O ITI aprova a Política de Segurança da Informação e cria equipe permanente para prevenção e resposta a incidentes cibernéticos
Por meio de duas portarias publicadas na edição desta segunda-feira (12) no Diário Oficial da União, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) dá continuidade ao alinhamento com as diretrizes estratégicas do Governo Federal na governança em segurança da informação, tratamento de dados e resposta a incidentes cibernéticos.
Uma equipe interna do instituto será instituída em caráter permanente para coordenar as ações de monitoramento, prevenção, análise e respostas a incidentes, inclusive sobre eventuais violações de privacidade que possam afetar serviços, sistemas e dados sob responsabilidade do ITI.
As duas portarias são complementares: a de número 1/2026, chamada POSIN-ITI, Política de Segurança da Informação do ITI, estabelece as diretrizes estratégicas que deverão nortear o modelo de governança de segurança da informação, com princípios claros e objetivos, atribuições, integração com as políticas de gestão de risco, classificação da informação, governança de dados e IA responsável, bem como as responsabilidades de cada ator. Já a portaria n° 2/2026 garante autonomia operacional para a equipe que será constituída para adotar decisões rápidas e efetivas diante de incidentes cibernéticos.

“A importância de o ITI ter aprovado sua Política de Segurança da Informação (POSIN-ITI) contempla seu posicionamento estratégico de atuação e atende, inclusive, recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU). A POSIN-ITI é inovadora por ter incluído a visão desafiadora da Inteligência Artificial (IA) e governança de dados. Já a Equipe de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos (ETIR-ITI), por ser descentralizada nas áreas, dará agilidade na gestão desses eventos”, disse Enylson Camolesi, diretor presidente do instituto.
Camolesi acrescenta que o sucesso e aplicação da POSIN-ITI e o desempenho da equipe ETIR estão firmados nos pilares da compreensão que todos os servidores e colaboradores devem ter sobre a segurança da informação e proteção de dados.
“A segurança da informação é feita por pessoas, mais que tecnologia. Por isso, investir na capacitação e treinamento em todas as áreas do instituto é fundamental. Nós queremos criar e estabelecer uma cultura interna de segurança da informação e proteção de dados robusta a fim de permitir que nossos servidores, colaboradores e prestadores de serviço estejam prontos para os novos desafios do ITI”.
Confira:
Portaria n° 1 de 9 de janeiro de 2026: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-1-de-9-de-janeiro-de-2026-680397302
Portaria n° 2 de 9 de janeiro de 2026: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-2-de-9-de-janeiro-de-2026-680391871
Sobre o ITI

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação ITI, é dirigido por Enylson Camolesi, Diretor Presidente desde 12 de dezembro de 2023. O ITI foi criado a partir do Art. 12 da Medida Provisória n° 2.200-2, de 24 de agosto de 2001. Atualmente o ITI é vinculado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, com a finalidade de ser a Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz) da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Conheça algumas das principais empresas do ecossistema da ICP-Brasil. AET EUROPE | ASSINATURA CERTA | BRY TECNOLOGIA | CERTIFICA | DINAMO Networks | DOC9 | QUALITYCERT | SAFEWEB | SOLUTI | SYNGULAR ID | V/CERT | ZAPSIGN |
Leia a coluna exclusiva sobre a ICP-Brasil!
ITI publica novo Plano de Dados Abertos (PDA 2025-2027)
Será em Março o Febraban SEC 2026: Congresso de Segurança da Febraban
Novo regulamento de identificação na ICP-Brasil é colocado em consulta pública pelo ITI
Check Point Software aposta em automação aberta para acelerar respostas a incidentes de segurança
O Crypto ID conecta tecnologia, regulação voltada à segurança da informação com inteligência editorial porque acreditamos no poder da informação bem posicionada para orientar decisões.
Conheça a coluna Cibersegurança.


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!






























