Conversamos com Oscar Zuccarelli, Gerente de Segurança da Informação, Proteção de Dados e Prevenção a Fraudes da Certisign. Zuccarelli atua há mais de 20 anos na Certisign uma das maiores empresas de segurança da América Latina especializada em tecnologias de identificação digital.
Conversamos com Zuccarelli sobre os vários incidentes de segurança que, em menos de seis meses, reuniu uma série de vazamento de dados nunca visto em nosso país.
Para relembrar os megavazamentos: no final de 2020 dois vazamentos envolveram duas instituições públicas federais que mantém dados de brasileiros relacionados a Justiça e Saúde.
Estamos falando da invasão em novembro ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) que sofreu um sequestro de dados com pedido de resgaste para devolução dos arquivos e logo em seguida, em dezembro, houve o grande vazamento de dados do Ministério da Saúde, que expôs mais de 200 milhões registros de pacientes.
Logo no início de 2021 foram expostos na internet informações pessoais de mais de 230 milhões de brasileiros em seguida outro vazamento de 140 milhões de usuários de telefonia celular.
Isso, é claro, não está restrito ao Brasil, muito vazamentos ocorreram também em outros países e no finalzinho do mês de março de 2021, justamente, tivemos notícias sobre o Facebook que teve mais uma vez, sua segurança comprometida.
Sobre o Facebbok, os hackers divulgaram mais de 533 milhões de dados pessoais de usuários da rede social referente a 106 países, incluindo o Brasil, onde pelo menos 8 milhões de contas foram comprometidas.
Como enfrentar essa avalanche de ataques cibernéticos e como as empresas devem se preparar para isso?
Fala-se muito em transformação digital há algum tempo, mas recentemente vimos como a maioria das empresas enfrentaram com dificuldade a necessária adequação a nova forma de trabalho imposta pela pandemia e em relação a segurança da informação ficou claro que o perímetro da empresa não é mais um local delimitado fisicamente e sim um conjunto de recursos de tecnologia disponibilizados inclusive como serviços em nuvem. As empresas estão preparadas para essa realidade?
Leis como a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados e GDPR – General Data Protection Regulation em função das multas, devem contribuir com o aculturamento sobre segurança da informação?
Zuccarelli responde a essas e a outras perguntas durante a entrevista ao portal realizada pelas executivas fundadoras do Crypto ID, Regina Tupinambá e Susana Taboas.
Certisign se destaca com Certificado Digital totalmente on-line, com processo rápido e seguro. Ouça!
Certisign exibe sistema de gerenciamento de certificados SSL
Sobre a CertiSign
A CertiSign é uma Autoridade Certificadora no Brasil especialista em identificação e segurança digital. Desde 1996, desenvolve e integra soluções que proporcionam uma experiência digital simples e segura, oferecendo às pessoas mais tempo e liberdade, e às empresas, redução de fraudes e custos.
Novo prazo: Certificado Digital facilita preenchimento do IR
Identidade Digital potencializando a IoT, é tema de evento sobre Internet das Coisas
Certisign se destaca com Certificado Digital totalmente on-line, com processo rápido e seguro. Ouça!