A digitalização dos serviços públicos no Brasil representa um passo importante rumo à inclusão e à cidadania digital. O GOV.BR é, sem dúvida, um marco nessa trajetória, oferecendo acesso simplificado a mais de 4.500 serviços para mais de 166 milhões de usuários.
Por Susana Taboas, economista e sócia-fundadora do Crypto ID

E, mais recentemente, um novo avanço foi anunciado: a possibilidade de cada cidadão gerir seus próprios métodos de autenticação e recuperação de conta.
A chamada Gestão de Métodos de Acesso, atualmente disponível via desktop, permite que o usuário escolha quais formas de autenticação estarão ativas ou bloqueadas. Isso é especialmente útil para quem não utiliza determinadas opções, como uma conta bancária específica ou o certificado digital.
Bloquear métodos não utilizados é uma medida inteligente para reduzir o risco de acessos indevidos. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação, essa funcionalidade é uma inovação pensada para reforçar a proteção das contas GOV.BR.
Essas melhorias são bem-vindas. Ao permitir ao cidadão configurar seu próprio “perfil de acesso”, o governo reconhece que segurança não é uma fórmula única. Cada pessoa tem uma realidade e um grau de exposição diferente — e, portanto, deveria ter o direito de decidir como proteger sua identidade digital.
Nesse contexto, vale destacar uma alternativa que é um importante reforço à segurança do cidadão: a possibilidade de vincular o acesso à conta exclusivamente a um certificado digital ICP-Brasil.
O uso do certificado digital é, hoje, uma das formas mais seguras de autenticação, pois garante que apenas o titular (ou alguém com procuração válida) possa acessar suas informações.
Se o cidadão configurar sua conta para exigir exclusivamente a apresentação de um certificado digital, isso funcionará como uma chave criptográfica pessoal — intransferível, segura e com validade jurídica. Seria uma camada adicional de proteção para quem deseja ir além da autenticação tradicional, mesmo com verificação em duas etapas habilitada.
Além disso, é importante lembrar que entre os métodos disponíveis atualmente, apenas a senha (com suas limitações conhecidas) e o certificado digital podem ser efetivamente revogados. Isso confere ao cidadão controle real sobre o acesso à sua conta, inclusive em situações em que a segurança possa estar comprometida.
O GOV.BR avança, e com ele avançam também os debates sobre privacidade, soberania digital e liberdade de escolha. Ao permitir que o cidadão defina como deseja ser autenticado, damos um passo não só na direção da segurança, mas também da autonomia digital.
E talvez esteja aí o verdadeiro valor da transformação digital: não apenas conectar pessoas a serviços, mas dar a elas o poder de decidir como isso deve acontecer.
A chamada Gestão de Métodos de Acesso e Recuperação de Conta permite ao usuário do GOV.BR configurar quais formas de autenticação estarão ativas — como bancos credenciados, certificado digital (token ou em nuvem), QR Code, CPF e senha — e bloquear aquelas que não utiliza.
Esse bloqueio adicional reduz significativamente os riscos de fraudes por terceiros, ao eliminar caminhos que não fazem parte do cotidiano do titular da conta.
Para utilizar essa funcionalidade, é necessário habilitar previamente a Verificação em Duas Etapas. A gestão dos métodos está disponível apenas via computador e pode ser acessada por meio deste link oficial:
Dúvidas nos Métodos de Acesso e Recuperação – GOV.BR
Caso o cidadão perca o acesso aos métodos liberados, será necessário solicitar o suporte da equipe do GOV.BR para restaurar as permissões padrão.
Sobre Susana Taboas
Susana Taboas | COO – Chief Operating Officer – CryptoID. Economista com MBA em Finanças pelo IBMEC-RJ e diversos cursos de extensão na FGV, INSEAD e Harvard University. Durante mais 25 anos atuou em posições no C-Level de empresas nacionais e internacionais acumulando ampla experiência na definição e implementação de projetos de médio e longo prazo nas áreas de Planejamento Estratégico, Structured Finance, Governança Corporativa e RH. Atualmente é Sócia fundadora do Portal Crypto ID e da Insania Publicidade.
Leia outros artigos escritos por Susana.
Acesse o Linkedin da Susana!
AUTENTICAÇÃO
Autenticação forte faz parte da estratégia de segurança da informação de todas as empresas que utilizam meios eletrônicos. No Crypto ID temos muitos artigos e matérias sobre o tema para complementar seu conhecimento. Leia sobre Autenticação nesse link!
GOVERNO E TECNOLOGIA
Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.
Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!
Siga o Crypto ID no LinkedIn agora mesmo!
