Últimas notícias

Fique informado

Tenable é escolhida pela empresa finlandesa Wärtsilä para resolver desafios de gerenciamento de ativos de tecnologia operacional (OT)

14 de junho de 2023

Spotlight

Entenda o que mudou na assinatura eletrônica em documentos a partir do Decreto nº 68306

Qual o impacto do Decreto nº 68.306 na assinatura eletrônica, simplificação de processos e nos avanços da digitalização dos serviços públicos?

24 de abril de 2024

AX4B impulsiona a resiliência cibernética de Pequenas e Médias Empresas

Conheça como a AX4B está revolucionando a Segurança Cibernética para PMEs.

24 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

A Tenable, empresa de gerenciamento de exposição, confirmou que a Wärtsilä, líder global em tecnologias inovadoras para os mercados marítimo e de energia, selecionou o Tenable OT Security™ para gerenciar sua coleção de inventário de ativos de tecnologia operacional (OT) e fornecer visibilidade holística em seu ambiente de OT. Os ativos são um nome de domínio, subdomínio ou endereços IP e/ou combinação destes de um dispositivo conectado à Internet ou rede interna.

A Tecnologia Operacional (OT) é o uso de hardwares e softwares para controlar equipamentos industriais. Ela inclui sistemas especializados usados nos setores de manufatura, energia, medicina, gestão predial e outros. A OT difere da TI, ou tecnologia da informação, que lida com sistemas de dados

A implementação do Tenable OT Security irá permitir que a Wärtsilä responda às perguntas de seus clientes sobre a entrega de ativos, reduzindo os riscos da cadeia de suprimentos e assumindo uma postura proativa em segurança cibernética. A empresa estenderá a solução da Tenable para seus clientes, permitindo que eles visualizem seus próprios ambientes OT.

A Wärtsilä é fornecedora de soluções tecnológicas para os mercados marítimo e de energia e buscava conquistar os objetivos principais:

– Promover coleta automatizada de inventário de ativos

– Prover relatórios de conformidade — IEC 62443, etc.

– Prover relatório de vulnerabilidade OT

Anteriormente, essas informações eram coletadas de forma manual com os dados informados por meio de planilhas. Esse processo era demorado, suscetível a erros e os dados poderiam apresentar inconsistências, tanto na forma como eram coletados, quanto relatados.

Com o Tenable OT Security, uma solução de segurança industrial para o setor, a Wärtsilä pode identificar ativos, comunicar riscos e priorizar ações, ao mesmo tempo em que permite que suas equipes de TI, segurança e OT trabalhem juntas, de forma mais eficiente.

“Testamos várias ferramentas e vimos que o Tenable OT Security tem uma ótima descoberta por meio de protocolos específicos do fornecedor. O fluxo de trabalho da ferramenta atendeu perfeitamente às nossas próprias necessidades. Além disso, percebemos que o uso da solução nos permitiria desenvolver e introduzir novos serviços para beneficiar nossos clientes”, explicou Ross Bailey, especialista em segurança cibernética da Wärtsilä. “Com o Tenable OT Security, podemos ajudar nossos clientes a visualizar seu próprio ambiente OT. Isso permite que eles atendam ao cenário de conformidade em evolução e contem com proteção da infraestrutura crítica.”

Os detalhes fornecidos pelo Tenable OT Security — que inclui versões de firmware, números de série, atividade de rede anômala e muito mais — permitem que a Wärtsilä relate aos clientes informações precisas e consistentes sobre seu ambiente OT. Isso inclui informações sobre a entrega atual do projeto, além de detalhar os riscos cibernéticos em seus ambientes que precisam ser abordados, permitindo que ambas as partes avancem além da segurança cibernética reativa para um programa proativo de gerenciamento de exposição.

De acordo com Amir Hirsch, gerente geral de OT da Tenable, “à medida que as redes de OT continuam a crescer, convergem com a TI e se tornam mais complexas, elas apresentam novos riscos e desafios. Compreender as nuances dentro da organização e da indústria em geral é fundamental para implementar uma estratégia de segurança OT eficaz. Todas as equipes — aquelas encarregadas de proteger TI e OT — devem ter visibilidade completa de toda a infraestrutura com interdependências relevantes. Isso significa saber exatamente quais ativos existem, suas configurações e a consciência situacional de ambos os lados da casa, capacitando a equipe de segurança para ver e entender o quadro geral.”

Sobre a Tenable

Tenable® é a empresa de gerenciamento de exposição. Aproximadamente 43.000 organizações em todo o mundo confiam na Tenable para entender e reduzir o risco cibernético. Como criadora do Nessus®, a Tenable ampliou sua experiência em vulnerabilidades para oferecer a primeira plataforma do mundo a ver e proteger qualquer ativo digital em qualquer plataforma de computação. Os clientes da Tenable incluem aproximadamente 60% da Fortune 500, aproximadamente 40% da Global 2000 e grandes agências governamentais. Saiba mais em tenable.com.

Sobre Wärtsilä

A Wärtsilä é líder global em tecnologias inovadoras e soluções de ciclo de vida para os mercados marítimo e de energia. Enfatizamos a inovação em tecnologia e serviços sustentáveis para ajudar nossos clientes a melhorar continuamente seu desempenho ambiental e econômico. Nossa equipe dedicada e apaixonada de 17.000 profissionais em mais de 200 locais em 68 países molda a transformação da descarbonização de nossas indústrias em todo o mundo. Em 2021, as vendas líquidas da Wärtsilä totalizaram EUR 4,8 bilhões. A Wärtsilä está listada na Nasdaq Helsinki. www.wartsila.com

Criptografia quântica, segurança para tecnologia operacional e cadeias de suprimento confiáveis estão entre as principais tendências para 2023, aponta CEO da Unisys

Por que a eficiência operacional é indispensável para o gerenciamento de data centers? Cinco razões que tornam a indústria manufatureira atrativa para os ataques de ransomware Tenable e Splunk se juntam para melhorar a resposta a incidentes

Fortinet emite patches para RCE crítico em dispositivos Fortigate SSL-VPN

CONTEÚDO SOBRE CYBERSEGURANÇA E TECNOLOGIA OPERACIONAL NO SETOR INDUSTRIAL VOCÊ LÊ NO CRYPTO ID. ACESSE E CONFIRA!

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!