Últimas notícias

Fique informado
O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

17 de abril de 2024

Spotlight

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte II

Essa segunda parte discute os padrões e requisitos para o processamento eletrônico de documentos no registro de imóveis no Brasil.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte I

Questão das assinaturas eletrônicas no Registro de Imóveis é incerta, mesclando aspectos tecnológicos e jurídicos.

14 de maio de 2024

Por que é tão complexo se proteger de ataques cibernéticos? Por Rodrigo Fragola

“A meta agora não é alcançar segurança absoluta, mas sim segurança relativa no mercado em que se atua.” Fragola

13 de maio de 2024

Edmar Araujo, o novo diretor-executivo da ANCD concede sua 1ª entrevista ao Crypto ID

Edmar Araujo diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital e fala com exclusividade ao Crypto ID.

13 de maio de 2024

Confira 7 dicas para a redução do uso de papel nas empresas

São sete dicas essenciais para ajudar as empresas a reduzirem o uso de papel e promoverem práticas mais sustentáveis.

9 de maio de 2024

O halving do Bitcoin é um dos eventos mais significativos no ecossistema das criptomoedas, ocorrendo aproximadamente a cada quatro anos. Mas, o que exatamente é o halving e por que ele é tão importante?

Por Susana Taboas

Susana Taboas economista e sócia fundadora do Crypto ID

Escrevi esse artigo com o objetivos de fornecer de forma simples uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

O halving é um fenômeno único que destaca a natureza descentralizada e programada do Bitcoin.

Ele não apenas influencia a economia da criptomoeda, mas também serve como um lembrete da inovação que o Bitcoin introduziu no mundo financeiro.

A medida que nos aproximamos do próximo halving, todos os olhos estarão voltados para o impacto que ele terá no mercado e no futuro do Bitcoin.

O halving reduz pela metade a recompensa por bloco minerado, um mecanismo inteligente para controlar a inflação e aumentar a escassez do Bitcoin.

O próximo halving do Bitcoin está previsto para ocorrer entre os dias 19 e 20 de abril de 2024. Como o halving reduz pela metade a recompensa por bloco minerado, afeta a oferta de novos Bitcoins e potencialmente o seu valor de mercado. É um evento que muitos investidores e entusiastas acompanham de perto.

Mas o Que é o Halving do Bitcoin?

Halving, que em inglês significa “divisão pela metade”, é um processo automatizado incorporado ao protocolo do Bitcoin.

A cada 210.000 blocos minerados – o que leva cerca de quatro anos – a recompensa concedida aos mineradores por validar um novo bloco é reduzida pela metade.

Este mecanismo foi projetado pelo criador anônimo do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, como uma forma de controlar a inflação da moeda.

Para mineradores, o halving representa um desafio, mas para investidores, é uma oportunidade de ouro e à medida que nos aproximamos do próximo halving, todos estão atentos ao seu impacto no mercado.

Por Que o Halving Ocorre?

O objetivo principal do halving é manter a escassez do Bitcoin.

A oferta total de Bitcoin é limitada a 21 milhões de unidades, e o halving garante que a emissão de novos Bitcoins diminua ao longo do tempo, prolongando a distribuição até cerca de 2140. Isso imita a extração de recursos naturais, como o ouro, onde a quantidade disponível para mineração diminui com o tempo, aumentando potencialmente seu valor.

Impacto do Halving no Mercado

Historicamente, os halvings têm sido associados a aumentos significativos no preço do Bitcoin. Isso se deve à expectativa de que, com menos novos Bitcoins sendo gerados, a oferta diminuirá enquanto a demanda permanecerá estável ou até mesmo aumentará, potencialmente elevando o preço.

Desafios e Oportunidades

O halving apresenta desafios para os mineradores, pois a recompensa reduzida pode não compensar o custo da mineração. No entanto, também oferece oportunidades para investidores e entusiastas da criptomoeda, que podem se beneficiar do potencial valorização do Bitcoin após o evento.

Sobre Susana Taboas

Susana Taboas | COO – Chief Operating Officer – CryptoID. Economista com MBA em Finanças pelo IBMEC-RJ e diversos cursos de extensão na FGV, INSEAD e Harvard University. Durante mais 25 anos atuou em posições no C-Level de empresas nacionais e internacionais acumulando ampla experiência na definição e implementação de projetos de médio e longo prazo nas áreas de Planejamento Estratégico, Structured Finance, Governança Corporativa e RH. Atualmente é Sócia fundadora do Portal Crypto ID e da Insania Publicidade.

Leia outros artigos escritos por Susana.

Acesse o LinkeIdin da Susana!

Temos excelentes artigos na coluna Mercado Financeiro relacionado à segurança da informação, soluções antifraude, autenticação forte, moedas digitais, CDCD, estudos e recomendações FIDO e muitos outros artigos sobre os meios de pagamentos no Brasil e no Mundo. E somos, historicamente, a maior cobertura do Febraban Tech então segue a gente e fique por dentro do que vai rolar no #FEBRABANTECH2024!

Você também pode se interessar por Criptomoedas e Tokenização. Dá uma olhadinha!

25jun(jun 25)18:1527(jun 27)18:15Febraban Tech 2024 - 25 a 27 de junhoO evento acontecerá nos dias 25 a 27 de junho de 2024 e falará sobre inteligência artificial generativa, internet 5G e 6G e outros assuntos18:15 - 18:15 (27) gmt Transamerica Expo Center - São Paulo, Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro – São Paulo/SP

28mai09:0012:00Webinar: O que você precisa conhecer da evolução da Criptografia Junte-se aos principais especialistas em cibersegurança do Brasil e explore soluções criptográficas inovadoras para os negócios.09:00 - 12:00

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!