Diretor de Tecnologia da Aurum alerta sobre golpe e reúne dicas para mitigar e prevenir riscos, fraudes e golpes
O “golpe do falso advogado”, que consiste em golpistas usando dados públicos de processos para se passar por advogados e enganar clientes, tem ganhado repercussão. O crime solicita pagamentos fraudulentos, como boletos falsos e transferências via PIX e, segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mais de 400 denúncias da fraude já foram encaminhadas para o Departamento de Polícia Judiciária do Estado de São Paulo e para o Ministério Público, com tendência a aumentar.
Segundo Rafael Goulart, diretor de tecnologia da Aurum e especialista em cibersegurança, os ciberataques têm se tornado cada vez mais constantes no setor jurídico.
“Os criminosos estão utilizando técnicas cada vez mais sofisticadas, especialmente em áreas como ransomware, engenharia social e ataques direcionados a fraudes de pagamento”, explica.
Para o executivo, a probabilidade é que os ataques se tornem mais complexos, com cibercriminosos explorando a Inteligência Artificial e machine learning para criar golpes ainda mais personalizados e difíceis de detectar.
“Outra tendência relevante é o aumento da regulamentação de segurança e privacidade, como a LGPD, que exige atenção redobrada no setor jurídico em termos de governança de dados e conformidade”, reforça.
Para mitigar e prevenir riscos de cair no golpe, o executivo reuniu algumas medidas de segurança. Confira:
- Utilizar criptografia e autenticação multifatorial
De acordo com o especialista, o ponto principal contra fraudes é garantir que a comunicação entre cliente e advogado seja protegida. “Habilitar a criptografia de ponta a ponta em aplicativos de mensagens é essencial para dificultar o acesso de criminosos às suas conversas e informações pessoais, aumentando a segurança“, explica o diretor da Aurum.
- Optar por empresas que seguem a LGPD
Antes de compartilhar dados sensíveis com qualquer instituição, é essencial se certificar de que ela segue a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “Empresas que adotam as boas práticas previstas pela lei contribuem para reduzir o risco de vazamento de informações que possam ser usadas de forma indevida”, alerta o especialista.
- Investir em treinamento e política interna
Apostar em treinamentos de segurança digital para os colaboradores de uma empresa evita que dados sensíveis presentes no escritório vazem, podendo reduzir significativamente os riscos de fraudes.
Segundo o executivo, é importante que o treinamento oriente os funcionários sobre como identificar e-mails ou mensagens fraudulentas, além de reforçar a importância de não compartilhar dados sensíveis sem verificação prévia.
- Desconfiar de pedidos de transferência bancária
Uma das táticas mais comuns dos golpistas é solicitar transferências bancárias para “agilizar” o recebimento de valores judiciais. “É importante desconfiar imediatamente se a transferência for solicitada, visto que não é comum que os advogados peçam pagamentos dessa natureza para processos que já estão em andamento”, explica Goulart.
- Entrar em contato diretamente com o advogado
Caso o cliente receba qualquer comunicação suspeita e desconfie de que alguém está se passando pelo seu advogado, a primeira ação deve ser buscar contato direto com o profissional responsável pelo processo. “A verificação direta evita que a pessoa caia em fraudes”, reforça o executivo.
Para o especialista, diante desse cenário, além de focar em medidas de segurança robustas, o setor jurídico deve observar a expansão de ameaças a plataformas de comunicação digital e tecnologias emergentes, como blockchain e contratos inteligentes. “Por mais que sejam seguras, podem abrir portas para novas vulnerabilidades”, finaliza.
Sobre a Aurum
A Aurum é a maior legaltech da América Latina, pioneira na criação de soluções que simplificam e otimizam a rotina de advogados autônomos, escritórios e departamentos jurídicos. Com sede em Florianópolis e atuação em todo o Brasil, a empresa desenvolve tecnologias que facilitam a operação e a gestão jurídica para que mais de 100 mil profissionais do país entreguem mais qualidade em seus serviços e desfrutem de uma vida mais leve.
O Tic Tac dos dados de crianças e adolescentes
Personalização e segurança para a criação de documentos com IA: conheça a nova solução doc9
No Crypto ID você lê excelentes artigos sobre a legislação brasileira e internacional relacionada à tecnologia e a segurança da informação, também novidades sobre ferramentas e aplicações da tecnologia na prática jurídica. Acesse agora mesmo!
Junte-se a nós na construção de um futuro digital mais seguro e confiável!
Ao longo de dez anos, trilhamos um caminho de pioneirismo com foco em segurança digital, identificação e privacidade. Celebramos essa jornada com a certeza de que a confiança é a base para um futuro digital sólido e promissor.
Mas a nossa missão continua! Convidamos você, leitor, e sua empresa a se juntarem a nós nesta jornada em busca de um futuro digital ainda mais seguro e confiável. Acreditamos no poder da colaboração para construir um ecossistema digital onde empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais uma nas outras.
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!