Em visita ao Brasil, executivos da Dynatrace tiveram um encontro com a mídia especializada em Segurança da Informação e conversaram sobre seu mecanismo de Inteligência Artificial (IA) Davis e a criação da primeira Inteligência Artificial Hipermodal do setor, convergindo insights de IA Preditiva e IA Causal baseados em fatos com novos recursos de Inteligência Artificial Generativa. A Davis usa dados de todos os sistemas de uma organização para fornecer recomendações de IA Generativa precisas e contextualizada.
A capacidade de combinar insights de IA Preditiva, Causal e Generativa oferece um conjunto de recursos sem precedentes para ajudar as organizações a melhorar o desempenho e a segurança de seus softwares.
A IA hipermodal da Dynatrace tem o potencial de revolucionar a forma como as organizações gerenciam seus ambientes de TI complexos e distribuídos. Ao fornecer recomendações e automatizar tarefas, a IA hipermodal pode ajudar as organizações a liberar tempo e recursos para se concentrarem em atividades de maior valor, como inovação e crescimento.
“A Inteligência Artificial está transformando os negócios, e a IA Generativa tem o potencial de aumentar a produtividade em todas as funções. Como ela é probabilística por natureza, seu valor depende da qualidade do treinamento de dados e das instruções do usuário, disse Rick McConnell – CEO da Dynatrace.
“A expansão da IA Davis da Dynatrace para uma IA hipermodal é um passo importante na evolução da observabilidade e da segurança“, conclui McConnell
McConnell lembrou que Dynatrace é líder do setor em observabilidade e segurança unificadas, simplificando a complexidade da nuvem e inovando com mais rapidez e segurança com a única plataforma de análise e automação alimentada por IA causal e comentou sobre Dynatrace ser líder em todos os seis casos de uso no relatório Gartner Critical Capabilities 2023 para APM e Observabilidade.
Segundo CEO da Dynatrace o Gartner avaliou dezenove fornecedores e selecionou a Dynatrace para a maior posição e a de maior destaque em todos os casos de uso.
Durante o encontro Andi Grabner, Evangelista da Dynatrace, apresentou as funcionalidades da plataforma e explicou como a IA Davis da Dynatrace oferece esses recursos. Segundo Andi Grabner, “Davis usa dados de todos os sistemas de uma organização para fornecer recomendações de IA Generativa precisas e contextualizadas. Essas recomendações podem ajudar as equipes de negócios, desenvolvimento, segurança e operações a aumentar a eficiência das respostas.”
1. Previsão – Uso de modelos preditivos de IA para recomendar ações futuras com base em dados do passado, incluindo tendências de vendas e experiência do cliente, sazonalidade, integridade de aplicações em nuvem e outros comportamentos históricos.
2. Determinação – Uso de IA Causal para fornecer respostas precisas, determinísticas e baseadas em fatos e automação inteligente com base na análise de dependências em grandes conjuntos de dados de observabilidade, segurança e negócios, mantendo um contexto preciso que reflete a fonte de cada ponto de dados.
3. Criação – Uso de IA Generativa para recomendar como resolver tarefas específicas no contexto do ambiente e da situação do cliente
A IA hipermodal da Dynatrace é capaz antecipar o comportamento futuro com base em dados anteriores e padrões observados, permitindo que as organizações antecipem e corrijam necessidades e ocorrências futuras relacionadas ao desempenho e à segurança de seu software; Analisar dados de observabilidade, segurança e negócios em tempo real e ricos em contexto, para fornecer respostas precisas e a automação inteligente necessárias para a prevenção de ocorrências, análise determinística da causa raiz e correção automatizada de riscos e fornecer recomendações automáticas, criar fluxos de trabalho e painéis de controle sugeridos ou permitir que as pessoas usem linguagem natural para explorar, resolver e concluir tarefas.
Os modelos de IA Preditiva e o aprendizado de máquina dinâmico Davis antecipam o comportamento futuro com base em dados anteriores e padrões observados. Esse recurso permite que os clientes antecipem e corrijam necessidades e ocorrências futuras relacionadas ao desempenho e à segurança de seu software.
A IA Causal Davis analisa dados de observabilidade, segurança e negócios em tempo real e ricos em contexto dentro do Grail™ Data Lakehouse e dependências causais da topologia Smartscape para fornecer as respostas precisas e a automação inteligente necessárias para a prevenção de ocorrências, análise determinística da causa raiz e correção automatizada de riscos.
A IA Generativa Davis CoPilot™ trabalha com a IA Preditiva e Causal da Dynatrace para fornecer recomendações automaticamente, criar fluxos de trabalho e painéis de controle (dashboards) sugeridos ou permitir que as pessoas usem linguagem natural para explorar, resolver e concluir tarefas.
A IA hipermodal da Dynatrace está disponível para todos os clientes da empresa. A expansão para incluir Davis CoPilot estará disponível até o fim de 2023.
Outros executivos participaram do encontro, Roberto Carvalho – Vice-Presidente Regional da Dynatrace para a América do Sul, Dan Zugelder, Diretor de Receita (Chief Revenue Officer – CRO) da Dynatrace, Robert Rivera, Vice-Presidente de Vendas da Dynatrace para a América Latina e Matthias Dollentz-Scharer, Diretor de Clientes (Chief Customer Officer) da Dynatrace.
IDtalk – Roberto Carvalho, VP da Dynatrace – Sobre Observabilidade
Casos de sucesso no Brasil da Dynatrace
[toggles title=”O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) “]- O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) escolheu a Dynatrace para maximizar a performance e a experiência de seus serviços digitais para servidores e cidadãos. Com a observabilidade automática e inteligente da Dynatrace, o TJPA agora conta com uma nova oportunidade para gerenciar em tempo real e com insights precisos todas as aplicações e recursos do ambiente de tecnologia, contribuindo para a otimização das análises, consultas e entregas realizadas nos sistemas da instituição. O TJPA é considerado, hoje, como um dos mais modernos do Brasil.
Ao todo, são mais de são 6.000 estações de trabalho e 500 servidores, além de diversas aplicações de comunicação, colaboração e e-mail, rodando em ambientes locais e em multicloud, trabalhando para atender, em média, 300 mil sentenças todos os anos. Por meio de seu mecanismo baseado em Inteligência Artificial continuamente atualizado, a plataforma Dynatrace possibilita o acompanhamento em tempo real e de ponta a ponta de todas as aplicações utilizadas pela área de tecnologia do Tribunal, oferecendo insights precisos sobre a performance de todos os recursos – e seus impactos na experiência dos clientes internos e externos.
Vale destacar que, com a ajuda da Dynatrace, o TJPA conseguiu reduzir, desde o início de 2022, em mais de 60% o número de eventos de instabilidade ou interrupção dos serviços, com redução de 70% no número de erros de aplicações e de 45% no tempo necessário para a solução de eventuais inconsistências – o que levou a um aumento de 12%, em média, no nível de satisfação dos usuários, em análises feitas diariamente. [/toggles]
[accordion][acc title=”Banco Mercantil “]O Banco Mercantil vem passando por uma importante transformação nos últimos anos, pautada no investimento em inovação, dados, tecnologia e pessoas. Contando com mais de 5 milhões de clientes ativos, 75% dos quais são pessoas físicas com 50 anos ou mais, o banco mineiro carrega em seu DNA o propósito de oferecer a seus clientes uma experiência única. O Banco Mercantil do Brasil está utilizando a solução Dynatrace Software Intelligence Platform para maximizar a experiência dos usuários e a performance em seus serviços digitais.
Os recursos de observabilidade automática e inteligente da plataforma Dynatrace proporcionam ao Banco Mercantil do Brasil respostas precisas sobre como otimizar o gerenciamento da performance de suas aplicações e para impulsionar os processos de inovação. Com a Dynatrace, o banco tem uma forma muito mais ágil e precisa para identificar onde e como otimizar a performance das aplicações. Como resultado, está elevando o nível e a qualidade da experiência que oferece para colaboradores e clientes. [/acc][acc title=”Banco BS2 “]O Banco BS2 é um banco digital especializado em pequenas e médias empresas brasileiras. Oferece uma plataforma completa com soluções integradas – crédito digital, banking, transações internacionais e seguros, além de tecnologia de ponta que permite automatizar a rotina financeira de clientes.
O BS2 selecionou a Dynatrace para acelerar a estratégia de transformação digital. Com a observabilidade automática e inteligente da Dynatrace, o BS2 é capaz de otimizar o desempenho de seus aplicativos bancários digitais e alavancar insights precisos baseados em Inteligência Artificial (IA) para trazer mais resiliência e confiabilidade aos processos de inovação digital e gerenciamento de TI. O BS2 possui uma oferta ampla de produtos e soluções financeiras para empresas, de crédito a conta internacional em dólar, além de plataformas Web e APPs mobile.
Também tem centenas de APIs que possibilitam que os clientes se integrem, automatizando suas rotinas financeiras e gerando novos negócios e produtos. Para que o banco siga inovando e trazendo a melhor experiência aos clientes, é fundamental a utilização de ferramental confiável de monitoramento e observabilidade. [/acc][acc title=”Gol Smiles”]Gol Smiles é a mais completa plataforma de viagens do Brasil, reunindo uma gama diversificada de produtos e serviços, desde passagens aéreas, hotéis, aluguel de carros, passeios turísticos até créditos para abastecimento de combustível, além de um amplo e-commerce com milhares de produtos dos principais varejistas do país.
Como programa de fidelidade da companhia aérea GOL, possui mais de 25 anos de história e cerca de 18 milhões de membros, atuando também na Argentina. Por meio dos recursos de observabilidade avançada da Dynatrace, a Smiles hoje conta com gerenciamento unificado de todo seu ecossistema tecnológico e análise em tempo real da performance de suas aplicações.
Como resultado, a empresa pode aumentar a disponibilidade de seus serviços e ampliar a visão sobre a jornada de seus consumidores, posicionando o uso da tecnologia como um fator efetivamente estratégico aos negócios da operação. – Um dos primeiros bancos digitais do Brasil, o Banco Original tem mais de cinco milhões de clientes. Com a plataforma Dynatrace, o banco pode avaliar, em tempo real, o desempenho dos serviços de negócios e diagnosticar a causa raiz, mesmo em nível de código, de quaisquer problemas no aplicativo móvel e no site para corrigi-los prontamente.
A plataforma Dynatrace permite ao Banco Original avaliar ajustes técnicos com base nas necessidades do negócio, uma vez que a área de TI tem informações precisas e contextualizadas sobre o que deve ser feito pelas equipes de desenvolvimento, arquitetura ou operações e, assim, priorizar as atividades a partir da orientação dos executivos, de acordo com as necessidades e o impacto do negócio. Com isso, a estratégia digital caminha lado a lado com o negócio.[/acc][/accordion]
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.