Hackers russos dizem ter violado sistemas da Casa Branca ganhando acesso a programação não pública do presidente Obama, relata a CNN .
Autoridades norte-americanas disseram que este foi um dos ciberataques mais sofisticados já lançados contra redes do governo do país. No entanto, a Casa Branca diz que só as informações não classificadas foram acessadas.
O alarmante é que o ataque na verdade começou meses atrás quando os hackers invadiram o Departamento de Estado por meio de um simples ataque de phishing.
Um funcionário clicou em um link falso de um e-mail sobre questões administrativas e baixou um malware para seu computador, o que permitiu a entrada dos hackers no sistema que abrande milhares de funcionários do Departamento de Estado dos EUA incluindo patentes de postos avançados.
No vídeo da CNN, o conselheiro de segurança do presidente Obama, Ben Rhodes diz que a Casa Branca usa um sistema separado para as informações classificadas. Isso não é nada reconfortante, uma vez que os hackers foram capazes de capturar uma mensagem de e-mail oficial.
[ot-video][/ot-video]