corporações adotem uma nova postura frente ao uso de dados pessoais e sensíveis dos titulares de dados.

Com startups não é diferente. Todas precisam estar adequadas à legislação e garantir medidas de segurança no tratamento dos dados.

empresas
Fabrizio Alves, CEO da Vantix

“Quando uma startup está adequada à LGPD, ela tem mais chances de se manter ativa, porque ganha a confiança de seus clientes e dos investidores”, disse Fabrizio Alves, CEO da Vantix, empresa de soluções para segurança, proteção de dados e privacidade.

Porém, muitas startups ainda estão longe de atenderem aos requisitos legais e terem uma cultura forte de segurança cibernética.

Preocupadas em gerar receita e adquirir clientes, deixam o investimento em segundo plano.

Outras acreditam que a nuvem (onde hospedam suas aplicações e serviços), já tratam os controles de segurança necessários (o que é uma falsa premissa); e num outro caso, têm dificuldade em entender os requisitos de segurança e, por isso, tratam do mais básico somente. 

“A falta de compreensão de como os ciberataques ocorrem e como se defender causam exposição, vazamento de dados ou a indisponibilidade dos serviços, afetando seriamente a confiança do mercado na empresa. Então, dependendo da extensão do dano, pode até quebrar uma startup”, avalia o CEO.

No mundo da segurança da informação, existem plataformas que contribuem para o monitoramento de toda a infraestrutura de TI e contra ciberataques.

Uma delas é o Centro de Operações de Segurança (SOC), que reduz sensivelmente os riscos de ameaças à segurança dos dados. “O SOC é focado principalmente em monitorar e correlacionar eventos de segurança de diversas fontes simultaneamente para identificar um possível ataque em andamento. Caso confirmado, gera um conjunto de ações de resposta e mitigação automáticas”, explica Fabrizio.

Para ele, toda startup precisa cuidar dos dados dos clientes e empresas nas quais atua com a segurança que eles merecem.

“Tratar de segurança exige um grau de especialização, ferramentas e processos bastante diverso e intenso de capital. Conjugar os talentos, tecnologia e processos de inteligência adequados é um grande desafio”, reforça o CEO.

Soluções para startups

No mercado há 15 anos, a Vantix atua com soluções para segurança em quatro pilares: proteção à informação, proteção contra ameaças, gestão de identidade/acesso e operações de segurança e além de um portfólio completo de defesa, a empresa oferece soluções exclusivas para startups como o Smart SOC: 100% on-line, acessível na nuvem, com dashboard interativo e completo para a identificação dos eventos de segurança da empresa. 

“Para dar conta desse desafio, além das ferramentas tecnológicas (incluindo o SIEM), temos seis equipes diferentes, com foco em monitoração e detecção, caça às ameaças, inteligência de ameaças, resposta a incidentes, análise forense e times de customização de tecnologias. Além disso, o onboarding é simplificado e orientado por uma equipe de especialistas para agilizar ainda mais o processo de ativação”, destaca Fabrizio.

Outra solução para startups é o Programa de Validação de Segurança Automatizada, que testa a eficácia das defesas e controles de segurança existentes, identificando e explorando vulnerabilidades em ataques simulados.

“Isso é especialmente útil pra empresas que buscam captar investimentos, por exemplo, além de obviamente servir pra planejar os ajustes de segurança necessários, todos identificados pela solução”, endossa Alves.  

A Vantix também tem em seu portfólio na modalidade SaaS, uma solução que garante o chamado DevSecOps, que garante que as entregas de aplicativos e plataformas digitais que essas startups entregam, são SEGURAS desde a concepção e por todo o seu ciclo de vida.

A solução identifica e propõe ajustes nos códigos de software que podem significar brechas de segurança aos desenvolvedores e/ou testam continuamente esses sistemas já prontos.

“Os CEOs e CIOs das startups precisam ter tranquilidade de que suas aplicações e infraestrutura estão sobre bases sólidas de segurança, podendo inclusive obter selos de conformidade”, destaca o CEO.

As cinco melhores práticas de cibersegurança para o setor público

Estratégias para incrementar a maturidade de cibersegurança de PMEs

Cibersegurança na busca por trabalho: 5 sinais de que uma oferta de emprego é falsa

22mai09:0018:00The Tech Summit 20241ª edição no dia 22 de maio no Palácio Tangará, em São Paulo. 09:00 - 18:00 PALÁCIO TANGARÁ, R. Dep. Laércio Corte, 1501 - São Paulo, SP

28mai09:0012:00Webinar: O que você precisa conhecer da evolução da Criptografia Junte-se aos principais especialistas em cibersegurança do Brasil e explore soluções criptográficas inovadoras para os negócios.09:00 - 12:00

Em novembro de 2024 completaremos Uma Década De Sucesso!

Crypto ID trilhou um caminho incrível!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano. Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada.

E não podemos esquecer do nosso excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso com a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação e segurança gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.