A Tenable, empresa global de segurança cibernética, divulgou suas previsões para o cenário da cibersegurança em 2025, destacando a crescente complexidade dos ataques impulsionada pela inteligência artificial (IA).
Segundo a análise de especialistas da companhia, “o setor empresarial enfrentará uma pressão crescente para implementar novas tecnologias em grande escala a fim de proteger uma vasta gama de ativos de dados contra ameaças cibernéticas”.
A IA, apesar de prometedora para a segurança, também apresenta novos desafios. “Com o aumento do volume de dados e a sua distribuição em ambientes multicloud, o risco de violações aumentará significativamente”, alerta a Tenable. As ferramentas de IA, que dependem de grandes quantidades de dados, “oferecerão aos cibercriminosos mais oportunidades de ataque aos sistemas, facilitando a exfiltração de dados e o acesso não autorizado”.
A Tenable também prevê que “ataques movidos por IA superarão as medidas de segurança tradicionais”. Mesmo com os esforços de empresas como OpenAI, Google e Microsoft para implementar protocolos de segurança robustos, os cibercriminosos contarão com ferramentas avançadas, incluindo “assistentes virtuais com IA que podem agilizar e amplificar os seus ataques”.
Diante desse cenário, a adoção segura da IA será crucial. “A partir de 2025 veremos mais organizações integrarem IA às suas infraestruturas e aos seus produtos”, afirma a Tenable. No entanto, essa adoção generalizada resultará na distribuição de dados por um cenário mais complexo, criando “ainda mais desafios de segurança e de infraestrutura”.
Para se protegerem, as organizações precisarão priorizar estratégias que integrem visibilidade unificada, análise preditiva e medidas de segurança específicas da nuvem. A Tenable destaca a importância do contexto na segurança, afirmando que “as organizações que priorizam a identificação dos riscos mais críticos e das vulnerabilidades de maior impacto, estarão melhor preparadas para mitigar ameaças”.
Outro ponto fundamental é a segurança multicloud, que “dominará frente ao aumento de plataformas de vários fornecedores”. A Tenable ressalta que as estratégias multicloud se tornarão padrão em 2025, com as organizações evitando depender de um único provedor de serviços de nuvem.
A Tenable finaliza alertando para a necessidade de equilibrar a adoção da IA com a capacidade de educá-la e protegê-la. “Até 2025, a adoção da IA deverá ultrapassar a nossa capacidade de educar os usuários e de proteger estas tecnologias em rápida evolução”, adverte a empresa.
No Brasil, a Tenable prevê que a expansão da nuvem continuará a impulsionar os negócios, mas também aumentará a superfície de ataque.
Dutto ressalta a importância de as organizações se prepararem para esse novo cenário:
“Num futuro próximo, veremos como a adoção de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, edge computing e automação em nuvem, irão ampliar a superfície de ataque. A segurança não só terá de se adaptar ao crescimento dos dados distribuídos, mas também precisará se antecipar a identidades excessivamente privilegiadas e configurações complexas que poderão se tornar pontos de entrada para agentes maliciosos”.
ID Talks com Arthur Capella da Tenable Brasil
Tenable Research descobre vulnerabilidade de alta gravidade no Microsoft Azure
Ao anunciar no CRYPTO ID, sua organização contribui para a divulgação de inovações tecnológicas que visam agregar segurança ao relacionamento entre empresas e indivíduos no ambiente eletrônico para possibilitar transações eletrônicas seguras e confiáveis em ambientes públicos e privados.
By advertising with CRYPTO ID, your organization contributes to the dissemination of technological innovations that enable secure and reliable electronic transactions between businesses and individuals.
Fale com a gente: +55 11 3881-0053 ou contato@cryptoid.com.br