A Amazon anunciou a estreia do Brasil em seu programa de descontos anuais da companhia, o Prime Day.
Normalmente, o evento online acontece na metade do ano, mas em 2020 por conta da pandemia, a Amazon resolveu adiar a data que, foi anunciada para dias 13 e 14 de outubro.
Frente a esse novo dia de descontos que, neste ano, precede a Black Friday, um tema importante a ser levantado e relembrado tanto pelos usuário quanto pelas empresas é o phishing.
Como já noticiamos aqui no Portal Crypto ID, o Brasil foi o quinto país com maior proporção de vítimas de ataques de phishing durante a pandemia.
Isso por conta do isolamento social que potencializou interações online com instituições financeiras, ecommerces e outros tipos de serviços.
Então, tanto no Prime Day, da Amazon, quanto na Black Friday, existem alguns cuidados que os usuários devem tomar para garantir a segurança de suas informações:
- “Suspeite sempre de links recebidos por e-mails, SMSs ou mensagens de WhatsApp, principalmente quando o endereço parece suspeito ou estranho;
- Sempre verifique o endereço do site para onde foi redirecionado, o endereço do link e o e-mail do remetente para garantir que são genuínos antes de clicar neles, além de verificar se o nome do link na mensagem não aponta para outro hyperlink;
- Verifique se a notícia é verdadeira acessando o site oficial da empresa ou organização – ou os perfis nas redes sociais;
- Se não tiver certeza de que o site da empresa é real e seguro, não insira informações pessoais;
- Use soluções de segurança confiáveis, como o Kaspersky Security Cloud , para ter uma proteção em tempo real para quaisquer tipos de ameaças.” – Indica a Kaspersky.”
Mas, nesse cenário, as empresas responsáveis por esses grandes eventos de desconto online, também têm algumas obrigações de acordo com a vigente Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD.
Garantir a transparência do uso de dados e fornecer um ambiente seguro para as transações são dois pontos chave para que esses dias sejam um sucesso, não só de vendas, mas de respeito aos clientes e à Lei.
Leia também:
Como evitar ataques de hackers e Phishing. Por Roberto Gallo. Ouça