Últimas notícias

Fique informado

Sistemas de informação, carros conectados e estradas inteligentes: saiba as 3 tendências de tecnologia para o mercado automotivo

07/08/2019

Faltando menos de um ano para Olimpíadas de Tóquio 2020, todos os olhos estarão voltados para a capital japonesa. Não somente pela competição, mas por seus esforços em apresentar aos turistas o maior número de veículos autônomos durante os jogos. Quem acha que isso está longe de chegar no Brasil, se engana.

O Laboratório de Robótica Móvel do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP desenvolve pesquisas premiadas sobre o tema.

Pensando neste mercado, a Crucial, marca global da Micron Technology e produtora de memórias compatíveis, apresenta 3 grandes inovações de tecnologia para este tipo de veículo.

Carros Autônomos e Conectados

Em 2018, houve 1,35 milhão de mortes no trânsito em todo o mundo, de acordo com o mais recente relatório da Organização Mundial da Saúde sobre segurança no trânsito.

E os acidentes de trânsito foram os principais causadores de morte de pessoas entre os 5 a 29 anos. Justamente por isso, os autônomos têm sido muito discutidos recentemente.

Os veículos atuais já apresentam detecção de ponto cego, aviso de partida de faixa, piloto automático e tecnologia de frenagem de emergência automática. Para além disso, no futuro, podemos esperar carros que consigam se conectar uns com os outros.

A próxima onda de inovação será a da comunicação veículo-veículo (V2V) e da comunicação veículo-coisa (V2X). Esta tecnologia que permite que os veículos se conectem e conversem entre si.

Dessa maneira, os carros seriam capazes de saber, sem interferência humana, onde estão pedestres, ciclistas, outros veículos e obstáculos que surgem no caminho e, assim, evitar acidentes.

Sistemas de entretenimento

Com as inovações nos veículos, é claro que seus sistemas de entretenimento não ficariam de fora. Não foi até o início dos anos 2000 que a evolução do poder de computação e das tecnologias de exibição – combinadas à introdução de sistemas operacionais multitarefa e à disponibilidade de soluções de memória SSD de alta densidade e econômicas – que os carros puderam ter grandes sistemas de informação e entretenimento.

Com as novas necessidades dos consumidores, os sistemas dos carros, que já possuem rádio, conexão para aparelhos celulares, comandos mais fáceis e GPS, poderão ter agora sistemas de detecção de intrusos, proteções contra ataques cibernéticos, detecção de adulteração de dispositivos, gerenciamento de segurança incorporados, conexão 4G ou até 5G e, ainda, IoT capaz de reconhecer estacionamentos, garagens e até mesmo se conectar com casas, tudo para garantir a maior segurança e melhor experiência do usuário.

Estradas Inteligentes

As chamadas rodovias inteligentes são o complemento para os carros automáticos. Com sistemas de energia solar para alimentar sinalizações e sistemas de derretimento de gelo, uma faixa exclusiva para carros elétricos recarregarem em movimento, sensores capazes de detectar tráfego, vagas em estacionamentos ou vias públicas e situações anormais nas vias, e até mesmo pinturas especiais capazes de iluminar a pista e informar suas condições aos motoristas, são inovações que já estão em prática em alguns países, mas que logo se tornarão comuns em todo o mundo.

Com os sistemas cada vez mais conectados, podemos esperar uma experiência mais segura nas ruas e estradas, menos poluição, mais praticidade e conectividade. Para o mercado automotivo, o futuro já está aqui.

Sobre a Crucial

A Crucial é uma marca global da Micron Technology, Inc. Os SSDs (solid-state drive) da Crucial e memórias DRAM são compatíveis com mais de 100.000 computadores, laptops, estações de trabalho e servidores novos e antigos.

Disponíveis mundialmente nos principais varejistas físicos e online, revendedores comerciais e integradores de sistemas, os produtos Crucial melhoram a performance de sistemas e a produtividade do usuário. Acesse o site da Crucial.

Sobre a Micron

A Micron Technology é uma das líderes globais em soluções inovadoras de memórias. Por meio das marcas globais – Micron, Crucial®, Lexar® e Ballistix® – e um amplo portfólio com tecnologias de alta performance, incluindo memórias DRAM, NAND, NOR, Flash e 3D XPoint™, a empresa está transformando a forma como o mundo utiliza a informação.

Com 40 anos de liderança em tecnologia, as soluções de memória da Micron suportam as aplicações mais inovadoras, incluindo inteligência artificial, aprendizado de máquina e veículos autônomos, em segmentos-chave do mercado, como data center, redes, automotivo, industrial, móvel, gráfico e cliente.

As ações da Micron são comercializadas na bolsa Nasdaq, com o símbolo MU. Para saber mais sobre a Micron Technology, Inc., acesse o site da Micron.

Pesquisadores da USP vencem desafio internacional de carros autônomos

SSL embarcado em equipamentos médicos e carros inteligentes. Entrevista com a DigiCert