Cisco Talos alerta os consumidores sobre as novas ameaças e truques dos hackers nesse final de ano. Embora os consumidores sempre precisem ser prudentes durante as compras de final de ano, os problemas da cadeia de logística por conta da pandemia prometem criar desafios de disponibilidade ainda maiores e inspirar novos golpes cibernéticos.
Os consumidores estão presos entre estoques limitados e criminosos aproveitadores
Conforme a escassez e os aumentos de preços ocorram nas próximas semanas, os consumidores podem esperar uma aceleração do phishing e dos golpes online. Os consoles de jogos de última geração, como PS5 e Xbox Series X, já estão escassos, e prometem ser uma das principais procuras deste ano. Enquanto isso, criminosos procuram consumidores que são mais propícios a compartilhar os dados bancários, achando que foram um dos poucos sortudos que conseguiram uma excelente oferta.
Isso é apenas a ponta do iceberg. Os consumidores também devem estar atentos a produtos e sites falsificados, que podem conter golpes de envio, aproveitando a necessidade do cliente de encontrar e receber o presente desejado até o Natal.
A Cisco Talos está na linha de frente todos os dias, identificando e analisando as ameaças mais recentes durante as compras de final de ano. Seus especialistas podem dar dicas valiosas para que os consumidores usem na identificação e proteção contra os criminosos
Confira abaixo o resumo dos ataques previstos para este ano, e quais as dicas da Cisco para se proteger. Se tiver interesse, temos um porta-voz da Cisco para falar mais sobre o assunto.
Por que esse ano é diferente?
· Problemas com a cadeia de logística criaram ansiedade entre os compradores que buscam ofertas, quanto também enfrentam problemas com escassez e indisponibilidade
· Essa angústia é a ferramenta perfeita para que criminosos se aproveitem das compras de final de ano para roubar os dados dos consumidores
· Uma busca rápida por PS5 ou Xbox Series X e é possível ver que é real a disponibilidade limitada – e isso cria um ambiente ideal para os criminosos
· Uma das maiores diferenças esse ano, é que na maioria dos anos os invasores se concentram primeiro no “garimpadores de ofertas” começando perto da Black Friday e Cyber Monday e depois de algumas semanas, nos compradores de última hora. Esse ano a expectativa é que eles se concentrem de forma mais agressiva em ambos os grupos a partir de novembro
É difícil dizer qual a diferença entre um golpe e um bom negócio
· Os invasores costumam enganar suas vítimas para que compartilhem voluntariamente seus dados em sites maliciosos que parecem ser legítimos; clicando em links que invadem os celulares e computadores com softwares que podem roubar seus dados, informações bancárias e os dados do cartão de crédito
o Eles usam e-mails que anunciam mercadorias de marca com super promoções ou e-mails com produtos em promoção que no final acabam sendo falsificados
o Eles atacam os consumidores que estão buscando ofertas da Black Friday ou da Cyber Monday com a anúncios de promoções de “apenas um dia” de marcas conhecidas. Os consumidores devem ficar atentos quanto a e-mails bons demais para serem verdadeiros de sites que não são conhecidos
o Eles estão cada vez mais utilizando as mídias sociais para promoverem posts com ofertas “boas demais para serem verdade”
· Durante as compras de final de ano, quando mais pessoas estão comprando online, isso é ainda mais fácil. Eles enganam os usuários da seguinte forma:
o E-mails e anúncios que prometem grandes economias ou negócios secretos;
o E-mail de confirmação de compras
o Avaliações, brindes e concursos falsos
o Sites e aplicativos falsos que imitam reais
o Alertas de bancos e empresas de cartão de crédito alertando sobre atividades suspeitas
· Se você for solicitado a agir rapidamente ou houver uma emergência, pode ser uma fraude. Os criminosos criam um senso de urgência para você agir de forma impulsiva.
Dicas da Cisco:
· Faça pesquisas – verifique a legitimidade de qualquer empresa ou instituição que enviou um e-mail não solicitado ou que pode ter te encontrado nas mídias sociais
o Desconfie de e-mails ou mensagens que indicam um problema ou dúvida sobre as suas contas bancárias
o Tenha cuidado com postagem em mídias sociais que anunciam ofertas boas demais para serem verdade
o Se solicitarem que você deva agir de forma rápida ou se houver uma emergência, pode ser um golpe. Os criminosos criam um senso de urgência para você agir de forma impulsiva
· Fique alerta com e-mails e mensagens que indicam um problema ou uma dúvida sobre os seus dados bancários
· Não clique em nenhum link de um e-mail não solicitado – sempre digite de forma manual até o site- não clique no link
· Utilize mensagens de confirmação de senha
· Use diversos tipos de autenticação
· Navegue diretamente para sites comerciais – não clique em anúncios gráficos
· Não responda e-mails não solicitados (spam)
· Evite preencher formulários enviados por e-mail que solicitem os seus dados pessoais
· Use cartão de crédito, não de débito – e em caso de dúvida, use um e-mail criado especialmente para a compra ou cartões temporários
· Não se esqueça, que se a oferta parece “boa demais para ser verdade”, provavelmente é um golpe
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