Últimas notícias

Fique informado

Laboratório de Segurança em Computação da UFSC realiza processo eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil

22 de junho de 2021

Spotlight

Facebook fala sobre o incidente de 4 de outubro

“Agora que nossas plataformas estão funcionando normalmente após a interrupção de 4 de outubro achei que valeria a pena compartilhar,”Santosh Janardhan.

6 de outubro de 2021

Entrevista com Oscar Zuccarelli da Certisign sobre segurança cibernética

Oscar Zuccarelli, Gerente de Segurança da Informação, Proteção de Dados e Prevenção a Fraudes da Certisign.

22 de abril de 2021

Veja o que diz a Serasa sobre as mudanças na declaração IRPJ 2021. Ouça

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas.

3 de fevereiro de 2021

Tudo o que os comerciantes precisam saber sobre o PIX pela Soluti. Ouça

A Soluti, especialista em tecnologia da informação, explica em detalhes o funcionamento do PIX para os comerciantes

14 de dezembro de 2020

AET Europe e AARB reunem-se para gerar negócios para as ARs

AET Europe é uma empresa global na área de soluções de segurança digital. Com matriz na Holanda, escritórios na Suíça e em Portugal e representação no Brasil.

12 de abril de 2019

A UFSC possui experiência em segurança da informação e disponibiliza recursos de computação, sistemas e orientação presencial

O Laboratório de Segurança em Computação (LabSEC), em parceria com a Coordenadoria de Cerificação Digital da Sala Cofre da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza nesta segunda-feira, 21 de junho, as eleições para desembargador(a) do Quinto Constitucional, promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC).

Representantes da OAB/SC estiveram na universidade na última quinta-feira, dia 17, para a cerimônia de preparação e configuração dos computadores utilizados no pleito.

A UFSC possui experiência em segurança da informação e disponibiliza recursos de computação, sistemas e orientação presencial para garantir a segurança do processo eleitoral.

O sistema de votação é o mesmo utilizado pela UFSC nas eleições internas, pelo e-Democracia.

 Porém, a extensão universitária que atende o pleito da OAB inova com a funcionalidade relacionada à autenticação, que permite aos eleitores votarem utilizando seus Certificados Digitais ICP-Brasil.

Este sistema permite votações online seguras, fazendo uso de criptografia homomórfica, de forma que é possível computar o resultado final de uma eleição sem que seja necessário ter acesso ao voto em claro (descriptografar o voto) individual de cada eleitor.

Projetos de extensão como esse já foram executados com sucesso em eleições para o Ministério Público Estadual, a Associação Catarinense do Ministério Público, a Procuradoria-Geral de Justiça, o Ministério Público Federal e para consulta dos cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Toda inspeção do hardware e instalação do sistema operacional para realização do pleito foi acompanhado pelos representantes da Comissão de Implantação da Estrutura para Eleições Digitais para o Quinto Constitucional e LGPD, Alexandre Medeiros (presidente), e da Comissão Eleitoral do Processo de Inscrição da Lista Sêxtupla, Fábio Jablonski (presidente).

Pela primeira vez na história, advogadas e advogados de Santa Catarina escolhem os nomes que irão compor a lista sêxtupla para a vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional no TJSC.

Fonte: Notícias da UFSC

Votar é coisa séria, pela Internet mais ainda

Projeto de Telepediatria da UFSC é referência internacional

Martina López, pesquisadora de segurança da informação da ESET explica como vazamento de dados pode afetar usuários

Criptografia Homomórfica. Por Adriano Frare

Distúrbios no Capitólio põe em xeque a segurança da informação do Congresso Americano