Últimas notícias

Fique informado
Crea-SP entra na era da certificação digital

Crea-SP entra na era da certificação digital

27 de julho de 2016

Spotlight

Entrevistamos Darryl Green, CEO da CAF – Combate a Fraude

A CAF levantou recentemente R$ 80 milhões e se posiciona como um competidor para empresas do setor antifraude como a Unico e IDWall.

16 de agosto de 2022

BlockchaIn Rio Festival lança programação oficial

O BlockchaIn Rio Festival, que acontece entre os dias 1 a 4 de setembro, no Píer Mauá, anuncia a sua programação.

15 de agosto de 2022

As diferenças entre extorsão e ransomware segundo Tenable

São diversas formas que esses ataques podem acontecer, mas vale destacar dois tipos: extorsão e ransomware

15 de agosto de 2022

HC3 – Centro de Coordenação de Segurança Cibernética de Saúde dos USA orienta como manter a segurança da IoT na área da saúde

À medida que a saúde se torna cada vez mais interconectada, os dispositivos IoT se tornam cruciais para os fluxos de trabalho e a funcionalidade.

15 de agosto de 2022

TecBan reúne as melhores práticas de segurança para evitar golpes e fraudes em dispositivos móveis

A TecBan preparou algumas dicas para ajudar a evitar golpes e fraudes em dispositivos móveis.

12 de agosto de 2022

O que é criptografia assimétrica – ID Plus #10

No Id Plus dessa semana, a equipe de redação te explica o que é a criptografia assimétrica e como ela se aplica em nosso cotidiano

8 de agosto de 2022

CREA-RJ e Soluti firmam parceria para dar mais agilidade aos profissionais associados

CREA-RJ  | Soluti Certificação Digital   O CREA-RJ em parceria

29 de julho de 2016

Presidente já assinou digitalmente decisões plenárias e isso foi só o início.

O Crea-SP já está utilizando o serviço de certificação digital, uma identidade eletrônica que permite a identificação segura e inequívoca do usuário, garantindo validade jurídica aos atos praticados com o seu uso.

O Presidente do Crea-SP, Engenheiro Francisco Kurimori, foi o primeiro a testar o novo serviço e já está utilizando sua identidade digital. No último dia 20, Kurimori assinou digitalmente 96 decisões plenárias, utilizando a nova carteirinha do Conselho, com certificado digital contida no chip.

O parceiro do Conselho para o fornecimento desse serviço é a Autoridade Certificadora da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que oferece essa tecnologia desde 2001, quando iniciou a digitalização das edições do Diário Oficial publicadas  desde o final do século XIX.

Com o passar do tempo, a Imprensa Oficial especializou-se no atendimento a autarquias, entidades de classe e órgãos governamentais, como o Ministério Público, a Secretaria da Fazenda e o Detran.

A nova Carteira de Identidade Profissional dos Creas já possuem  tecnologia que permite a adesão à certificação digital, ou seja, os cartões já possuem o chip criptográfico que armazena o certificado digital A3.

Em breve, o Crea-SP  se tornará uma autoridade de registro vinculada a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo que tem como PSS – Prestador de Serviço de Suporte a Autoridade Certificadora Digitalsign, oferecendo esse serviço a todos os cidadãos por com validade por até três anos.

Ao falar com o Crea-SP soubemos que os associados contarão com preços diferenciados, só não adiantaram quanto será o valor.

Os certificados digitais também serão peças-chave no trabalho de informatização dos processos dos Colegiados: cada Conselheiro terá seu próprio certificado digital para utilizar o novo sistema.

Com informações do Departamento de Comunicação do Crea-SP

Reportagem e fotos: Jornalista Perácio de Melo – DCO/SUPCEV

Colaboração: Gustavo Fernandez (fotos)