Últimas notícias

Fique informado

Varejo registra 28 milhões de transações realizadas por biometria facial e evita R$ 1 bilhão em fraudes

23 de dezembro de 2022

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Web 3.0: UNICEF e UPLAND se unem para criar programa de educação para jovens brasileiros

Na semana do Natal, parceria doará recursos da venda dos NFTs no UPLAND para projetos do UNICEF que capacitarão milhares de jovens

22 de dezembro de 2022

LEGO Group: Salt Security identifica falhas de segurança da API na plataforma de serviços online

As vulnerabilidades poderiam ter permitido o controle de contas ou acesso para comprometer servidores internos do LEGO Group

21 de dezembro de 2022

LGPD: Falta de recursos atrasa adequação de empresas à legislação

Pesquisa do Grupo Darys aponta que 80% das corporações brasileiras não estão completamente adequadas com a legislação LGPD vigente desde 2021

21 de dezembro de 2022

Setor do varejo é um dos que mais cresceu na adoção da tecnologia para autenticação de identidade, segundo levantamento da IDTech Unico

Um dos grandes desafios do varejo físico diante do crescimento das vendas online é melhorar a experiência do consumidor, principalmente em relação à agilidade e facilidade para pagamentos, aprovações de crédito e emissões de cartões. Nesse cenário, a tecnologia se tornou essencial para a transformação do segmento.

As soluções de identidade digital com autenticação por biometria facial vêm ganhando destaque no setor ao proporcionar uma experiência mais fluida, além de segurança com a proteção e controle de dados.

Hoje, dos dez maiores varejistas do país, nove já utilizam a tecnologia. E, neste ano, cerca de 28 milhões de transações foram realizadas utilizando o reconhecimento facial biométrico para validação de identidade. 

“A identidade digital permitiu aos varejistas maior agilidade nos processos de cadastro para seus clientes, emissão de cartões com mais rapidez e segurança, redução do tempo de espera em filas, aprovação de crediários, validação mais fluída na retirada de produtos adquiridos no ambiente online e, inclusive, permite que os clientes realizem pagamentos com a face pelo aplicativo ou em totens de autoatendimento”, explica Marcelo Zanelatto, sócio e diretor da Unico. 

Dentre alguns exemplos no setor está a Havan. Ao adotar a solução de identidade digital com biometria facial desenvolvida pela Unico, a varejista vem proporcionando uma experiência mais ágil aos clientes, principalmente no processo de compra. Com a ferramenta, os clientes da rede de lojas podem finalizar uma compra apenas com a face. 

Fraudes

Outra vantagem que a identidade digital trouxe ao segmento foi a redução de fraudes de identidade. De acordo com a Unico, em 2022, as soluções de identidade digital já evitaram perdas na casa de R$ 1 bilhão, tendo sido identificadas 350 mil fraudes no setor.

“A Unico desenvolveu uma tecnologia proprietária para trazer mais segurança operacional para empresas enquanto garante a privacidade das pessoas. A biometria facial é uma tecnologia super precisa e um dos meios mais seguros de identificação. Apenas neste ano, já foram mais de 3 milhões de fraudes identificadas e barradas em diversos segmentos”, acrescenta Zanelatto.

De acordo com um estudo realizado em agosto pela Cortex, o varejo, principalmente de vestuário e acessórios, além do setor de serviços, são os que mais investem em tecnologia para crescimento dos negócios. E, hoje, a experiência do cliente é cada vez mais parte dessa estratégia.

Sobre a Unico

Fundada em 2007, a Unico é a IDTech pioneira e líder em soluções de identidade digital no Brasil. A startup se tornou um unicórnio em agosto de 2021 e, oito meses depois, recebeu a quarta rodada de investimento de sua história, sendo avaliada em USD 2.6 bilhões.

A IDTech desenvolve soluções inovadoras para a proteção da identidade dos brasileiros nas relações com empresas privadas. São elas: biometria facial para autenticação de identidades, assinatura eletrônica biométrica, admissão digital, plataformas de educação corporativa e gestão de compra e venda de veículos.

A Unico está presente em mais de 850 empresas, entre os maiores bancos privados, varejistas, fintechs, e-commerces e indústrias do país. Foi reconhecida em 2021 entre as “100 Startups to Watch”, ranking da Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e apontada uma das “Companies to Watch in 2022” pela Liminal, empresa de consultoria estratégica focada em identidade digital, fintechs e cibersegurança.

Fortalecendo identidades confiáveis com biometria de impressão digital

Entrevistamos Sarra Ghaïb da HID sobre o uso da biometria nos setores: público, saúde e varejo

Empresas de varejo e e-commerce estão entre as mais visadas por cibercriminosos

A tecnologia biométrica no varejo vai muito além da autenticação em aplicativos. Confira!

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!