Novo fascículo foi lançado nesta quinta-feira (15), juntamente com os vídeos “Perfis falsos” e “Não clique em links desconhecidos” estratégias para evitar muitos golpes
Uma oferta de emprego de meio período com a promessa de dinheiro fácil, que surge em um aplicativo de mensagens; um SMS com link para um desconto tentador; um e-mail pedindo a confirmação de compra de um produto que sequer foi adquirido…
São inúmeras as iscas usadas por golpistas, no ambiente digital, em tentativa de atrair vítimas. Para se proteger de golpes aplicados pela Internet, o senso crítico é um fator muito importante.
Essa dica faz parte do novo fascículo da Cartilha de Segurança para Internet, intitulado “Phishing e Outros Golpes”.
A publicação do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), lançada nesta quinta-feira (15), ensina o usuário a identificar ações maliciosas, orienta sobre como agir para evitar armadilhas dos fraudadores, aborda os cuidados necessários com operações bancárias e compras online, e dá dicas sobre o que fazer se cair em um golpe.
Apresenta, ainda, conceitos fundamentais ligados ao tema, como o de phishing — tipo de fraude na qual o golpista tenta obter informações pessoais e financeiras do usuário, combinando meios técnicos e engenharia social.
“Nem tudo que está na Internet é confiável, mesmo quando enviado por alguém conhecido. É preciso desconfiar sempre. No dia a dia, presencialmente, conseguimos observar a linguagem corporal das pessoas e desconfiar se há algo errado. Na rede, não temos esse recurso. Por outro lado, existem indícios que podem ajudar a identificar e se proteger de um golpe. Reunimos alguns deles no fascículo”, ressalta Cristine Hoepers, gerente do CERT.br|NIC.br.
Busque mais informações e conscientize-se dos golpes
Para não cair na lábia de golpistas, é preciso desconfiar, manter a calma e checar se a mensagem que recebeu ou o conteúdo que viu na Internet são confiáveis. Procure a informação da fonte, pesquise por relatos de golpes semelhantes e converse com amigos e familiares.
Fique atento ao tom da mensagem
Golpistas exploram os sentimentos das pessoas, como medo, obediência, caridade, carência afetiva e ganância, para convencê-las a agirem como eles querem e de forma rápida, sem pensar. Desconfie de mensagens contendo ameaças, oportunidades de ganho fácil, promoções ou descontos muito grandes, pedido de sigilo, apelo emocional, senso de urgência.
Questione se o conteúdo faz sentido
Golpistas costumam enviar mensagens em massa com conteúdo genérico esperando que alguém “morda a isca”. Questionar-se sobre o conteúdo, e se faz sentido para você, ajuda a não cair em golpes.
Fique atento a golpes do dia a dia
Suspeite de mensagens com temas cotidianos como: recadastramento de token, cancelamento de CPF, débitos pendentes, oferta de emprego, pontos ou bônus a vencer. Não faça o que pede a mensagem e, na dúvida, contate a instituição usando um canal oficial.
Confirme a identidade antes de fazer transações financeiras
Desconfie de mensagens pedindo ajuda financeira — se isso acontecer, contate a pessoa por outro meio de comunicação e informe o ocorrido ao real dono da conta, amigos e familiares. Outra dica é conferir sempre os dados do recebedor antes de efetivar transações.
Junte-se a nós na construção de um futuro digital mais seguro e confiável!
Ao longo de dez anos, trilhamos um caminho de pioneirismo com foco em segurança digital, identificação e privacidade. Celebramos essa jornada com a certeza de que a confiança é a base para um futuro digital sólido e promissor.
Mas a nossa missão continua! Convidamos você, leitor, e sua empresa a se juntarem a nós nesta jornada em busca de um futuro digital ainda mais seguro e confiável. Acreditamos no poder da colaboração para construir um ecossistema digital onde empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais uma nas outras.