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Fórum e-commerce Brasil 2022 reúne mais de 18 mil pessoas e discute Big Data , inteligência artificial e experiência do consumidor

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25 de julho de 2022

Ao final do segundo dia, acredito que tenhamos alcançado esse objetivo”, comenta Tiago Baeta, fundador do Fórum E-commerce Brasil

Discutir temas relevantes, gerar insights e apontar tendências. Foi com essas premissas que o Fórum E-commerce Brasil 2022 se consolidou como um verdadeiro sucesso.

Em sua 13º edição, o evento reuniu, durante os dias 26 e 27 de Julho, mais de 18 mil pessoas, em São Paulo.

Os visitantes puderam contar com mais de 20 áreas de conteúdo e 250 expositores de diversos setores. Divididos em quatro plenárias principais, que foram categorizadas em Transformação Digital, Gestão & Operação, Marketing & Vendas e Tecnologia & Inovação, o Fórum trouxe aos palcos grandes nomes e marcas, somando mais de 200 palestrantes. 

“A criação e organização dessa edição foi especial e desafiadora. Foi a volta do evento de maneira presencial, o que deu um certo frio na barriga, mas também um grande desejo de promover a melhor experiência possível para cada congressista.

Ao final do segundo dia, acredito que tenhamos alcançado esse objetivo”, comenta Tiago Baeta, fundador do Fórum E-commerce Brasil.

Entre as muitas horas de rico conteúdo, os destaques ficaram por conta de Big Data, Inteligência Artificial, Logística e Experiência do Cliente.

Para o Mercado Livre, representado pela figura de Luiz Augusto Vergueiro, diretor de Operações Logísticas, esse item é fundamental para a operação eficiente de um e-commerce e, para isso, é necessário investir em infraestrutura.

Já para William Tang, diretor de Operações do Grupo Alibaba (Cainiao Alibaba) no Brasil, as operações em logística devem se voltar à experiência do cliente.

Quando o assunto são as novas tecnologias aplicadas ao varejo, Tiago Andrade, diretor de Big Data, Analytics & Inteligência Artificial da Americanas Marketplace, afirma que apostar nessas duas ferramentas é mais do que necessário para quem quer se manter e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Para o executivo, o uso eficiente de dados é o que tem gerado governança e velocidade para a empresa.

De forma geral, o que pudemos notar é que temas como Big Data, CX e tecnologias aplicadas às operações são as principais preocupações de quem atua no varejo, físico ou digital. Foi muito interessante poder acompanhar grandes marcas apontando caminhos de sucesso e compartilhando know-how”, explica Baeta.

Outro tema recorrente entre palestrantes e congressistas foram as inovações voltadas para soluções financeiras.

O Nubank afirmou que seu foco está em otimização no processo. Maitê Balhester, diretora de Engenharia de Software de Empréstimo do banco digital, detalhou o desenvolvimento da ferramenta de empréstimo da companhia.

A proposta do ‘roxinho’ é entregar uma solução eficiente e que não complique a vida do consumidor no uso cotidiano.

O cliente, no final do dia, quer aplicativos ou plataformas que consigam sanar suas necessidades de forma intuitiva. De nada adianta oferecer um serviço ou produto que seja complicado demais, pois acarretará frustração e desistência do consumidor. O setor financeiro tem entendido muito bem essa demanda e deve ganhar ainda mais destaque nos próximos anos”, aponta Tiago.

Usando esse gancho, a opinião do consumidor nunca esteve tão em alta e foi tema de muitas palestras durante o Fórum.

Para Tiago Campos da Veiga, gerente de Marketing Digital, E-commerce e CX da WAP, a criação de uma cultura digital baseada em dados é item obrigatório para quem quer entender a jornada de um consumidor cada vez mais exigente e dinâmico.

Já para Everton Chairman, CTO da Birdie, plataforma de análise de feedback voltada para equipes de produtos, a união de Machine Learning com processamento de Linguagem Natural pode otimizar e organizar em tempo real a opinião dos consumidores, gerando insights cada vez mais assertivos.

Para Rafael Bonjorno, head of Consumer Care & Services Latam na Electrolux, a jornada do cliente com as empresas não deve ser apenas de uma compra, mas de relacionamento.

O executivo indica que é importante criar conteúdo para que o cliente veja a relevância daquele bem na vida dele.

Somente assim será possível criar um relacionamento de longo prazo e ter aquele cliente como um aliado de sua marca.

Em linhas gerais, podemos afirmar que, mais do que nunca, o poder está nas mãos dos clientes. Por isso, apostar em tecnologias que ajudem a encurtar o caminho até suas necessidades será cada vez mais necessário. Mas, muito além disso, as marcas de varejo, sejam elas digitais ou físicas, precisam criar conexões genuínas com seus consumidores, baseadas em ética, valores e transparência”, finaliza Baeta.

Encerrando as palestras no auditório de Tecnologia & Inovação, Silvio Meira, cientista chefe da Digital Strategy Company (TDS), falou sobre as mudanças no mundo e desmistificou a crise de identidade dos processos voltados ao varejo.

De maneira simples e dinâmica, Meira trouxe o contexto da transformação “figital”, que une atributos físicos, digitais e sociais das redes.

Outros pontos altos do evento ficaram por conta das palestras de João Appolinário (CEO da Polishop), Fred Trajano (CEO da Magazine Luiza), Daniel Mazini (Country Manager Brazil Amazon), e Rodrigo Jorge (Diretor Executivo de Segurança da Informação Neoway).

A 14º edição do Fórum E-commerce Brasil está prevista para 2023, com a expectativa de reunir um público cada vez maior, palestrantes nacionais e internacionais e promover discussões, networking e novos negócios para todo o ecossistema.

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O e-commerce utiliza criptografia por meio dos protocolos SSL/TLS há muitos anos. Sem os certificados digitais SSL/TLS as empresas de e-Commerce não teriam como se identificar de forma precisa para seus consumidores e também sem essa tecnologia não teriam como proteger os dados de seus clientes durante as transações e as informações armazenadas em seus servidores. Conheça também soluções de detecção de fraudes, controle de acesso e proteção de dados.

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