Veja 4 tendências que é mandatório para promover a confiança em pagamentos digitas, inclusão financeira e cibersegurança
A segurança nas transações é um fator crucial que pode influenciar a finalização ou a desistência de uma compra. Apenas em 2023, as transações de pagamento cresceram de forma significativa, alcançando R$99,7 trilhões, um aumento de 31% na quantidade de transações e 9% no volume transacionado em comparação com 2022. Os dados são do Banco Central.
Já o aumento das fraudes online, cresceu 15% em 2023, conforme o Norton Cyber Security Insights Report, e impulsiona as empresas a adaptarem suas estratégias de segurança. De acordo com um estudo da Serasa Experian, 86% dos consumidores afirmam que preferem comprar de marcas que consideram seguras.
Esse aspecto pode até mesmo amenizar a preocupação com preços, pois 62% dos entrevistados estariam dispostos a pagar mais por produtos de empresas que garantem segurança online e diminuem o risco de fraudes.
Na vanguarda dessa transformação e investindo mais de 10% de sua receita em tecnologia e segurança da informação, a Geopagos, empresa líder no desenvolvimento de soluções de aceitação de pagamentos, destaca as principais tendências para proteger comerciantes e consumidores:
1- Autenticação multifator (MFA)
A adoção da autenticação multifator é uma estratégia eficaz para aumentar a segurança nas transações. Essa prática pode reduzir em até 99,9% o risco de fraudes, garantindo que apenas usuários autorizados tenham acesso a determinadas operações.
2- Criptografia avançada
Utilizar criptografia avançada, como o padrão AES-256, é fundamental para proteger dados durante o envio e armazenamento. Essa tecnologia é considerada praticamente inquebrável e atende às rigorosas exigências do setor financeiro.
3- Monitoramento contínuo
Adotar sistemas de monitoramento em tempo real garante a detecção de ameaças. Eles são capazes de analisar milhões de transações por segundo, permitindo a identificação e neutralização de incidentes de segurança antes que causem danos significativos.
4- Educação em cibersegurança
Investir em campanhas de conscientização sobre cibersegurança é uma prática valiosa. Essas iniciativas ajudam a educar e promover a adoção de práticas seguras, contribuindo para um ecossistema de pagamentos mais seguro e confiável. A realização de workshops, webinars e distribuição de material educativo são formas eficazes de disseminar conhecimento nesse sentido.
“A evolução dos pagamentos digitais coloca a confiança do consumidor em um papel central. Para garantir essa confiança e promover a inclusão financeira, é essencial proteger dados e transações por meio de autenticação multifator, criptografia avançada e monitoramento contínuo”, finaliza Fernando Rodrigues, Country Manager da Geopagos.
Sobre a Geopagos
A Geopagos é a provedora de soluções de pagamentos e infraestrutura da América Latina para empresas que oferecem serviços financeiros a comerciantes e empreendedores. Permite que os clientes construam ou escalem seus negócios em toda a região, e transformem a experiência de compra de milhões de consumidores. A Geopagos tem escritórios e clientes em toda a América Latina, inclusive no Brasil, México, Colômbia, Chile, Peru, Uruguai, Argentina, América Central e Caribe.
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