A Força Aérea Brasileira, participou da Armython 2025, competição internacional de cibernética realizada no complexo do Mar Morto, na Jordânia

A Força Aérea Brasileira (FAB), representada por militares da Diretoria de Tecnologia da Informação da Aeronáutica (DTI) e do Centro de Defesa Cibernética da Aeronáutica (CDCAER), subordinadas ao Comando-Geral de Apoio (COMGAP), participou, em novembro, da Armython 2025, competição internacional de cibernética realizada no complexo do Mar Morto, na Jordânia.
O evento integrou a C8 Conference, encontro que reuniu Organizações Militares, Governamentais e Representantes da Indústria Tecnológica de dezenas de países para tratar de temas ligados à Segurança da Informação, Tecnologias Emergentes e Defesa.
Organizada pelo Jordan Design and Development Bureau (JODDB), a Armython é a única competição de cibernética realizada na região do Oriente Médio e Norte da África, voltada especificamente às Forças Armadas e Agências de Segurança. A edição de 2025 reuniu 36 equipes de diversos países em atividades focadas na aplicação de técnicas avançadas no contexto cibernético.
“A participação da FAB ganha relevância por ocorrer em um ambiente fora dos locais que tradicionalmente sediam competições do setor, geralmente concentradas na Europa e nas Américas. Essa característica ampliou o intercâmbio com novas regiões e possibilitou o contato com metodologias distintas, fortalecendo a troca de conhecimentos e expandindo as experiências adquiridas em outras conferências internacionais“, destacou o Líder da equipe da FAB na competição, Capitão Aviador Oswaldo Segundo da Costa Neto.
A equipe da FAB, composta por cinco militares da DTI e do CDCAER, atuou ao longo dos três dias de evento. Paralelamente à competição, os participantes tiveram acesso às atividades da C8 Conference, incluindo painéis sobre a aplicação de inteligência artificial na proteção de sistemas, tendências em ciberameaças e modelos internacionais de cooperação em segurança cibernética.
A participação dos militares da FAB na Armython 2025 permitiu observar tendências globais, trocar experiências com profissionais de diversos países e ampliar a compreensão sobre os desafios atuais do ambiente digital.
A iniciativa também contribuiu para o aperfeiçoamento das capacidades do Sistema de Tecnologia da Informação do COMAER (STI) na área cibernética, ao proporcionar contato direto com práticas internacionais e com a evolução tecnológica do setor.
A presença em competições e conferências dessa natureza auxilia na identificação de boas práticas, no fortalecimento de parcerias e no aprimoramento das ações de proteção de sistemas de informação.
Fonte: Fab.mil
Norton alerta sobre os perigos do roubo de identidade
Rockwell Automation lidera adequação industrial à nova era de cibersegurança regulatória
O Crypto ID conecta tecnologia, regulação voltada à segurança da informação com inteligência editorial porque acreditamos no poder da informação bem posicionada para orientar decisões.
Conheça a coluna Cibersegurança.


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























