Últimas notícias

Fique informado

Dois anos da plataforma gov.br – Por Susana Taboas

5 de agosto de 2021

Spotlight

Facebook fala sobre o incidente de 4 de outubro

“Agora que nossas plataformas estão funcionando normalmente após a interrupção de 4 de outubro achei que valeria a pena compartilhar,”Santosh Janardhan.

6 de outubro de 2021

Conta do Gov.br dá acesso a contas bancárias, chaves de PIX e até dívidas

Já estão integrados à Conta gov.br o e-CAC da Receita Federal, a emissão da Carteira Nacional de Habilitação digital, o saque do Abono Salarial e a prova de vida do INSS.

30 de junho de 2021

Salvador adere ao gov.br para acelerar a transformação digital

Rede criada pelo governo federal para compartilhar plataformas do gov.br já tem a participação de 7 capitais e 13 Unidades Federativas

28 de junho de 2021

Com o gov.br, as solicitações que antes eram feitas presencialmente, por correspondência ou por telefone, passaram a ser feitas em meio digital

Lançado no final de julho de 2019, o gov.br se tornou uma das maiores plataformas de governo do mundo e desde então vem aprimorando suas funcionalidades e melhorando a experiência do usuário, em constante aperfeiçoamento dos mecanismos de segurança.

Por Susana Taboas

Susana Taboas

O gov.br é a plataforma tecnológica de relacionamento do cidadão com o Estado. Unifica os canais digitais do Governo Federal reunindo, em um só lugar, serviços, notícias e informações sobre a atuação de todas as áreas do governo.

A plataforma dá acesso a mais de 4,6 mil serviços, sendo que 3,2 mil deles já são totalmente digitais. Atualmente, 110 milhões de usuários estão cadastrados no gov.br e têm acesso, com um único login e senha, aos serviços prestados pelos órgãos públicos.

Com o gov.br, as solicitações que antes eram feitas presencialmente, por correspondência ou por telefone, passaram a ser feitas em meio digital, garantindo mais agilidade, transparência e facilidade de acesso.

O secretário especial Caio Paes de Andrade comentou sobre os dois anos da plataforma, “O gov.br representa três pilares fundamentais para a evolução do estado brasileiro: o combate à burocracia, a melhoria da administração pública e a transformação digital. Num futuro próximo, o Estado será um ente quase que totalmente digital, prestando serviços e se relacionando com os cidadãos através do gov.br.

“Um bom exemplo da força do gov.br é a adesão ao login único do cidadão, que nesses dois anos saiu de 1,8 milhão de usuários para 110 milhões de usuários.”

Além disso ultrapassamos a marca de 3 mil serviços públicos digitalizados. Tudo para melhorar a experiência no atendimento. Tudo para facilitar a vida do cidadão.”

Top 10 serviços mais acessados do gov.br (em JULHO/2021):

– Sacar o Abono Salarial

– Consultar restituição de imposto de renda

– Consultar cadastro de pessoas físicas (CPF)

– Obter a Carteira de Trabalho

– Emitir Certidão de Antecedentes Criminais

– Realizar Inscrição no INSS

– Obter Passaporte Comum para Brasileiro

– Obter cartão de CPF

– Emitir certidão de regularidade fiscal (CND)

– Solicitar o Seguro-Desemprego

A plataforma do governo brasileiro contribui diretamente para o avanço do setor de tecnologia no País. Principalmente tecnologias que viabilizam serviços eletrônicos que utilizam autenticação e assinaturas eletrônicas seja para solicitações, contratações, registro de transações e documentos eletrônicos para demais finalidades.

Aqui no Crypto ID você acompanhada de perto e, quase em tempo real, as novas funcionalidades da plataforma brasileira que além dos benefícios diretos à população é um fator impulsionador para desenvolvimento de novas aplicações eletrônicas para serem adotadas por empresas públicas e privadas!

Parabenizamos a todos que contribuíram e contribuem para o sucesso do gov.br.

Governo e Tecnologia

No Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!

Brasileiros podem emitir Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 através do gov.br

Transformação digital: Governo brasileiro digitaliza 3 mil serviços

Conta do Gov.br dá acesso a contas bancárias, chaves de PIX e até dívidas