Últimas notícias

Fique informado

O desafio da cibersegurança na multicanalidade: segurança cibernética e proteção de dados sensíveis

13 de novembro de 2023

Spotlight

Ricardo Saravalle assume a liderança do Meta Hub de Soluções Digitais

O executivo vai liderar o centro de excelência de soluções

23 de maio de 2024

INSS passa exigir Certificado ICP-Brasil A3 para advogados que atendem Acordos de Cooperação Técnica (ACTs)

Para acessar o Portal de Atendimento (PAT) os advogados precisarão ter o certificado digital ICP-Brasil A3.

21 de maio de 2024

Do Deepfake ao ChatGPT: como a evolução tecnológica está influenciando as fraudes e golpes que vemos hoje?

Os golpes, de falsificação de identidade bancária a investimentos fictícios e golpes românticos, são cada vez mais diversificados

20 de maio de 2024

Contato Seguro une forças com a DOC9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul

Contato Seguro une forças com a Doc9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul. Essa parceria é essencial para enfrentar o momento difícil que o estado está passando devido às enchentes.

20 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Reconhecimento facial: a nova fronteira de segurança em meio aos desafios dos Deepfakes

A capacidade dos deepfakes de imitar e falsificar identidades compromete diretamente a eficácia do reconhecimento facial

20 de maio de 2024

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

No panorama empresarial atual, a multicanalidade emergiu como uma estratégia essencial para expandir o alcance e a interação com os clientes. No entanto, à medida que as organizações mergulham nessa esfera, um desafio surge: a cibersegurança na multicanalidade e a proteção dos dados sensíveis dos clientes.

Por Ruy Ribeiro Guimarães Neto, Diretor de Tecnologia na Zenvia

Ruy Ribeiro Guimarães Neto, Diretor de Tecnologia na Zenvia

A integração de canais e plataformas e a amplitude das ameaças

À medida que as empresas expandem sua presença online por meio da multicanalidade, a complexidade das ameaças cibernéticas também aumenta exponencialmente.

Cada canal é uma porta de entrada em potencial para ataques diversos, o que levanta questões sobre maneiras de criar uma estratégia unificada de cibersegurança que leve em consideração a diversidade de plataformas e protocolos.

Abordagem adaptativa de cibersegurança

A abordagem convencional e engessada para a cibersegurança já não é suficiente. Ao invés disso, as empresas podem adotar uma abordagem adaptativa, pela qual sistemas de IA e machine learning monitoram e respondem às ameaças em tempo real, ajustando automaticamente as defesas de acordo com os padrões de ataque observados em diferentes canais.

Intercâmbio de dados sensíveis na era da multicanalidade

A troca de informações sensíveis entre canais é uma realidade inevitável na multicanalidade. Por outro lado, essa troca aumenta a exposição dos dados, tornando-os vulneráveis a violações e vazamentos. A adoção de uma criptografia homomórfica, por exemplo, oferece uma inovação interessante. A iniciativa consiste no processamento de dados em sua forma criptografada, protegendo-os durante todo o ciclo. Isso garante que, mesmo em um ambiente multicanal, os dados permaneçam protegidos, reduzindo o risco de comprometimento.

Regulamentação de proteção de dados e plataformas unificadas de governança

À medida que os canais se multiplicam, a adesão às regulamentações de proteção de dados, como GDPR e LGPD, torna-se uma tarefa mais complexa. Uma falha em cumprir essas regulamentações pode resultar em repercussões legais e danos à reputação. Plataformas unificadas, que centralizam a governança de dados em todos os canais, podem ser a chave para permitir uma visão 360° das práticas de segurança em todos os meios, permitindo ajustes ágeis sempre que necessário.

Treinamento de pessoal

A gamificação do treinamento em cibersegurança pode trazer uma abordagem que contribui para a conscientização e educação dos funcionários, estimulando a atualização de boas práticas no dia a dia. Simulações interativas de ataques em diferentes canais, por exemplo, não apenas ensinam os funcionários a identificar ameaças, mas também os colocam em situações realistas, aumentando a eficácia do treinamento.

A multicanalidade trouxe uma nova dimensão de desafios de cibersegurança e proteção de dados sensíveis. No entanto, esses desafios não precisam ser encarados como obstáculos intransponíveis. Através da inovação, da adaptação e do pensamento criativo, as empresas podem transformar essa complexidade em uma vantagem competitiva. Ao abraçar as soluções apresentadas, as organizações podem não apenas proteger seus dados, mas também construir confiança duradoura com os clientes em um mundo cada vez mais digital e interconectado.

Sobre a Zenvia

A Zenvia (NASDAQ:ZENV) é uma plataforma de experiência do cliente que empodera as empresas a criarem experiências únicas ao longo de toda a jornada do cliente, passando pelo momento da atração, conversão, atendimento até o sucesso do consumidor. Com 20 anos de experiência e mais de 12 mil clientes, a Zenvia atua em diversos países da América Latina, atendendo negócios de todos os segmentos.

É possível fazer da IA Generativa uma verdadeiro aliada da produtividade nas empresas?

Fortinet descomplica o Zero Trust Access com o guia “ZTA para Leigos” em português

Paris Filmes desvenda os chatbots para criar nova forma de interação com seus filmes

Chatbots leva conversas mais inteligentes ao telemarketing de empresas de todos os portes

22mai09:0018:00The Tech Summit 20241ª edição no dia 22 de maio no Palácio Tangará, em São Paulo. 09:00 - 18:00 PALÁCIO TANGARÁ, R. Dep. Laércio Corte, 1501 - São Paulo, SP

28mai09:0012:00Webinar: O que você precisa conhecer da evolução da Criptografia Junte-se aos principais especialistas em cibersegurança do Brasil e explore soluções criptográficas inovadoras para os negócios.09:00 - 12:00

Em novembro de 2024 completaremos Uma Década De Sucesso!

Crypto ID trilhou um caminho incrível!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano. Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada.

E não podemos esquecer do nosso excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso com a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação e segurança gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.

TAGS

VAREJO