Últimas notícias

Fique informado

ANCD participa de Audiência Pública no Senado Federal

27/09/2019

Certificado Digital ICP-Brasil foi tema de audiência na Comissão de Relações Exteriores

A Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD esteve presente nesta quinta-feira, 26, a convite do senador Esperidião Amin (PP-SC), na Comissão de Relações Exteriores do Senado, para participar da 2ª Audiência Pública de debates sobre o Programa de Defesa Cibernética brasileiro.

Egon Schaden Júnior, Márcio Nunes, Senador Esperidião Amin, Professor Ricardo Custódio, Maurício Balassiano, Leonardo Gonçalves e Edmar Araújo.

A participação da Associação foi realizada pelo vice-presidente do Conselho Executivo da ANCD, Márcio Nunes, que falou sobre a importância da certificação digital ICP-Brasil para identificação segura em ambiente digital.

Senador Esperidião Amin (PP-SC)

Para o senador Esperidião Amin, a inclusão da certificação digital ICP-Brasil na audiência sobre segurança cibernética é muito importante, o parlamentar entende que a certificação é uma tecnologia nacional que garante segurança para os processos digitais, ação indispensável no mundo atual.

Em sua participação na Comissão, Márcio Nunes apresentou a ANCD aos presentes e lembrou que a tendência é que no futuro cada vez mais atividades migrem para o ambiente digital, sendo necessária a garantia de segurança nesse sistema.

“Tratar de proteção no mundo digital será algo indispensável daqui para frente e o Brasil já conta com uma tecnologia segura e eficaz para proteção de identidades e dados em meio virtual”, afirmou Nunes ao falar do certificado ICP-Brasil.

Além de Nunes, falaram sobre certificação digital na Audiência o diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Marcelo Buz, e o professor Ricardo Custódio, do LabSEC da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Participaram ainda da audiência o gerente de Arquitetura e Segurança de Tecnologia da Informação do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, Fabio Reis Cortes, o gerente de Departamento de Gestão de Segurança da Informação e Continuidade de Negócios do Serviço de Processamento de Dados – Serpro, Marcos Allemand Lopes, a gerente-geral do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil – CERT.br, o diretor de Segurança Digital na Empresa Telefônica Brasil, Ilton Duccini, e o diretor Setorial da Comissão Executiva de Segurança Cibernética da Febraban, Eduardo Bergo.

As apresentações utilizadas na Audiência, bem como a íntegra da comissão em vídeo, podem ser acessadas AQUI!

Crédito das imagens: Agência Senado

Veja na íntegra como foi a Audiência Pública sobre Certificação Digital no CCJC em 6 de agosto

Os cinco anos da ANCD

  Aqui no Crypto ID você acompanha todos as ações da ANCD.

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<