A Pesquisa indica que o índice de Confiança Digital dos consumidores é de 61%, enquanto executivos acreditam que este valor é de 75%
De acordo com pesquisa sobre o nível de confiança em serviços digitais, quase metade (48%) dos executivos entrevistados afirmam que suas organizações estiveram envolvidas em violações de dados e 43% dos líderes de negócios admitem que vendem informações pessoalmente identificáveis (PII na sigla em inglês).
As informações são do relatório Global State of Digital Trust Survey and Index 2018, encomendado pela CA Technologies e realizado pela Frost & Sullivan,que analisou as opiniões de consumidores, profissionais de cibersegurança e executivos sobre confiança digital.
De acordo com o estudo, apenas 15% dos profissionais de cibersegurança pesquisados estavam cientes da venda de dados pessoalmente identificáveis, enquanto 90% das organizações afirmaram que oferecem forte proteção dos dados dos consumidores.
Quase metade (48%) dos consumidores afirma ter abandonado serviços de empresas envolvidas em violações divulgadas publicamente
Contudo, foi observada uma diferença de 14% entre o Índice de Confiança Digital dos consumidores (61%) e a percepção dos executivos e profissionais de cibersegurança (75%) nesta confiança, demonstrando visões incompatíveis da realidade.
“No último ano percebemos um crescimento na consciência do consumidor digital. A nova Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil reforça a importância de melhorar a cibersegurança e impulsiona as empresas a se preocuparem e adaptarem às novas normas, principalmente porque os usuários estão mais exigentes em relação à proteção de suas informações pessoais e confidenciais e querem se associar a produtos e serviços alinhados com seus valores”, comenta Julio Carvalho, Diretor de Cibersegurança para América Latina na CA Technologies.
Quase metade dos consumidores (48%) relata ter abandonado os serviços de uma organização envolvida em uma violação de dados divulgada publicamente. De acordo com Carvalho, no mundo digital, os consumidores esperam que uma boa experiência do usuário seja acompanhada por segurança e privacidade.
“A confiança é passageira se as organizações não adotarem o processo para evitar que os dados dos consumidores caiam em mãos erradas. O sucesso na economia digital exige a adoção de uma mentalidade de segurança em primeiro lugar e a perda de confiança digital impacta diretamente todos os aspectos de um negócio e na percepção da marca'”, conclui.
As respostas da pesquisa mostraram que o Índice de Confiança Digital global de 2018 é de 61 pontos, considerando o total de 100 pontos. Esse índice mede a confiança dos consumidores pesquisados na capacidade ou no desejo das organizações de proteger totalmente os dados dos usuários. O índice foi calculado com base em diferentes sistemas que medem os principais fatores relacionados à confiança digital, incluindo o nível de inclinação dos consumidores para compartilhar dados pessoais com as organizações e o nível de proteção de dados garantida pelas organizações.
Este relatório é publicado em um momento crítico, pois os consumidores realizam cada vez mais transações online – seja para trabalho, lazer ou diversão – proporcionando às organizações o acesso a grandes quantidades de dados, desde perfis de consumidores e informações pessoais a hábitos e comportamento dos usuários. Com esse crescente armazenamento de dados, também vem uma responsabilidade maior de protegê-los contra o abuso de fontes internas e externas.
“Estamos numa encruzilhada na era da informação, pois mais empresas estão em destaque por não protegerem os dados que armazenam. Com essa pesquisa procuramos entender como os consumidores se sentem com suas informações pessoais nas mãos das organizações e como as organizações veem seu dever de proteger esses dados”, diz Jarad Carleton, Diretor de Cibersegurança da Frost & Sullivan. “O que a pesquisa constatou é que certamente existe um preço a pagar quando se trata de manter a privacidade das pessoas, não importa se você é um consumidor ou gerente de uma empresa que lida com dados de clientes. O respeito pela privacidade do consumidor deve ser um pilar ético para qualquer companhia que coleta dados de usuários.”
METODOLOGIA DA PESQUISA
A pesquisa global online com 990 consumidores, 336 profissionais de segurança e 324 executivos de 10 países foi patrocinada pela CA Technologies e realizada pela Frost & Sullivan em março e abril de 2018. Os entrevistados da pesquisa exercem posições de alta gerência e TI em empresas públicas e privadas que operam em nove setores da indústria. Para visualizar os detalhes completos da metodologia da pesquisa, consulte o relatório Global State of Digital Trust Survey and Index 2018 (Pesquisa sobre o estado global e o índice de confiança digital de 2018).
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