A IBM lançou hoje um Serviço Blockchain baseado no Open Source Hyperledger Fabric, versão 1.0 da Fundação Linux.
IBM Blockchain é um serviço de nuvem pública que os clientes podem usar para construir redes de blocos seguras. A empresa introduziu a ideia no ano passado , mas esta é a primeira implementação pronta construída com essa tecnologia.
O blockchain é uma noção que entrou na consciência pública em torno de 2008 como uma maneira de rastrear as transações digital-moeda do bitcoin. Assim como o blockchain pode rastrear a atividade do bitcoin de forma segura e transparente, ele também é capaz de rastrear outros tipos de dados em redes de blocos privados.
Isso poderia permitir que qualquer empresa privada ou agência governamental criasse uma rede confiável, o que permitiria aos membros compartilhar informações livremente, sabendo que apenas os membros poderiam vê-la, e as informações não poderiam ser alteradas depois de publicadas.
Jerry Cuomo, vice-presidente de tecnologia blockchain da IBM, diz que sua empresa está oferecendo um conjunto de serviços em nuvem para ajudar os clientes a criar, implantar e gerenciar redes de blocos. Isso se encaixa com a estratégia mais ampla da IBM de oferecer uma ampla gama de serviços em nuvem para seus clientes.
“Há algum tempo, nós e vários outros membros da indústria vimos que é preciso haver um grupo cuidando, governando e pastoreando a tecnologia em torno de cadeias de blocos para negócios sérios”, disse Cuomo à TechCrunch.
O projeto Hyperledger Fabric nasceu em fins de 2015 para facilitar isso, e inclui outros pesos pesados da indústria, como State Street Bank, Accenture, Fujitsu, Intel e outros como membros .
Enquanto o trabalho que essas empresas fizeram para proteger as redes blockchain, incluindo a criação de uma rede, convidando membros e oferecendo credenciais criptografadas, foi feito sob o pretexto de construir redes seguras, a IBM acredita que pode torná-las ainda mais seguras, oferecendo um conjunto adicional de Serviços de segurança dentro da nuvem IBM.
Fonte: techcrunch.com