Últimas notícias

Fique informado
Diebold Nixdorf classifica mais de 500 malwares por dia em sua unidade antifraude

Diebold Nixdorf classifica mais de 500 malwares por dia em sua unidade antifraude

30/04/2019

A Unidade antifraude da Diebold Nixdorf em Indaiatuba opera com 140 profissionais que atuam em pesquisa e análise de mais de 10 mil artefatos diariamente, garantindo a inibição de mais de 2,6 milhões de ataques toda semana

A Diebold Nixdorf, foi fundada m 1859 em Cincinnati, Ohio – USA como Diebold Bahmann Safe Company que nessa época produzia cofres para bancos.

Hoje é líder mundial na condução do comércio conectado.

Segmentos de mercado em que a Diebold Nixdorf atua

Ao longo de sua trajetória a Diebold Nixdorf diversificou suas atividades e atualmente tem foco em tecnologia financeira e de varejo sendo especializada na venda, fabricação, instalação e serviço de sistemas de transações de autoatendimento – como caixas eletrônicos e sistemas de processamento de moeda -, terminais de ponto de venda e produtos de segurança física.

Nesse momento a empresa se volta para a área de desenvolvimento de softwares de automação bancária e automação comercial. Desenvolvem soluções integradas que conectam canais digitais e físicos de forma segura e eficiente para milhões de consumidores todos os dias. Hoje essa área de software representa 60% da receita da CIA mundialmente.

No Brasil a Diebold Nixdorf atende os principais bancos e grandes varejistas como Carrefour e McDonald’s, mas os especialistas da divisão OFD – Online Fraud Detection – adiantam que podem atender também empresas de médio porte que precissem do monitoramento antifraude.

DSI – Digital Security Intelligence

Os softwares utilizados pela equipe antifraude que compõem a solução DSI –  Digital Security Intelligence – são 100% desenvolvidos internamente com recursos de inteligência artificial e machine learning.

“Se temos que fazer mais de uma vez o mesmo procedimento,  já criamos um processo automatizado com recursos da inteligência artificial e machine learning”, diz o engenheiro da equipe OFD – Online Fraud Detection.

Soluções de prevenção e combate à fraude compõem a área de software da empresa

Desde 2012, com a aquisição da GAS Tecnologia, empresa especializada em prevenção e combate a fraudes eletrônicas, a Diebold Nixdorf passou a oferecer para seus clientes a expertise de uma companhia com mais de 20 anos de atuação no segmento associada à capilaridade e estrutura global de uma multinacional.

Equipe OFD

A equipe OFD Online Fraud Detection, alocada na unidade de Indaiatuba no interior do estado de São Paulo atua no mercado brasileiro de prevenção a fraudes e classifica diariamente mais de 500 novas famílias de malwares.

São 140 profissionais sendo 80% desenvolvedores entre matemáticos, engenheiros e profissionais com outras formações que estão trabalhando juntos há muitos anos.

Eles pesquisam e catalogam novos ataques todos os dias, desenvolvendo também novas tecnologias de prevenção e blindagem dos ambientes de mobile e internet banking dos grandes bancos e instituições financeiras no país.

O time também atua identificando pontos de melhorias de processos e integração das soluções voltadas a prevenção as fraudes dentro de seus clientes.

De maneira integrada à equipe de pesquisa e desenvolvimento, a área de operações da DN,  tem recursos alocados dentro das instituições, realiza todo o atendimento e suporte às soluções implementadas nos clientes.

“Somos movidos por um ideal que vai muito além das atividades profissionais. Combatemos o crime organizado que atua no meio online como uma filosofia de vida”, afirma o líder da equipe de especialistas da OFD, que por motivos de segurança não podemos identificar.

O líder da OFD explica ainda que os crimes online são desenvolvidos por corporações altamente organizadas com alta capacidade de investimento em equipamentos e equipes para o desenvolvimento e atualização dos malwares.

Por dentro do ataque e contra ataque

 

Os especialistas da empresa explicam que quando uma ameaça chega por meio de um dos diversos coletores, um sistema que vem sendo desenvolvido e melhorado há mais de cinco anos, realiza o primeiro filtro, identificando e separando de maneira automatizada tudo aquilo que já é conhecido do que é novo.

O que é novo, e não possui nenhuma similaridade com algum comportamento ou família de malware conhecida, segue para análise dinâmica, isto é, são simulados acessos de um ser humano às instituições, fazendo assim que o ataque entre em execução.

Só em último caso ele é direcionado aos especialistas para entendimento do completo do comportamento do ataque.

Esta análise consiste na utilização de engenharia reversa, resultando na criação de novas tecnologias que serão desenvolvidas de forma a contra-atacar a ameaça, para que o ambiente volte a ficar blindado.

Desta maneira, o time de OFD da Diebold Nixdorf inibe mais de 2,6 milhões de ataques toda semana. Isto representa um potencial de perdas com fraudes em torno de R$ 167 milhões por mês para seus clientes, que são grandes players dos segmentos financeiro e varejo brasileiro.

Tipos de ataques identificados pela Diebold Nixdorf recentemente

RAT – Remote Access Trojan

Recentemente, os especialistas da empresa identificaram um malware RAT (Remote Access Trojan) inédito no mundo que ataca dispositivos móveis de sistema operacional Android. Por meio dele, o criminoso navega e realiza transações bancárias diretamente do dispositivo móvel do usuário sem qualquer interação física, levando a outras fronteiras os desafios de prevenção à fraude.

Google Chrome

Outro tipo de ataque recente foi contido em uma extensão do Google Chrome. Uma vez instalado no navegador do usuário, o fraudador tem a possibilidade de capturar os cookies da sessão logada e reproduzir em outro computador. Com isso, é possível que transações sejam realizadas sem precisar de uma nova autenticação, aproveitando-se assim daquela realizada legitimamente pelo usuário. Usuários de Internet Banking e sites de e-commerce estão suscetíveis ao golpe.

É uma corrida constante para detecção e criação de vacinas para bloquear os ataques e blindar os usuários finais. A unidade OFD realiza essa operação em menos de um segundo com recursos de inteligência artificial e machine learning, desenvolvidos pela própria equipe.

Não existe mais os hackers que trabalham sozinhos, quem está por trás das maiores invasões e roubos online são grandes organizações que estudam novas formas de invasão e novos métodos para atrair as pessoas e então induzi-las a entregarem seus dados por engenharia social.

Os especialistas deixaram claro que não adianta ter uma senha quilométrica, alfanumérica, com uso de caracteres especiais etc, se as pessoas as fornecem a terceiros  quando abordadas por chamadas telefônicas, sms, whatsapp, e-mails, etc.

“A cada novo artefato lançado pelos hackers é desenvolvida uma nova estratégia para detecção e combate à fraude e com isso passa a existir uma retroalimentação no sentido de motivar ambos os lados a superar as barreiras criadas pelo adversário”, informa o líder da equipe OFD.

Elias Rogério da Silva – Foto de arquivo do Crypto ID

O presidente da Diebold Nixdorf Brasil, Elias Rogério da Silva, comenta que a área de OFD integra o portfólio de software da empresa no Brasil e, trazer inovação para este mercado faz parte do propósito social da empresa.

“Prover soluções tecnológicas para simplificar a vida das pessoas em suas interações diárias com os bancos e varejo faz parte da missão da DN. Temos orgulho em ter em nossa estratégia de software um time capacitado que diariamente atua combatendo o crime organizado, colaborando para que instituições e seus clientes não percam dinheiro, preservando, inclusive, o sistema financeiro brasileiro”.

 

Sobre o Diebold Nixdorf

A Diebold Nixdorf, Incorporated (NYSE: DBD), é líder mundial na condução do comércio conectado. Nós automatizamos, digitalizamos e transformamos a forma como as pessoas fazem transações bancárias e compras. Nossas soluções integradas conectam canais digitais e físicos de forma conveniente, segura e eficiente para milhões de consumidores todos os dias. Como parceira de inovação para quase todas as 100 maiores instituições financeiras do mundo e a maioria dos 25 principais varejistas globais, a Diebold Nixdorf oferece serviços e tecnologia incomparáveis que potencializam as operações diárias e a experiência do consumidor de bancos e varejistas em todo o mundo. A empresa está presente em mais de 100 países, com aproximadamente 23.000 funcionários em todo o mundo. Visite www.DieboldNixdorf.com para mais informações.

Diebold Nixdorf identifica novo malware de acesso remoto

Como varejistas podem lucrar com o envolvimento digital do consumidor? Diebold Nixdorf na NRF 2019

Diebold Nixdorf aposta em softwares integrados para avançar na digitalização de bancos e varejo