Últimas notícias

Fique informado
Como evitar ser uma vítima de crimes digitais?

Como evitar ser uma vítima de crimes digitais?

1 de março de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Delegacia especializada no combate a crimes de fraudes biométricas é inaugurada em São Paulo

A nova delegacia tem o objetivo combater as fraudes documentais e biométricas realizadas para obtenção dos documentos como o RG e CNH.

26 de novembro de 2022

Totens de segurança auxiliam na solução de crimes em São Vicente

Polícia identifica criminosos com maior facilidade e atende ocorrências com mais agilidade; prefeitura celebra sucesso dos totens nas rede sociais.

31 de outubro de 2022

Protiviti alerta sobre investimentos contra crimes virtuais durante Cyber Security Summer

O evento, que acontece na próxima semana, entre os dias 28 e 29 de setembro, em São Paulo, conta com a participação da Protiviti, por meio de seu diretor de Cibersegurança, Matheus Jacyntho.

22 de setembro de 2022

Houve aumento de 340% na detecção de credenciais expostas, de acordo com relatório da AXUR, plataforma de proteção contra riscos digitais

Ataques e fraudes estão sempre se renovando, o que é um desafio tanto para pessoas físicas quanto para infraestruturas de TI corporativas, especialmente com trabalho remoto ou híbrido.

Os métodos estão cada vez mais sofisticados. Não é por menos que, em 2022, houve aumento de 340% na detecção de credenciais expostas, de acordo com relatório da AXUR, plataforma de proteção contra riscos digitais. 

Mas, como se proteger das atividades criminosas? Algumas recomendações são amplamente divulgadas, mas nem todas são efetivas.

Pensando nisso, a Equipe de Segurança da KingHost separou uma lista com as melhores práticas para proteger usuários de vazamentos, roubos e fraudes na Internet. 

Como não ser vítima de crime digitais

Manter os softwares atualizados

Falhas de segurança em sistemas operacionais e softwares são corrigidas por atualizações. Negligenciar isso pode trazer exposição aos criminosos. 

Utilizar um software de proteção de dispositivos

Antivírus e softwares de proteção de endpoint (qualquer dispositivo que seja um ponto final em uma rede, como celulares e computadores) oferecem diversas camadas de proteção, que possuem atualizações diárias ou até mesmo em tempo real. 

Invista em um bom, mesmo que gratuito, para contar com segurança. Versões falsificadas só servem para risco ainda maior de exposição de dados. 

Cuidado com as senhas

Utilizar a mesma senha em diversas aplicações e sites  não é recomendado de maneira alguma. Caso haja um vazamento de credencial em algum site, criminosos podem testar em outros endereços online. 

Outro ponto importante é utilizar senhas complexas, que dificultam em um caso de fraude em um vazamento de dados. Segundo análise da AXUR, 65% das senhas vazadas em 2022 eram apenas letras minúsculas. 

Não salve em navegadores! Malwares são capazes de roubar senhas salvas em navegadores. Existem diversos softwares gratuitos de cofre de senhas que dificultam o acesso às credenciais, podendo ser utilizados em diversos dispositivos. 

Utilizar segundo fator de autenticação

Habilitar a autenticação de dois fatores adiciona uma camada extra de segurança em suas contas, dificultando o acesso indevido de atacantes. 

Atenção ao domínio dos sites

É comum ler sobre só acessar  ou comprar de sites que tenham um “cadeado trancado” ao lado da url. Mas vale o alerta: o ícone sozinho não é tão relevante, pois sites falsos já encontraram maneiras de emitir esse certificado para criptografia. 

Nesse sentido, é muito importante o usuário verificar o endereço do site como um todo. Os criminosos costumam alterar apenas uma letra do domínio, ou utilizam uma grafia parecida com o site original. Por esse motivo, é importante garantir se aquele é o endereço correto do site (ex: loja.com.br e a fraude está no loja.com).

Os aplicativos também expõe os dispositivos a riscos

A instalação de aplicativos desconhecidos coloca em risco a segurança dos dispositivos. Foi detectado um crescimento de 15% em aplicativos mobile fraudulentos em 2022. 

Isso pode acontecer pelo compartilhamento dos dispositivos com crianças, que instalam jogos ou aplicações para ganhar vantagens, que funcionam como porta de entrada para instalação de um malware e, consequentemente, roubo de credenciais.

Relatório: Crimes cibernéticos somam equivalente a terceira maior economia

Criptografia, inteligência artificial e blockchain devem fortalecer combate aos crimes digitais 

Como as fintechs podem evitar cibercrimes e ações suspeitas de sequestro de dados pessoais?

22mai09:0018:00The Tech Summit 20241ª edição no dia 22 de maio no Palácio Tangará, em São Paulo. 09:00 - 18:00 PALÁCIO TANGARÁ, R. Dep. Laércio Corte, 1501 - São Paulo, SP

28mai09:0012:00Webinar: O que você precisa conhecer da evolução da Criptografia Junte-se aos principais especialistas em cibersegurança do Brasil e explore soluções criptográficas inovadoras para os negócios.09:00 - 12:00

Crypto ID trilhou um caminho incrível!

Em novembro de 2024 completaremos uma Década De Sucesso!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano. Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada. Contamos com a colaboração de um excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência. E não podemos esquecer de parcerias incríveis que temos com as Assessorias de Imprensa que nos fornecem informações detalhadas e atualizadas sobre as empresas que atendem.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso com a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação, segurança e gestão gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.