Últimas notícias

Fique informado

Vivo seleciona VMware para fornecer rede telco-cloud para aplicações 5G

18 de janeiro de 2022

Spotlight

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

A Vivo tem investido na modernização de aplicações e infraestrutura de rede com a plataforma Vivo Telco Cloud

Com os avanços na implantação da rede 5G no Brasil, a Vivo tem investido na modernização de aplicações e infraestrutura de rede com a plataforma Vivo Telco Cloud

Ela permite que a Vivo integre, implante e gerencie funções virtuais de rede (VNFs), e funções nativas de nuvem (CNFs).

Frente aos desafios de otimizar requisitos de confiabilidade, velocidade e agilidade de expansão, a Vivo elaborou uma abordagem inovadora para a modernização da sua rede.

A Vivo Telco Cloud passou por dois anos de testes laboratoriais, reuniões e discussões técnicas para definir o melhor formato para modernizar aplicações e habilitar novas experiências de uso com a conectividade do 5G.

Para isso, foi necessário o uso de infraestrutura definida por software, automatizada e virtualizada, com base nas tecnologias NFV e CNF, uma abordagem que habilita o uso de containers em redes de telecomunicações.

Como parceira de tecnologia da Vivo, a equipe da VMware se concentrou, nos últimos 24 meses, em demonstrar as capacidades técnicas da solução VMware Telco Cloud Platform utilizadas ao redor do mundo para otimizar arquiteturas 4G e 5G.

Provadas em ambientes de produção ao longo do período, as tecnologias permitiram a aceleração da conectividade 5G, ao mesmo tempo em que servem como ponte para a otimização da rede 4G já existente.

É essencial a virtualização da nossa rede para cumprir os desafios de implantação dos novos serviços propiciados pela tecnologia 5G. Trabalhamos em um processo de seleção detalhado e fechamos a parceria com a VMware para esse novo modelo de construção de redes”, declarou Elmo Matos, diretor de planejamento e tecnologia da Vivo.

Como um dos parceiros estratégicos de tecnologia da Vivo, esperamos fazer uma parceria para a modernização das redes“, diz José Duarte, presidente da VMware no Brasil.

Além dos benefícios de infraestrutura e conectividade da Vivo, o projeto vai conferir maior flexibilidade aos times técnicos da companhia. Desenvolvemos em conjunto uma plataforma robusta e, como resultado, a Vivo se torna mais estruturada e especializada em sua operação com o 5G, o que garante maior eficiência aos profissionais técnicos no dia a dia.

Para que o impacto fosse imperceptível na estabilidade das redes Vivo, a implantação do ambiente produtivo foi dividida por etapas.

Primeiramente, foi feita a preparação de todo o local, com a instalação de equipamentos de rede, servidores, software e customizações. Atualmente em andamento, a etapa seguinte contempla a implementação das tecnologias de VNF e CNF.

Além disso, para que o projeto seja entregue por completo, a NTT Ltd., empresa global líder em serviços de tecnologia, parceiro de telecomunicações da VMware, será responsável por realizar o Project Management Office (PMO), a integração entre os sistemas, o suporte em todas as camadas previstas e a definição das redes.

Através do nosso conhecimento abrangente fomos escolhidos para, em parceria com a VMware, instalar toda a tecnologia necessária para implantar esse projeto. Além de desenvolver o papel de integradora de sistemas, iremos auxiliar a Vivo a implementar os elementos necessários que fazem com que as pessoas consigam realizar uma chamada ou navegar pela internet utilizando a rede 5G. A VMware é uma fabricante de tecnologia respeitada em todo o mundo e é uma honra fazer parte de um projeto tão importante como esse, que irá reverberar em todo o país,” diz Augusto Panachão, vice-presidente de tecnologia da NTT Ltd.

O Vivo Telco Cloud é um projeto de grande proporção e alta escalabilidade. Por essa razão, entendemos os desafios que a Vivo enfrentou para elaborar uma abordagem de desenvolvimento contínuo durante todos os anos de operação, em que as etapas iniciais são fundamentais e dão suporte aos planos de expansão das redes no futuro,” explica Guilherme Soares, diretor de vendas para contas estratégicas da VMware.

Sobre a Vivo

A Vivo é a marca comercial da Telefônica Brasil, empresa líder em telecomunicações no País, com 97,4 milhões de acessos (3T21) e tem como propósito “Digitalizar para Aproximar”.

A Vivo é um hub digital, facilitando o acesso de seus clientes a serviços em diferentes áreas, como entretenimento, esportes, segurança digital, finanças, saúde e educação. Atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional e conta com um portfólio de produtos completo e convergente para clientes B2C e B2B.

A empresa está presente em 4,9 mil cidades com rede 3G, mais de 4,2 mil com 4G – segmento em que é líder em market share – e 2,4 mil municípios com a rede 4,5G. No segmento móvel, a Vivo tem 82,2 milhões de acessos e responde pela maior participação de mercado do segmento (33%) no País, de acordo com resultados do balanço trimestral (3T21).

Guiada pela constante inovação e a alta qualidade dos seus serviços, a Vivo está no centro de uma transformação Digital, que amplia a autonomia, a personalização e as escolhas em tempo real dos seus clientes, colocando-os no comando de sua vida digital, com segurança e confiabilidade.

A Telefônica Brasil faz parte do Grupo Telefónica, um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo, com 345,4 milhões de acessos, e receita de 43 bilhões de euros em 2020. Ciente de sua responsabilidade de retribuir à sociedade a confiança que recebe na utilização dos seus serviços, a empresa conta com a Fundação Telefônica Vivo.

Há mais de 22 anos no Brasil, a Fundação Telefônica Vivo é um dos principais pilares de responsabilidade social no conceito ESG da Vivo. Com foco em educação na escola pública, contribui com o desenvolvimento e inclusão digital de estudantes e educadores por meio de projetos que estimulam novas oportunidades de ensino e aprendizagem.

Sobre a VMware

Os softwares da VMware capacitam a complexa infraestrutura digital do mundo. As ofertas de nuvem, rede, segurança e espaço de trabalho digital da empresa fornecem uma base digital dinâmica e eficiente para mais de 500 mil clientes globalmente, auxiliada por um ecossistema de 75 mil parceiros. Com sede em Palo Alto, Califórnia, a VMware está comprometida em ser uma força positiva, desde suas inovações revolucionárias até o seu impacto global.

O impacto da tecnologia 5G na aceleração da adoção da nuvem nas empresas

Saiba os principais benefícios da tecnologia 5G

5G e novas tecnologias vão moldar o desenvolvimento da indústria em 2022

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!