O profissional de segurança avaliará a probabilidade de ocorrência dos riscos e os seus potenciais impactos
Por Paulo Musa
O papel de um consultor de segurança é ajudar as organizações na identificação, avaliação e gerenciamento dos riscos em potencial.
Mas, ainda que este profissional seja qualificado e treinado, é importante que as empresas estejam comprometidas e trabalhem em conjunto com seus consultores de riscos para determinarem as melhores estratégias de segurança e proteção, assumindo também a responsabilidade final por decisões e ações.
Diante deste panorama, a identificação de riscos é uma das principais funções de um consultor e envolve uma variedade de técnicas e metodologias, incluindo análises de ameaças, avaliações de vulnerabilidades e revisões de processos.
Já num segundo momento, o profissional de segurança avaliará a probabilidade de ocorrência dos riscos e os seus potenciais impactos, trabalhando em conjunto com a organização para desenvolver estratégias eficazes de mitigação e gerenciamento de riscos, o que envolve a implementação de políticas, processos e tecnologias de segurança.
As políticas serão as diretrizes e os regulamentos que estabelecem as expectativas e as responsabilidades para a segurança das empresas, enquanto os processos serão os procedimentos para garantir a conformidade com as políticas de segurança.
Já as tecnologias serão sistemas de detecção de incêndios, de monitoramento de segurança e de criptografia de dados, entre outros, que ajudam as empresas a se protegerem contra ameaças.
Por fim, o consultor de segurança monitorará o desempenho das soluções implementadas e realizará revisões periódicas para garantir que as estratégias de gerenciamento de riscos continuem a ser eficazes.
Além dos tradicionais serviços supracitados, o profissional de segurança também pode apoiar em outras temáticas, como a de compliance, fornecendo uma consultoria de riscos para apoiar as empresas no cumprimento de regulamentações e na garantia de que ela esteja em conformidade.
Ainda neste cenário de consultoria de riscos, o consultor tem como papel a preparação de empresas para situações de crise como desastres naturais, ameaças à segurança ou interrupções de negócios.
Isso inclui a elaboração de planos de contingência e a realização de treinamentos para funcionários. Internamente, a consultoria de riscos pode identificar áreas de melhoria em processos e sistemas de segurança, resultando em melhoria da eficiência e redução de custos.
Como vimos, o consultor de segurança tem um importante papel na seleção e implementação de políticas, processos e tecnologias mais adequadas para as necessidades das empresas.
Além disso, garante que os recursos sejam usados efetivamente para gerenciar os riscos. Sua atuação é proteger os ativos e garantir a continuidade de negócios e a melhoraria da segurança geral das empresas.
Para organizações que desejam ascensão e competitividade, esse profissional se tornou indispensável, ou seja, sua função é altamente estratégica!
Sobre o Autor
Paulo Musa é consultor master em Segurança Empresarial e Residencial da ICTS Security, empresa de origem israelense que atua com consultoria e gerenciamento de operações em segurança.
Junte-se a nós na construção de um futuro digital mais seguro e confiável!
Ao longo de dez anos, trilhamos um caminho de pioneirismo com foco em segurança digital, identificação e privacidade. Celebramos essa jornada com a certeza de que a confiança é a base para um futuro digital sólido e promissor.
Mas a nossa missão continua! Convidamos você, leitor, e sua empresa a se juntarem a nós nesta jornada em busca de um futuro digital ainda mais seguro e confiável. Acreditamos no poder da colaboração para construir um ecossistema digital onde empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais uma nas outras.