Especialista dá dicas para consumidores e lojistas, além de destacar ferramentas de proteção contra fraudes
Com a chegada da Black Friday, cresce não apenas o volume de compras, mas também a atuação de fraudadores, que aproveitam a procura por promoções para aplicar golpes. Pensando nisso, o Efí Bank, banco digital especialista em meios de pagamentos e serviços financeiros, explica os golpes mais comuns e destaca ferramentas de proteção para ajudar consumidores e lojistas a se protegerem de fraudes e golpes, garantindo uma experiência de compra segura.
Uma das principais estratégias dos fraudadores é a criação de sites falsos de lojas conhecidas, distribuídos via e-mails, SMS, WhatsApp e anúncios em redes sociais. Também são comuns os cupons de desconto falsos, que redirecionam consumidores a páginas enganosas e coletam dados pessoais e informações de cartão de crédito.
“Golpistas sabem que, nesse período, o desejo por promoções atrativas é maior, o que aumenta o risco de fraudes. Por isso, é fundamental que os consumidores fiquem atentos a sinais de golpes, como ofertas excessivamente vantajosas ou links recebidos por canais não confiáveis,” alerta Marcos Nicolau, diretor de antifraude do Efí Bank.
O Efí Bank investe em tecnologias para proteger seus clientes. Entre as ferramentas disponíveis estão os cartões virtuais — os clientes podem criar até quatro cartões diferentes, além do cartão físico múltiplo e do pré-pago, o que minimiza o risco de fraude.
“Nós implementamos as melhores práticas e frameworks relacionados à segurança. Além de certificações de segurança, como o PCI, que é um conjunto de regras de segurança elaborado pelas principais bandeiras e cartão mundiais. Além disso, somos parceiros das principais soluções e ferramentas de segurança do mercado, como a campanha “Tem cara de golpe” da ABBC” conclui Nicolau.
Além dos consumidores, os lojistas também são alvos durante a Black Friday, principalmente em transações não presenciais. Dentro do Efí Bank, é utilizado ferramentas de antifraude, com inteligência artificial para análise de risco e proteção contra chargebacks, processo de contestação de uma compra online feita no cartão.
Sobre o Efí
Efí Bank é um banco digital especialista em meios de pagamentos e serviços financeiros que, ao longo de 17 anos de história, tem se destacado como referência no desenvolvimento de soluções para facilitar o recebimento e a gestão financeira de empresas em todo o Brasil. Fundado em Ouro Preto, opera impulsionando os negócios brasileiros com produtos alinhados às necessidades de cada região e setor e que aliam solidez financeira, tecnologia de ponta e alto grau de segurança.
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