A parceria da Visa com a Ingresse, iniciada em fevereiro, exemplifica como o Click to Pay otimiza o comércio eletrônico
O comércio eletrônico é um dos motores do varejo mundial, e isso demanda um constante desenvolvimento tecnológico para acompanhar a demanda e incrementar a experiência de compra para consumidores e lojistas.
Esse cenário não é diferente no Brasil, dessa forma, diversos players da indústria de meios de pagamento, em conjunto com a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), lançaram em fevereiro a padronização da solução Click to Pay em todo o país.
Ao longo do ano, a solução expandiu para mais de 15 comércios, impulsionado por campanhas de incentivo junto a varejistas como a Renner, a startup de delivery Daki e o e-commerce automotivo CantuPneus. A parceria da Visa com a Ingresse, iniciada em fevereiro, exemplifica como o Click to Pay otimiza o comércio eletrônico.
A campanha proporcionou uma isenção da taxa de serviço e processamento nas compras para osn pagamentos realizados pelo Click to Pay, com uso das credenciais Visa. Como resultado, a taxa de aprovação foi de 85%, 10 pontos percentuais maior do que aquela vista entre as pessoas que digitam o cartão de crédito (75%).
Para 2025, a tecnologia continuará em evolução. Por meio da expansão via push provisioning, será possível um cadastro simplificado de credenciais no Click to Pay diretamente pelo aplicativo dos emissores.
Essa funcionalidade já está disponível para clientes Bradesco, Banco do Brasil e Santander. No primeiro semestre do ano, também serão iniciados os testes com o débito para o Click to Pay.
Uma das premissas do Click To Pay é a segurança. A solução reúne diversas tecnologias para proporcionar segurança a todos envolvidos nas transações online e, por consequência, aumentar a conversão de vendas dos estabelecimentos comerciais e diminuir as fraudes.
Conheça os principais diferenciais de segurança da solução:
Tokenização
Ao cadastrar um cartão no Click To Pay, a tokenização substitui os 16 dígitos de uma credencial de débito ou crédito por um número individual, o chamado “token”. Cada token é único para cada dispositivo, site ou app de compras e fica armazenado em ambiente seguro pela bandeira.
Portanto, os comércios somente acessam os dados para a realização do pagamento, podendo armazená-los somente com o onsentimento do consumidor.
A adoção da tokenização contribui para adicionar camadas de segurança. Na primeira compra com o Click To Pay, a credencial tokenizada é vinculada ao dispositivo para identificar o consumidor que está realizando a transação.
Essa camada adicional de segurança é conhecida como Visa Cloud Token e reforça a proteção nos pagamentos digitais.
A tokenização combate a fraude relacionada aos pagamentos digitais, tornando as transações mais seguras ao incluir esse componente dinâmico em cada transação. Em dezembro de 2024, a tecnologia chegou a 11.5 bilhões de credenciais Visa emitidos com token no mundo, superando o número de cartões físicos em circulação.
No Brasil, mais de 60% das transações online realizadas com credenciais Visa já são okenizadas, e em novembro, ultrapassou a marca de 400 milhões de tokens emitidos no país.
Em junho de 2024, a tecnologia chegou a 10 bilhões de credenciais Visa emitidos com token no mundo, superando o número de cartões físicos em circulação. No Brasil, mais de 60% das transações online realizadas com credenciais Visa já são tokenizadas, ultrapassando a marca de 400 milhões de tokens emitidos no país.
Esses dados indicam que há grande margem para a popularização do Click to Pay no país e uma queda significativa das fraudes online. A expectativa é que consumidores tenham mais confiança para comprar nos e-commerces e as operações dos varejistas serão simplificadas e menos custosas.
Criptografia avançada e autenticação multifatorial
O Click to Pay utiliza tecnologias inovadoras de criptografia avançada e autenticação multifatorial para proteger as informações de pagamento dos usuários.
Os dados sensíveis são criptografados e armazenados em servidores seguros para que não sejam compartilhados com terceiros sem anuência, diminuindo o risco de fraude e roubo de identidade.
No caso do Click To Pay, o e-commerce tem acesso às informações tokenizadas dos consumidores para liberar a compra, mas não pode armazená-las. Isso contribui para maior segurança e pode evitar casos de vazamento de dados.
O relatório Data Breach Incident Report, da Verizon, lançado em 2023, mostrou que as informações de pagamento e de credenciais são os principais dados comprometidos em incidentes de varejistas, 37% e 35%, respectivamente, o que ressalta os benefícios do Click to Pay para o comércio eletrônico.
Como funciona?
Como o próprio nome da solução sugere, o “Click to Pay” é uma via expressa para o cliente realizar seu pagamento online. Na prática, a modalidade é apresentada ao consumidor como uma opção de pagamento do e-commerce, junto às demais já conhecidas. Ao escolher o “Click to Pay”, o usuário informa seu e-mail e passa por um rápido processo de autenticação em dois fatores.
Após essa etapa de confirmação, no próprio e-commerce, o pagamento é finalizado, sem a necessidade de inserir informações pessoais e dados do cartão, como número, data de validade e código verificador. Isso é possível porque esses dados já estarão na base do “Click to Pay”, emitidos de acordo com a bandeira correspondente.
Todas essas informações são tokenizadas, o que significa que dados sensíveis são transformados em credenciais digitais únicas e criptografadas.
Sobre a Visa
A Visa é líder mundial em pagamentos digitais, facilitando transações entre consumidores, comerciantes, instituições financeiras e entidades governamentais em mais de 200 países e territórios. Nossa missão é conectar o mundo por meio da rede de pagamentos mais inovadora, conveniente, confiável e segura, permitindo que indivíduos, empresas e economias prosperem. Acreditamos que as economias que incluem todos em todos os lugares, elevam todos em todos os lugares e consideram o acesso fundamental para o futuro do movimento do dinheiro.
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