Executivos discutem o impacto das novas tecnologias na sociedade
Rio de Janeiro, 03 de agosto de 2022– Será a Web3 definitivamente o fim do espaço físico como conhecemos, totalmente aberto a novas criações e possibilidades de negócios? Até onde essas mudanças vão afetar a vida como ela é? Esses foram os principais questionamentos abordados na última terça (02) durante o evento de pré-lançamento do BlockchaIn Rio Festival, realizado na Casa Firjan (Rio de Janeiro).
Organizado pela Casa Firjan e por Francisco Carvalho (CEO do BlockchaIn Rio Festival – evento cuja meta é se tornar o principal hub de conteúdo sobre o ecossistema Blockchain da América Latina e que ocorre de 1 a 4 de setembro, no Píer Mauá), o encontro contou com as presenças de Lindália Junqueira (CEO do Hacking.Rio), Gil Giardelli (professor e inovador na @5era_Robots), Pedro Cardoso (Diretor de Marketing Digital & Inovação da Reserva), Adriana Hoppenbrouwer (Co-fundadora da The Fabricant) e Mônica de Carvalho Pereira (Diretora Executiva da Love4u Academy) e contou com a medição do curador e especialista de conteúdo em inovação empresarial da Casa Firjan Iuri Campos.
Norteados pelo tema “Blockchain, Web 3.0 e os novos rumos da indústria” e como essas tecnologias estão transformando os modelos de negócio nos mais variados setores”, os executivos trouxeram importantes reflexões, cases, novidades e experiências de suas empresas com o metaverso e ativos digitais que estão inseridos nesse ambiente disruptivo. Entre eles, as moedas digitais, NFTs e avatares.
Criação conjunta e inclusão social
O debate iniciou com os destaques dos principais aspectos da Web3 e em como ela permite que as marcas e seus públicos se relacionem de uma maneira nunca vista antes. Segundo Francisco Carvalho (CEO do BlockchaIn Rio) uma das principais características é a descentralização. “A Web3 permite a criação de comunidades e estimula o processo criativo em conjunto de modo nunca visto antes, enquanto o Blockchain permite a realização de novos negócios, com segurança e controle, de todos esses processos e transações”, disse.
De acordo com Pedro Cardoso (Diretor Marketing Digital & Inovação da Reserva) enquanto a Web2 popularizou as opiniões de clientes e usuários, a Web3 fortaleceu os relacionamentos. “Hoje não existe mais intermediação. Precisamos aprender a conviver com as diferenças, nos consolidar através delas e gerar mais inclusão e oportunidades para todos. O metaverso é o ambiente perfeito para isso”, destacou.
Celeiro de novas oportunidades
A nova era imersiva, sem fronteiras e de grandes oportunidades para a sociedade proporcionada pelo metaverso deu continuidade à conversa entre os executivos.
Lindália Junqueira (CEO do Hacking.Rio) destacou que a entrada das empresas de renome mundial no metaverso rompe definitivamente com o que conhecemos por relação de negócios tradicionais. “A Web3 dilacera de vez o conceito usual de clientes e consumidores e os torna co-criadores de produtos e serviços junto às marcas. Isso gera um valor importantíssimo, principalmente no peso que dá ao relacionamento entre as empresas e seus públicos daqui para frente”, projetou.
Como consequência, Mônica de Carvalho Pereira (Diretora Executiva da Love4u Academy) aponta que o metaverso vai se tornar o celeiro de novas oportunidades de trabalho não somente para as profissões tradicionais, mas também para aquelas que estão surgindo por conta dessa realidade. “A moda nos acompanha desde o início da modernidade e está sempre ligada à disrupção. No metaverso não vai ser diferente”, diz a executiva, que lançou um curso voltado para moda na Web3.
Ciência e transformação na sociedade
Por fim, os executivos discursaram sobre as transformações que as novas tecnologias trazem para a sociedade.
Segundo Adriana Hoppenbrouwer (Co-fundadora da The Fabricant) a Web3, o Blockchain e ativos digitais vão permitir um empoderamento financeiro individual cada vez maior. “O uso maior de criptomoedas, NFTs e outros ativos digitais possibilitarão novas maneiras de monetização e realização de negócios por pessoas comuns, que vão contribuir diretamente para o aumento do poder econômico mais individualizado”, apontou.
Para Gil Giardelli (inovador na @5era_Robots) a partir de agora entramos na era onde ciência será o motor da prosperidade que vai impulsionar a reestruturação social em todas as áreas. “Sem falar nos processos educativos, onde os jovens vão ensinar os mais velhos, numa inversão total de papéis totalmente renovadora e inspiradora”, finalizou.
Sobre o BlockchaIn Rio Festival
O BlockchaIn Rio Festival pretende ser um grande hub de debates, educação e negócios focado na conexão entre pessoas e empresas com olhos no presente e o futuro do mercado blockchain. O evento ocorrerá no Píer Mauá, no período de 1 a 4 de setembro, e terá mais de 200 palestras, mesas redondas, workshops, painéis ao vivo, hackathon, área de exposição, shows e ativações para integrar tecnologia, educação, cultura e entretenimento.
O tema Blockchain tem uma coluna especial no Crypto ID. Acesse aqui e acompanhe tudo relacionado a segurança digital com foco em identificação digital, mobilidade e documentos eletrônicos aplicados a esse universo. Aproveita e dá uma olhada na coluna sobre Criptomoedas, Criptoativos e Tokenização.
INTERNATIONAL NEWS
Crypto ID promotes international articles about a wide range of topics, including information security, cybersecurity, cryptography, digital identification, encryption, biometrics, blockchain technology, and cryptocurrencies, encompassing data and other technologies related to cybersecurity and digital transformation.
During the last ten years, Crypto ID has been providing innovative content about digital security, identification, and privacy solutions. We celebrate this journey with the certainty that trust is the base for a solid and promising digital future.
Advertising at CRYPTO ID, your organization contributes to the dissemination of technological innovations that enable secure and reliable electronic transactions between businesses and people.
+55 11 3881-0053 | contato@cryptoid.com.br