Últimas notícias

Fique informado

Muitas empresas não sabem onde os dados dos clientes ficam guardados, como vão protegê-los?”, alerta especialista

18/09/2018

Marcus Ranum

Pioneiro do design e implementação de sistemas de segurança aponta a necessidade de um profissional que gerencie os dados em curto/médio prazo; Marcus Ranum abre circuito de palestras do Mind The Sec São Paulo 2018

Os computadores não são apenas para resolver problemas de segurança. É assim que o expert mundialmente renomado, Marcus J. Ranum, pioneiro em tecnologia de segurança, abre a primeira palestra do Mind The Sec SP 2018. O especialista afirma que desde que o tema “Segurança da Informação” se tornou mais forte, muitas empresas com diversos recursos estão prometendo oferecer o que há de melhor neste mercado.

A grande questão é que, tratando-se da segurança, muitas vezes não tem a ver só com um fator, e envolve muitos outros como por exemplo a gestão. O que significa seguir tendências, alavancar os negócios, ter produtividade e ganhos. E o cenário está em constante mudança, exigindo a todo tempo que conceitos sejam atualizados.

Algumas estações de trabalho não são mais compostas por um desktop. Há empresas que optam apenas pelo tablet. Além disso, o celular se tornou um dispositivo essencial na rotina de trabalho. Então, como identificar quais os fatores de risco em um sistema assim? É necessário orientar as formas de uso ou mesmo gerenciar quais tipos de conteúdos devem ser acessados em cada um desses dispositivos? Separando, por exemplo, por “coisas perigosas” ou “coisas importantes”?, questiona Ranum.

E isso não é o futuro. O especialista afirma que este já é um dos questionamentos atuais do cotidiano de grande parte das empresas.

O que é esperado?

Ranum explica que, devido esse excesso de informação, e evolução dos métodos de Segurança da Informação, será necessário entre 5 e 10 anos ter profissionais que cuidem dos bancos de dados. O especialista utiliza o termo “bibliotecário de dados”, para explicar a relação do que será esperado deste especialista.

“Entre armazenar, gerenciar, administrar e organizar os dados, estará na tarefa desse profissional saber identificar possíveis vulnerabilidades das informações arquivadas, podendo antecipar diversos tipos de ações. Isso é uma ferramenta de segurança que hoje não existe no mercado”, explica.

 

Sobre Marcus J. Ranum

Ranum é um expert mundialmente renomado em design e implementação de sistemas de segurança. É pioneiro em tecnologia de segurança e foi um dos primeiros inovadores em sistemas de firewalls, VPN e detecção de intrusões. Ele esteve envolvido em todos os níveis de operação de segurança em uma empresa, de desenvolvedor a fundador e CEO da NFR. Ele possui diversos prêmios na indústria.

 

18set(set 18)08:0019(set 19)18:00MIND THE SEC SÃO PAULO 2018O maior e mais qualificado evento de Segurança da Informação do Brasil08:00 - 18:00 (19) São Paulo Grand Hyatt Hotel, Avenida das Nações Unidas, 13.301