Últimas notícias

Fique informado

A saúde cardíaca monitorada pela tecnologia sofisticada dos smartwatches

3 de agosto de 2022

Spotlight

Heather Vescent, pensadora e futurista do setor de identidade digital fala sobre ID no Metaverso

“Estamos começando a ver empresas de identidade digital aplicarem suas soluções para um mercado metaverso. Faz sentido resolver os casos de uso de hoje e planejar um mercado futuro”

9 de agosto de 2022

Telecomunicações, a raiz para os desafios de segurança cibernética

Alguns dos maiores golpes de inteligência artificial da história foram resultado do comprometimento dos sistemas de telecomunicações

8 de agosto de 2022

O que é criptografia assimétrica – ID Plus #10

No Id Plus dessa semana, a equipe de redação te explica o que é a criptografia assimétrica e como ela se aplica em nosso cotidiano

8 de agosto de 2022

FEBRABAN TECH traz renomados keynotes internacionais e nacionais para a edição 2022

Ban Ki-moon, Paul Krugman, Makaziwe Mandela, Ilan Goldfajn, Roberto Campos Neto e o ex-jogador Cafu estão entre os destaques do tradicional evento de tecnologia, que ocorre de 9 a 11 de agosto, na Bienal de São Paulo

3 de agosto de 2022

CISO Forum Brazil 2022 acontece 100% on line com o apoio do CRYPTO ID

CISO Forum Brazil 2022, a ser realizado nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2022 de forma 100% online.

25 de julho de 2022

Muitas famílias buscam formas de acompanhar a saúde de seus entes queridos à distância, e os smartwatches são uma das melhores opções

Por Augusto Hirao

Augusto Hirao, engenheiro

Muitas famílias buscam formas de acompanhar a saúde de seus entes queridos à distância, e os smartwatches são uma das melhores opções disponíveis no mercado.

Isso por não serem invasivos – é só colocá-los no pulso – e por mostrarem informações que antigamente só seriam possíveis por meio de exames ou pela utilização de equipamentos desconfortáveis, como holters. 

O acompanhamento contínuo abre possibilidades de prevenção e mitigação de danos à saúde, antecipando situações que não teriam como ser descobertas sem os dispositivos vestíveis.

Isso evita ou detecta precocemente riscos como fibrilação, taquicardia e problemas causados por quedas. 

A fibrilação atrial é caracterizada por um ritmo irregular de batimentos cardíacos. Nesse contexto, o relógio pode acusar a presença dessa anomalia ao realizar um eletrocardiograma (ECG).

Sim, isso é possível – basta que a pessoa toque os eletrodos do sensor do relógio e permaneça imóvel por volta de 30 segundos. 

Além do ECG, smartwatches possuem o sensor de fotopletismografia, que permite inferir frequência cardíaca, pressão arterial e oximetria durante atividades cotidianas.

Trata-se de uma técnica que emprega LEDs específicos, geralmente do tipo infravermelho ou verde, e fotossensores para capturar a luz refletida.

Já o recurso de oximetria estima o nível de saturação de oxigênio (SpO2) do usuário. Alguns smartwatches usam a oximetria para registrar ocorrências de apneia, quando o nível de oxigenação da pessoa cai repentinamente durante o sono.

Além disso, esse recurso pode ser utilizado para auxiliar a medir a evolução de casos de Covid-19.

Por fim, a detecção de quedas em geral baseia-se nas leituras de acelerômetros e giroscópios, que são os principais sensores para reconhecimento de movimentos.

Algoritmos de aprendizado de máquina previamente treinados detectam a ocorrência de quedas, solicitam uma confirmação de que está tudo bem e, caso a pessoa não responda, emitem alertas a parentes, médicos ou serviços de emergência.

Como toda inovação, as possibilidades oferecidas pelos smartwatches trazem diversos benefícios.

É importante ressaltar que seus recursos não substituem um acompanhamento médico e os exames tradicionais, mas com certeza são bons aliados no cuidado preventivo da saúde.

Sobre o autor

Augusto Hirao Shigueoka é doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador em inteligência artificial no Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia.

5G na saúde trará diagnósticos mais rápidos e precisos

Os benefícios da tecnologia para a saúde da população

Especialistas do IEEE apontam soluções com certificados digitais para conter riscos de invasões por hackers na área da saúde

Segurança da informação no Mobile

Acompanhe aqui no Crypto ID as principais notícias sobre a segurança da informação no universo Mobile!

Acesse e leia agora!

Conheça nossa coluna sobre a segurança da informação no setor de Saúde

Acesse aqui!

Crypto ID no TikTok? Conheça essa novidade, você vai adorar!!

Ótimo pra você assistir e compartilhar com a família e amigos.

Dá uma olhadinha aqui! e se inscreva no canal.