Dia Internacional da Internet Segura, comemorada em 6 de fevereiro, busca conscientizar sobre uso responsável e seguro da internet
O Dia Internacional da Internet Segura, celebrado globalmente em 6 de fevereiro, foi estabelecido pelas Redes INSAFE-INHOPE e pela Comissão Europeia. Seu principal propósito é sensibilizar as pessoas sobre a utilização responsável e segura da internet.
A data visa promover o emprego ético e seguro da internet e outras tecnologias, fornecendo informações, recursos e diretrizes de boas práticas. Em todo o mundo, diversas iniciativas e projetos são implementados para estimular a comemoração, englobando ações cidadãs que visam alertar, conscientizar e educar os cidadãos acerca de seus direitos, medidas de proteção e o uso consciente da internet.
O Brasil destaca-se de maneira crítica nesse cenário, uma vez que, apesar da ampla adoção da internet móvel e da popularização dos pagamentos digitais nos últimos anos, o número de roubos de dados se mantém alto ano após ano. Não são apenas os consumidores que enfrentam riscos. As empresas também estão vulneráveis a ataques de ransomware, nos quais os dados das pessoas são criptografados e um resgate é exigido para liberá-los. Ou seja: uma internet mais segura é positiva não só para as pessoas físicas, mas também para as empresas.
Dados de um estudo da IBM mostram que roubo e vazamento de dados lideram ciberataques no Brasil. A América Latina, e principalmente o Brasil, tem se tornado um importante alvo para ataques virtuais de cibercriminosos. Apesar de representar apenas 12% dos ataques, a região já é a quarta mais atacada do mundo.
O que significa uma internet segura nos negócios?
“Com a crescente ameaça de violações de dados e a intensificação das regulamentações de privacidade, as empresas enfrentam obstáculos cada vez mais significativos para proteger as informações sensíveis de clientes e parceiros. A abordagem estratégica para enfrentar esses desafios inclui a implementação eficaz de soluções avançadas em nuvem, implementação sólida de segurança e governança dos dados”, ressalta Marileusa Cortez, Data Governance Manager da Keyrus, consultoria internacional especialista em Inteligência de Dados e Transformação Digital.
As empresas enfrentam desafios significativos na área de privacidade de dados, como a adaptação às regulamentações em constante mudança, a defesa contra ameaças cibernéticas avançadas e a eficaz gestão de dados privados e sensíveis. O crescente volume de dados pessoais coletados requer uma administração cuidadosa para garantir conformidade com as leis de privacidade.
Proteger as informações sensíveis contra ameaças cibernéticas é uma preocupação constante, exigindo a implementação de medidas de segurança sólidas para assegurar a integridade dos dados dos usuários contra possíveis ataques de hackers.
Quais soluções de cibersegurança podem ser úteis para as empresas?
Cloud
As soluções em nuvem oferecem uma amplitude maior de escalabilidade e flexibilidade, o que se traduz em eficiência temporal e economia de recursos financeiros. A empresa, ao fortalecer a gestão da qualidade e fomentar uma colaboração mais efetiva entre as equipes, estará habilitada a tomar decisões embasadas em dados com maior confiança e fundamentação.
Soluções de cibersegurança
Malwares, ransomwares, phishing e outras formas de ataques têm o potencial de infligir danos substanciais a uma empresa. Se não houver um planejamento antecipado, os impactos adversos podem se disseminar e comprometer a operação dos sistemas. É crucial salvaguardar os ativos da empresa por meio de robustas medidas de segurança virtual, que identifiquem vulnerabilidades, avaliem riscos e estabeleçam uma estrutura eficaz de governança de riscos.
Aprimoramento de privacidade
Inovações computacionais de última geração, com ênfase na otimização da privacidade e estabelecimento de práticas de governança de dados e privacidade, asseguram a proteção contínua dos dados corporativos em todas as fases de seu ciclo de vida. Mediante a criptografia prévia ao processamento, os dados são submetidos à análise em um ambiente confiável, assegurando um patamar superior de segurança.
Tecnologia de blockchain
Adotar a tecnologia blockchain contribui para a descentralização da gestão de registros, a redução de custos e o aprimoramento da segurança. A utilização da blockchain representa um método mais seguro de registrar as atividades da empresa, impedindo a corrupção ou exclusão acidental dos dados.
Com uma ampla gama de soluções disponíveis, a implementação da blockchain pode solucionar diversos casos de uso em setores variados, incluindo rastreamento de produtos, otimização de processos de negócios e a garantia de uma execução confiável, bem como a gestão segura da privacidade dos dados.
Governança especializada
Na era da transformação digital, a sinergia entre governança e segurança de dados é crucial para preservar a integridade dos repositórios corporativos. Essas âncoras garantem não apenas a organização eficiente dos ativos de dados, mas também os envolvem em camadas de segurança impenetráveis diante das ameaças cibernéticas crescentes.
Os pilares da governança de dados, como qualidade, administração de metadados, políticas e conformidade, formam uma estrutura robusta. Garantir a precisão e relevância dos dados, implementar sistemas eficientes de captura e análise, estabelecer políticas claras e seguir os requisitos legais são essenciais para proteger os ativos de dados.
Paralelamente, estratégias de cibersegurança desempenham um papel crucial na defesa contra ameaças digitais. Firewalls, criptografia, auditorias regulares e treinamento de capacitação de funcionários, por exemplo, são medidas que fortalecem a proteção dos ativos digitais e se integram como parte central da bússola para a governança de dados.
“A privacidade dos dados é uma prioridade absoluta nos dias de hoje. As empresas precisam adotar uma abordagem proativa, investindo em soluções de Cloud e Segurança que garantam a similaridade com as regulamentações e fortalecem as defesas contra ciberataques. A melhoria na área de privacidade de dados requer uma visão abrangente, abordando não apenas a conformidade, mas também a cultura organizacional e a conscientização dos colaboradores.”
“A educação e o treinamento contínuo são elementos-chave para fortalecer a postura de segurança das empresas. Desenvolver e aplicar regulamentações que protegem a privacidade dos indivíduos em um contexto de IA, incorporando práticas de privacidade desde o início do desenvolvimento de sistemas de IA e promover práticas éticas na coleta, processamento e uso de dados em sistemas de IA.”, conclui a especialista da Keyrus.
Sobre a Keyrus
A Keyrus é uma consultoria internacional especialista em Inteligência de Dados e Transformação Digital, dedicada a ajudar as empresas a melhorar seu desempenho, facilitar e acelerar sua transformação e gerar novos direcionadores de crescimento e competitividade. Colocamos a inovação no centro de nossas estratégias, apresentando propostas de valor baseadas numa combinação de cinco áreas principais e convergentes de especialização:
______
Open Finance, ou Sistema Financeiro Aberto, e suas variações por setor econômico. Por Susana Taboas
O que o ciberataque da Microsoft nos diz sobre a tendência da IA para 2024?
Um balanço da segurança das APIs e de suas perspectivas para 2024
Junte-se a nós na construção de um futuro digital mais seguro e confiável!
Ao longo de dez anos, trilhamos um caminho de pioneirismo com foco em segurança digital, identificação e privacidade. Celebramos essa jornada com a certeza de que a confiança é a base para um futuro digital sólido e promissor.
Mas a nossa missão continua! Convidamos você, leitor, e sua empresa a se juntarem a nós nesta jornada em busca de um futuro digital ainda mais seguro e confiável. Acreditamos no poder da colaboração para construir um ecossistema digital onde empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais uma nas outras.